Após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, realizada na última quinta-feira (17), ficou decidido que as equipes de Fórmula 1 precisam colocar os pilotos novatos mais vezes em seus carros.
Para 2025, cada um dos pilotos titulares precisará ceder os seus carros duas vezes durante a temporada, ao invés de apenas uma, como acontece atualmente. A regra foi estabelecida para estimular as equipes a dar oportunidades aos novatos, colocando os competidores ao longo da temporada em seus carros, assim eles podem ter algum contato com um carro atual da categoria.
A exigência da FIA é cumprida por algumas equipes, realmente apenas para cumprir o regulamento, dessa forma é válido ampliá-lo. Fora que nos últimos anos, como algumas equipes contavam com pilotos novatos em seus carros, a participação no primeiro treino livre do ano, já validava para as equipes “como ter um jovem piloto no carro”. Desta forma, a equipe só realizava um convite ao longo do ano.
Com esse aumento de tempo, ocorrerão quatro participações durante o treino livre 1 ao longo do ano, com todas as equipes precisando cumprir o novo regulamento.
Provavelmente com essa escolha, os times vão precisar colocar alguns pilotos para usar os seus carros na primeira metade do campeonato. Diferente do que ocorre atualmente, onde as equipes deixam basicamente o final da temporada para cumprir o regulamento, usando as etapas do México e Abu Dhabi para fornecer os carros aos jovens.
A FIA tem visto a necessidade de dar oportunidade aos jovens, até para ocorrer uma renovação do grid atual. Com poucos testes ao longo do ano, a possibilidade de um jovem mostrar serviço é pequena, desta forma, demora para alguns times confiarem plenamente em pilotos da academia.
Para o final do próximo ano, segue em discussão a possibilidade de realizar uma prova Sprint apenas com novatos, aproveitando os testes que já acontecem em Abu Dhabi com o encerramento da temporada. As equipes gostaram da ideia, mas ela será amadurecida ao longo do próximo ano.
É uma oportunidade de testar os pilotos de um modo mais real, do que apenas nos TL1. A ideia era fazer esse tipo de prova neste ano, mas por problemas logísticos, não vão seguir com essa ideia para 2024.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.