O consultor da Red Bull, Helmut Marko deu a entender que Liam Lawson pode compor a equipe da Racing Bulls em 2025. Existem algumas vagas em aberto ainda no grid da Fórmula 1, uma delas corresponde ao assento do competidor que estará ao lado de Yuki Tsunoda no próximo ano.
A equipe austríaca estabeleceu um novo contrato para a permanência de Tsunoda na equipe júnior, enquanto Sergio Pérez segue ao lado de Max Verstappen por mais dois anos. Tudo indicava que a ideia da Red Bull era mover Daniel Ricciardo para competir outra vez ao lado do holandês, mas optaram por seguir com o mexicano.
Na Racing Bulls, equipe que antes era usada para a formação de jovens pilotos; o time se viu com três competidores para dois carros disponíveis. Após a confirmação de Tsunoda, Lawson e Ricciardo passaram a batalhar pela outra vaga. No entanto, uma pressão dos acionistas para que a Red Bull volte a investir na formação dos pilotos, pode tirar a chance de Ricciardo correr por mais um ano defendendo o time B.
Ricciardo é um piloto experiente e o australiano é muito querido por Christian Horner, mas a realidade é que o piloto tem passado por uma fase bem complicada na categoria. Pontuando em apenas uma das corridas principais em 2024, Ricciardo não teve um campeonato expressivo ou que ajude a justificar a sua permanência. Tsunoda conquistou 19 pontos, contra 9 pontos obtidos pelo australiano nestes 10 eventos já realizados.
Liam Lawson foi testado no último ano, quando substituiu Ricciardo em cinco etapas, pois o australiano quebrou a mão em um acidente de pista e passou por um período de recuperação. O time por sua vez, tem um parâmetro do que Lawson pode entregar.
A decisão parece ter sido tomada e Lawson ficaria com o assento que hoje é ocupado por Ricciardo, podendo entrar de vez na Fórmula 1.
“Os acionistas deixaram claro que se trata de uma equipe júnior e que precisamos agir de acordo”, disse Marko ao jornal Kleine Zeitung, às vésperas do GP da Áustria.
“O objetivo com Daniel era que ele fosse considerado para a Red Bull com performances excepcionais. Esse assento agora pertence a Sergio Pérez, então esse não é mais válido. Temos que colocar um jovem piloto lá em breve. Esse seria Liam Lawson.”
Depois do imbróglio de Ricciardo com a McLaren, Horner deu a oportunidade que era necessária para que o australiano retornasse ao grid. O piloto passou por testes e o chefe de equipe da Red Bull assegurou que Ricciardo tinha ritmo para retornar à competição.
No entanto, as expectativas não foram atendidas. Mesmo com Pérez não sendo o piloto ideal para estar na equipe principal, a Red Bull deu preferência para o mexicano. É importante lembrar que até um momento, Pérez parecia ser uma solução rápida para uma equipe que estava perdendo confiança em seus pilotos da base.
A RBR precisa treinar e preparar novos pilotos para a sua equipe principal e continuar alimentando o grid como sempre fez.