Théo Pourchaire conquistou a pole nesta sexta-feira (01) na Itália, no Autódromo Nacional de Monza. Com a marca de 1m32s328 o piloto da ART Grand Prix se estabeleceu na ponta. O final da classificação foi marca por um show de horrores das equipes, que levaram muito tempo para liberar os pilotos para o traçado.
A segunda posição no grid ficou com o piloto da Prema, Oliver Bearman, separado por 0s159 do primeiro colocado. Roman Stanek, da Trident se estabeleceu na terceira posição e vai dividir a segunda fila da Corrida Principal com Isack Hadjar.
Os competidores precisaram negociar espaço em pista, para tentar melhorar as suas marcas. A ideia inicial era pegar vácuo de outros pilotos, mas como grande parte do grid foi liberada em conjunto, os competidores se atrapalharam. Bom para Ralph Boschung, a equipe liberou o piloto sozinho para o traçado, o piloto da Campos faturou a décima posição e se não ocorrer punições no grid, deve começar a prova Sprint deste sábado ocupando a primeira posição.
A Fórmula 2 retorna neste sábado às 9h15 (pelo horário de Brasília) para a realização da prova Sprit.
Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 em Monza
Nesta sexta-feira, os pilotos da Fórmula 2 retornaram mais uma vez para o traçado, depois da realização do TL1 que foi liderado por Victor Martins.
O início da sessão começou com atraso, em decorrência dos problemas da classificação da Fórmula 3 e um acidente que ocorreu na atividade. Foi necessário a reconstrução da barreira de contenção, antes da pista ser liberada para a Fórmula 2. Gabriel Bortoleto foi declarado Campeão da Temporada 2023, depois que os adversários que brigavam pelo título com o brasileiro, não conseguiram obter a pole – um dos requisitos que levaria a decisão para ser adiada para o sábado.
Mesmo com a pista liberada, os competidores aguardavam nos boxes por um pouco mais de tempo, antes de preparar os seus carros e buscar uma volta rápida. Com cerca de 8 minutos do cronômetro correndo, os pilotos optaram por seguir juntos ao traçado. No entanto, realizaram apenas uma volta de verificação, retornando aos boxes em um drive-through antes de retornar ao traçado.
Na Fórmula 3 a atitude de dar o vácuo não foi bem-sucedida, mas os competidores na Fórmula 2 ainda apostavam nesta estratégia. As primeiras voltas eram na casa de 1m32s, com as posições se alternando conforme os pilotos completavam uma volta rápida no circuito.
Restando 15 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Martins, Bearman, Pourchaire, Hadjar, Crawford, Stanek, Maini, Vesti, Doohan e Verschoor. O tempo de Martins era na asa de 1m32s423. Fittipaldi ocupava a décima segunda posição com o tempo de 1m33s017.
Por trabalhar com os pneus supermacios, os pilotos passaram pelos boxes para substituir os compostos, antes de retornar ao traçado para mais uma volta rápida.
Os pilotos liberados outra vez quando restava cerca de 4 minutos para encerrar a classificação. O carro de Jak Crawford começou a enfrentar problemas nos boxes e por conta de um princípio de incêndio foi necessário usar o extintor para não danificar o equipamento. A sessão foi encerrada para o piloto da Hitech naquele momento.
O final da sessão ficou marcada por vários competidores se atrapalhando, enquanto buscavam uma melhor posição em pista para a tentativa da última volta rápida. Virou corrida no final da sessão, com os competidores se atrapalhando e poucos conseguindo melhorar as suas marcas. Os engenheiros até solicitavam para os pilotos saírem do tráfego, mas foi por opção das equipes que essa confusão se instaurou.
Boschung que tinha a pista livre, faturou a décima posição ao anotar 1m32s655.O piloto da Campos terá a oportunidade de começar a prova Sprint da pole, por conta da inversão do grid.
Théo Pourchaire ficou com a pole ao registrar 1m32s328, superando o tempo de Bearman em 0s159. Seguido por Stanek que melhorou o seu tempo para 1m32s534 no final da sessão. Além de Buschung, Hauger também conseguiu uma marca melhor, mas ficou com a décima primeira posição.
Entre os postulantes ao título, Pourchaire é o que está em melhor situação. Com a pole o piloto da ART Grand Prix fatura mais 2 pontos. Frederik Vesti foi o oitavo colocado, enquanto Ayumu Iwasa foi apenas o décimo quinto colocado.