Neste segundo dia de testes da Fórmula E em Jarama, as equipes aproveitaram duas sessões completas, de três horas cada para fazer a sua coleta de dados no traçado. Pela manhã Jake Hughes liderou a sessão com a Maserati, enquanto Maximilian Günther da DS Penske teve o melhor resultado na sessão vespertina.
O circuito completamente novo, está recebendo a pré-temporada da Fórmula E nesta semana, pois o circuito Ricardo Tormo, em Valência ficou impossibilitado, após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana.
Desta vez as 11 equipes inscritas para disputar a 11ª temporada da Fórmula E, estiveram em pista. Jaguar e Nissan não estiveram presentes na última terça-feira por conta da sensação recebida após violar o teto de gastos da categoria.
Quando a sessão teve início e os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela, eles eram relativamente mais altos do que aqueles obtidos no final do dia anterior.
Após uma hora de testes, aconteceu a primeira bandeira vermelha, provocada por Sam Bird da McLaren, o piloto acabou enfiando o carro na brita da Curva 1. Depois do seu carro ser recuperado, os mecânicos conseguiram empurrá-lo pelo pit-lane para fazer as verificações necessárias.
Nick Cassidy provocou a segunda bandeia vermelha da manhã, quando a sessão já se aproximava do final. O piloto da Jaguar ficou parado na reta principal, após apresentar um problema técnico. Além de perder os últimos minutos da sessão da manhã, foram necessários cerca de 45 minutos da sessão vespertina, para que o seu Jaguar retornasse à pista. O neozelandês encerrou o dia na sétima posição da tabela de tempos, com a marca de 1m28s630.
Jake Hughes que está em uma nova equipe para a temporada 2024 da Fórmula E foi o então líder da sessão com a marca de 1m28s004, seguido por Jake Dennis (0s081) e Dan Ticktum (0s301).
Na sessão vespertina, o carro da Kiro guiado por Dan Ticktum apresentou mais uma vez um bom desempenho, se mantendo na ponta por bastante tempo. No entanto, o britânico foi superado por Max Günther na DS Penske, logo atrás estava Jean-Eric Vergne também da DS Penske.
Além das duas bandeiras vermelhas ocasionadas na manhã, a sessão precisou ser paralisada mais uma vez para um ajuste na pista. As equipes se revezavam pelo traçado, fazendo a sua coleta de dados, tentando cumprir os cronogramas estabelecidos para a sessão.
No final da sessão Max Günther se confirmou na primeira posição, com Ticktum em segundo. Vergne fechou a atividade no terceiro lugar, seguido de perto por David Beckmann que foi escalado pela Kiro para auxiliar nos testes de pré-temporada ao lado de Ticktum.
Nyck de Vries completou o top-5, com o carro da Mahindra.
Os programas não são os mesmos entre as equipes, eles podem escolher o que será verificado sempre que o carro está em pista. A ideia é verificar vários detalhes, adquirir quilometragem e se preparar para situações que podem acontecer ao longo do fim de semana.
Mais dois dias de ação estão programados para acontecer em Jarama. Na quinta-feira será a vez das mulheres invadirem a pista, para um teste exclusivo.
A primeira prova da Fórmula E acontece no Brasil, durante o GP de São Paulo, programado para ser disputado no dia 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
“Thanks for sharing such valuable information!”