AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Marko confirma troca de motor para Max Verstappen no GP de São Paulo

Por problemas enfrentados no México, Red Bull realizará troca de motor de Max Verstappen durante evento em Interlagos

Como era esperado, Max Verstappen enfrentará uma punição no grid de largada do GP de São Paulo. A informação foi confirmada pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko.

Verstappen lidou com mais um problema de motor no início das atividades do GP do México, como resultado do problema não conseguiu participar do TL2, enquanto a Red Bull realizava a verificação. Na corrida, não tiveram um desempenho competitivo, pois mesmo a unidade de potência escolhida para o evento, já estava próxima do fim do seu ciclo, portanto, o carro perdeu velocidade de reta.

O holandês já lidou com uma punição neste ano pela substituição do motor de combustão interna, a troca ocorreu na Bélgica, depois de um problema que surgiu no GP do Canadá e atrapalhou o cronograma do uso de motores pela Red Bull. Na ocasião Verstappen perdeu dez posições no grid de largada, mas com a introdução do sexto ICE, ele perderá cinco posições.

O motor é muito exigido tanto no México como em São Paulo, por conta da altura em relação ao nível do mar, tornando o ar mais rarefeito. Os motores sofrem mais e chegando nesta reta final de um campeonato muito longo, as unidades de potência já foram muito forçadas.

Fazer a troca no Brasil é um pouco melhor, pois este é um circuito curto, que possibilita mais ultrapassagens. No México Verstappen teria sofrido muito mais, pois o DRS não é tão efetivo no circuito. A punição por troca de motor é aplicada no grid da corrida principal, não afetando a Sprint do piloto.

“Não podemos evitar a troca de motor no Brasil, com a penalidade correspondente”, disse Marko em sua coluna semana para a Speedweek.com.

LEIA MAIS: Punições por troca de motor: Red Bull de Verstappen pode necessitar de mais uma alteração antes do final da temporada

Se a Red Bull optar por fazer mais alguma troca adicional dos elementos que compõe o motor, o competidor pode começar a prova em São Paulo do final do pelotão, pois já está no limite das trocas permitidas pelo regulamento de 2024.

Chegando na 21ª etapa, Verstappen ainda lidera o campeonato, mas agora com apenas 47 pontos separando-o de Lando Norris. No México os pilotos tiveram mais um embate duro, que permitiu o britânico descontar alguns pontos, enquanto o holandês lidava com uma punição.

Programação – Horários do GP de São Paulo – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo