Lilou Wadoux colocou o seu nome na história do automobilismo, durante às 6 Horas de Spa-Francorchamps, a pilota se tornou a primeira mulher a vencer em qualquer uma das classes no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
O trio formado pela pilota francesa, Luís Pérez Companc e Alessio Rovera, competem na GTE-AM defendendo a Richard Mille AF Corse. A pilota está em seu segundo ano disputando o campeonato, mas é a primeira vez no GTE-Am.
A francesa fez o seu nome no campeonato Alpine Elf Europa Cupa, o potencial de Wadoux de 22 anos surgiu em 2022 quando estreou no Campeonato Mundial de Endurance na classe LMP2 pela Richard Mille, completando a temporada com quatro resultados entre os dez primeiros. Por dois anos consecutivos (2021 e 2022) ela foi selecionada para participar do teste de estreantes da FIA WEC e se tornou a primeira mulher a guiar um hypercarro nas 8 Horas do Bahrein. Nessa sessão, ela teve a oportunidade de estar no cockpit do Ferrari 488 GTE, carro que ela utiliza na Richard Mille para competir o campeonato Mundial de Endurance atualmente.
A contratação de Lilou pela Ferrari é um compromisso da equipe com as mulheres e seu apoio para que elas possam mostrar o seu talento no automobilismo.
“Estou muito feliz por ter conquistado minha primeira vitória do ano. É um grande momento e quero comemorar com toda a minha equipe. Este é meu primeiro triunfo como pilota oficial da Ferrari. Por isso quero agradecer a todos, a começar pelos meus companheiros e a equipe AF Corse que fizeram um ótimo trabalho”, comemorou Wadoux.
“O fato de ser a primeira mulher a vencer uma corrida FIA WEC me dá muito orgulho, mas como costumo dizer o que me interessa são as corridas e não a diferença de gênero. De qualquer forma, subir no degrau mais alto do pódio em um campeonato mundial é uma grande emoção, especialmente em uma pista como Spa que eu acho fantástica. As 24 Horas de Le Mans? O sonho seria vencê-la em junho, mas se isso não for possível, ficaria muito feliz de subir ao pódio da corrida de resistência mais famosa do mundo”, afirmou Lilou.
O trio se recuperou de uma capotagem na abertura da temporada em Sebring, para conquistar o segundo lugar na prova realizada em Portugal. Essa sequência e o trabalho realizado pela equipe, contribuiu para a vitória em Spa.
Perez guiou o carro no primeiro trecho da prova, Wadaux fez a segunda parte da corrida e foi em seu stint que a equipe assumiu a ponta. A competidora travou disputas importantes na pista, antes de entregar o carro Rovera que cruzou a linha de chegada com 18s6 segundos à frente do carro #33 guiado por Nicolas Varrone, Nycky Castburg e Ben Keating.