ColunistasFórmula EPost

Lotterer comanda primeiro treino livre da Fórmula E no México

Neste final de semana a Fórmula E chegou ao México para disputar a 3ª etapa do campeonato. Todas as atividades estão programadas para acontecer neste sábado (12), portando a preparação para a etapa começou com a realização do primeiro treino livre.

A liderança da sessão ficou com André Lotterer, o piloto da Porsche comandou parte da atividade no primeiro lugar, conseguindo realizar um bom trabalho nas voltas rápidas. Lotterer anotou 1m07s509.

A Porsche quase fechou o TL1 com uma dobradinha, mas Sam Bird conseguiu o segundo lugar depois de anotar 1m07s637, superando Pascal Wehrlein.

Os atuais lideres do campeonato ficaram fora do top-5, Edoardo Mortara fechou a sessão no 14ª lugar, enquanto Lucas Di Grassi foi apenas o 20º. A dupla da Mercedes também não esteve nas primeiras posições. 

O ePrix do México será disputado neste sábado às 19h, pelo horário de Brasília.

Saiba como foi o TL1

Os 30 minutos de atividade começaram bem movimentados, com quase todos os carros sendo liberados juntos para ocupar o traçado no Autódromo Hermanos Rodríguez. O modo ataque estava posicionado entre as curvas 11 e 12, portanto nesta sessão os pilotos também verificavam a melhor forma de pegá-lo.

O teste de full course yellow (bandeira amarela por todo o circuito) aconteceu quando restavam cerca de 27 minutos para o encerramento da sessão. Neste fim de semana a categoria acredita que não terá problemas com os fiscais de pista, pois eles são mais preparados pois recebem mais eventos.

A Mercedes estava andando em dupla, trabalhando juntos na pista. Logo foi possível ver Vandoorne na liderança da sessão depois de anotar 1m18s789, tempo que foi rapidamente superado. Alexander Sims foi o primeiro a entrar na casa de 1m10s, enquanto Mitch Evans instantes depois anotava 1m09s697.

A bandeira amarela foi agitada quando Sam Bird passou reto pela curva 1, mas o trecho foi liberado. O mesmo aconteceu instantes depois com Oliver Askew, mas não demorou muito para o piloto encontrar o traçado regular e voltar para a sessão.  

Os atuais líderes do campeonato estavam misturados pelo meio e final do pelotão. Lucas di Grassi era o décimo quarto colocado, seguido por Edoardo Mortara de perto, em décimo sexto, Nyck De Vries e Stoffel Vandoorne estavam logo atrás.

Após dez minutos de atividade e com alguns pilotos nos boxes, os dez primeiros eram: Vergne, Lotterer, Da Costa, Wehrlein, Buemi, Günther, Mortara, Evans, Di Grassi e Rowland. Vergne tinha 1m08s779, mas nesta fase os pilotos ainda estavam trabalhando com 220 kW de potência.

Os limites de pista estavam sendo verificados, principalmente quando os pilotos excediam a curva 16.

Após algumas voltas Sette Câmara saltou para o oitavo lugar anotando 1m09s218, restavam 11 minutos para o encerramento da sessão. Da Costa liderava com 1m08s236. Várias sinalizações de bandeira amarela foram necessárias nesta primeira sessão, pois os pilotos estavam escapando bastante na curva 1, como foi o caso de Da Costa, Sims e Di Grassi nos últimos instantes de atividade.

Antonio Giovinazzi descolou do final do pelotão depois de anotar 1m08s416 e ocupar a sexta posição. Neste momento da atividade os times já estavam trabalhando com os 250 kW. Lotterer que comandava a liderança da sessão, anotou 1m07s509, ficando mais uma vez na ponta. Pascal Wehrlein acompanhava o bom desempenho do companheiro de equipe, anotando 1m07s688.

Sette Câmara também cometeu um erro na primeira curva, por conta da freada forte o brasileiro passou reto por ela, parando na área de escape.

A sessão foi encerrada com a dupla da Porsche na liderança. Após o cronômetro ter zerado, Sette Câmara que era o décimo nono colocado, assumiu o décimo primeiro lugar. Lucas Di Grassi da Venturi ficou com o vigésimo lugar. Antonio Giovinazzi que começou a atividade nas últimas posições, ficou com o décimo oitavo lugar no TL1. A atividade foi encerrada com o teste de largada.

Tabela de tempos estabelecidos no TL1 – Foto: reprodução FE

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo