ColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Liderado por Evans, Jaguar comanda TL1 no Sambódromo do Anhembi

Mitch Evans e Nick Cassidy foram os únicos pilotos nesta sexta-feira a obter tempos na casa de 1m12s

A Fórmula E está em São Paulo neste fim de semana para a realização da 4ª etapa do calendário. Durante a sexta-feira (15) os pilotos tiveram a oportunidade de fazer a verificação do traçado, com a realização do TL1. A atividade terminou com a dupla da Jaguar na liderança, Mitch Evans e Nick Cassidy foram os únicos a anotar tempos na casa de 1m12s.

No ano passado a Jaguar e seu powertrain tiveram um dos melhores resultados na pista paulista. Evans fechou a etapa com uma vitória, enquanto Cassidy que ainda estava na Envision foi o segundo colocado no pódio. Sam Bird que atualmente defende a McLaren, mas estava na Jaguar em 2023, foi o terceiro colocado na etapa do ano passado.

Embora seja difícil repetir a mesma performance, a Jaguar está em busca de fazer uma boa etapa.

Os pilotos estão bem animados para correr pela segunda vez neste traçado, principalmente por ser uma pista extremamente veloz.

O primeiro treino livre demonstrou uma boa proximidade entre os competidores.

Saiba como foi o TL1 do e-Prix de São Paulo

O dia foi marcado por um calor intenso no Sambódromo do Anhembi, resultado de uma onda de calor que está afetando São Paulo.

Quando os competidores entraram na pista, a temperatura estava na casa dos 54°C, com 35°C no ambiente.

Na curva 3 está localizado o Modo Ataque e logo os competidores começaram a analisar esta parte da pista.

Nos primeiros minutos de sessão os pilotos já enfrentaram o teste de full course yellow, mas na sequência eles foram liberados para acelerar no traçado e buscar as primeiras voltas rápidas.

Dan Ticktum foi o primeiro a cometer um erro no traçado e recorrer aos limites de pista para evitar uma batida em uma barreira de proteção.

Com quase dez minutos de atividade, Pascal Wehrlein era o líder da sessão após abordar 1m15s208 com o equipamento da Porsche.

Os pilotos foram aproveitando os 30 minutos de sessão para aprender mais sobre a pista. Nestas primeiras voltas eles analisavam a aderência, além de começar a explorar cada vez mais uma passagem próxima dos muros de contenção, para adquirir tempos melhores.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Vandoorne, Evans, Vergne, Frijns, Cassidy, Müller, Wehrlein, Hughes, Bird e Da Costa. As marcas começavam a chegar na casa de 1m14s, aproximando ainda mais os pilotos.

Com os tempos evoluindo, do primeiro ao décimo segundo colocado, todos estavam no mesmo segundo. Restava cerca de quinze minutos quando os pilotos começaram a retornar aos boxes para passar por ajustes, antes de buscar mais algumas voltas no circuito paulista.

Aqueles que ainda estavam na pista – maior parte do grid – experimentava uma pista bem cheia, com a possibilidade de até avaliar o comportamento do equipamento, atrás de outro carro.

Duas equipes ainda buscam os seus primeiros pontos no ano, são elas Mahindra e ABT CUPRA, os dois times que compartilham a utilização do mesmo powertrain. O que significa que Lucas di Grassi ainda não pontuou na 10ª temporada.

Adentrando nos últimos dez minutos de sessão, Jake Dennis cravou 1m13s689, para ocupar a ponta Antonio Felix da Costa saltou para o segundo lugar, separado por 0s058.

O tempo na tabela seguia evoluindo. Evans atingiu a marca de 1m13s068, enquanto Edoardo Mortara com a Mahindra ocupava o segundo lugar mais uma vez nesta sessão, mas agora com a marca de 1m13s178.

Com o cronômetro zerado, a Jaguar tentou mostrar que está preparada para enfrentar novamente o desafio de São Paulo com maestria. Mitch Evans anotou 1m12s555, separado por 0s221 de Nick Cassidy. Os competidores da Jaguar foram os únicos a atingir a casa de 1m12s.

Edoardo Mortara foi o terceiro colocado.

Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara (1m13s433) fechou a sessão com a décima primeira posição usando o equipamento da ERT. Lucas di Grassi foi o décimo sétimo (1m13s617).

A sessão foi importante para os pilotos realizarem o reconhecimento da pista e identificar as mudanças do traçado, como a retirada do bump. Também foi o momento para voltar a se habituar a competição, após uma longa pausa desde a última prova na Arábia Saudita.

A corrida está programada para ser disputada às 14h (pelo horário de Brasília) neste sábado. Desta forma, a situação de pista desta tarde em São Paulo não será repetida no próximo dia de atividades no circuito.

Tempos do TL1 da Fórmula E em São Paulo – Foto: reprodução Fórmula E
Horários – Programação do e-Prix de São Paulo – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo