365 DiasColunistasDestaquesFórmula 1GaleriasPost
Tendência

Mark Webber vence corrida no Brasil com Ferrari acusando Red Bull de fazer jogo de equipe

Mark Webber vence corrida no Brasil com Ferrari acusando Red Bull de fazer jogo de equipe – Dia 190 dos 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo

O 40º Grande Prêmio do Brasil que ocorreu do dia 25 até o dia 27 de novembro de 2011 em São Paulo, no autódromo de Interlagos, mostrava a importância da prova para o país e mais ainda para o circuito paulista que chegava à marca de 30 disputas realizadas nele.

O troféu entregue nesta disputa também foi muito especial, pois contava com uma pedra de Pré-sal de 120 milhões de anos, para lembrar a importância da produção de petróleo para o país, e foi retirada da Bacia de Santos de uma profundidade de mais de 5 mil metros.

”Queríamos criar um design que pudesse exaltar a rocha. É uma taça do século 21, com design moderno, como é o Brasil, como é São Paulo. Tivemos muito pouco tempo para criar o troféu, mas acho que conseguimos um bom resultado. O piloto que tiver a felicidade de vencer o GP vai levar para casa um bom prêmio” – disse o criador do troféu, Paulo Soláriz, em entrevista retirada do GloboEsporte.com

lll Corrida

Sebastian Vettel largou na pole e até a metade da prova fez uma corrida à parte, com Mark Webber em segundo e Button em terceiro. Felipe Massa que estava em sétimo havia largado bem, ganhou a posição de Nico Rosberg, sexto colocado, e ameaçou Lewis Hamilton que caiu para quinto depois de Fernando Alonso se tornar o quarto no grid.

Pela décima volta, Michael Schumacher que ocupava a décima posição, passou a atacar Bruno Senna, brigando pelo nono lugar. A disputa acarretou um pneu furado para o alemão e a danificação da asa dianteira do brasileiro, com isso Senna foi punido e teve que cumprir um drive-through, terminando a prova apenas em décimo sétimo.

Na volta seguinte era a vez de Alonso ultrapassar Button e assumir o terceiro lugar, na curva do Laranjinha, a briga estava valendo o vice no campeonato, já que Sebastian Vettel já era o campeão.

Na décima quinta volta, os ponteiros começavam a parar, Button foi o primeiro a se encaminhar para os boxes, seguido por Alonso e Hamilton, ao retornarem para a pista as posições foram mantidas.

Ainda na primeira metade da prova a Virgin, fez uma pataquada nos boxes, onde o pneu traseiro esquerdo de Timo Glock não foi fixado e o piloto foi liberado desta forma para a pista, o pneu saiu voando e por sorte não acertou ninguém, Glock se tornou o primeiro piloto a abandonar a corrida. Perto da trigésima volta da corrida, a asa dianteira de Senna se desfez, assim que ele passou por cima de uma zebra, com isso foi o segundo a abandonar a prova.

Webber acabou ultrapassando Sebastian Vettel, na mesma volta em que Bruno abandonava. A Red Bull dizia que o alemão estava com problemas no câmbio, mas na volta anterior Vettel era mais veloz que o seu companheiro de equipe. A Red Bull dizia que Vettel deveria poupar o seu equipamento e logo depois da prova ser concluída, a Ferrari afirmava que a equipe austríaca havia feito jogo de equipe, para garantir a vitória de Mark Webber e tentar manter o piloto pela briga do vice-campeonato, dependendo ainda do resultado de Button e Fernando Alonso, pois se tratava da última prova do ano.

Sebastian Vettel seguiu fazendo a sua prova, sem ser ameaçado e acabou não reduzindo o seu ritmo mesmo com o alerta da equipe, só ajudando a colocar mais lenha na fogueira sobre a execução do jogo de equipe, como se a Ferrari não tivesse feito muito disso em toda a sua existência.

Na parte final da prova, a típica chuva que vem da represa começou a rondar Interlagos, mas os pilotos da Red Bull, McLaren e Ferrari optaram por aderir aos compostos médios para fazer a fase final da corrida. Massa conseguia ultrapassar Hamilton antes de se encaminhar para os boxes e com isso retornou na frente do inglês que, na volta 48, abandonaria com problemas no câmbio.

Na reta final da prova, o primeiro lugar de Mark Webber e o segundo de Sebastian Vettel estavam mais que garantidos. Button no entanto resolveu atacar Alonso para recuperar a posição perdida e passou a atacar o espanhol, conseguindo assim fechar a corrida em terceiro lugar.

A temporada de 2011 marcou o bicampeonato de Sabastian Vettel, tem boas memórias daquele ano? Comenta com a gente aí, mas antes, dá uma conferida na galeria de imagens do GP Brasil.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo