Após disputar a sua primeira prova na Fórmula 1, a AlphaTauri confirma que contará com os trabalhos de Liam Lawson até que Daniel Ricciardo esteja completamente recuperado após o acidente durante o TL2 do GP da Holanda.
Lawson que atua como piloto reserva da AlphaTauri e Red Bull, precisou assumir o carro da equipe italiana pelo restante do fim de semana na Holanda. Durante o TL2, Ricciardo se envolveu em um incidente com Oscar Piastri e para se livrar de acertar o piloto da McLaren, virou o carro para o muro de contenção. Ricciardo não teve tempo hábil para retirar a mão do volante, pois dependia dela para fazer a manobra que impediria o seu carro de acertar o equipamento do adversário – e talvez provocar um acidente pior para os dois competidores.
Com essa atitude, Ricciardo machucou o metacarpo da mão e precisou passar por uma cirurgia. O australiano que acabou de retornar para a Fórmula 1, estava se encaminhando para disputar a terceira prova da temporada 2023 com a AlphaTauri. Ricciardo foi operado pelo doutor Xavier Mir, o mesmo que foi responsável pela cirurgia de Lance Stroll após o acidente sofrido de bicicleta na pré-temporada da F1 2023. O médico já tratou outros competidores.
Em seu Instagram, Ricciardo confirmou ter passado pela cirurgia e deixou uma mensagem aos fãs: “Oi, pessoal. Fiz a cirurgia hoje de manhã, consegui minhas primeiras peças de metal, então isso é bem legal. Muito obrigada a todos que me procuraram e mantiveram meu ânimo em alta. Isso não é um revés, só é tudo parte do retorno”, disse o piloto.
A AlphaTauri contará com os serviços de Lawson até o piloto titular estar recuperado e conseguir assumir o carro outra vez. A equipe deu preferência por não fazer nenhum mistério, principalmente que neste próximo fim de semana a categoria disputará o GP da Itália.
“Estamos muito satisfeitos que a cirurgia de Daniel Ricciardo tenha corrido bem e que ele agora esteja se recuperamos. Esperamos vê-lo novamente na pista muito em breve, mas até que esteja totalmente recuperado, podemos confirmar Liam, que fez um bom trabalho em circunstâncias difíceis em Zandvoort, continuará a guiar por nos ao lado de Yuki, partindo da nossa corria de casa este fim de semana em Monza”, disse a equipe através de comunicado.
Liam Lawson confirmed to drive alongside Yuki until Daniel is fit pic.twitter.com/GQ6TgEw75H
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) August 28, 2023
Lawson realizou alguns testes com a AlphaTauri e Red Bull antes de ter essa chance de participar de uma prova na Fórmula 1. O piloto teve apenas um treino livre e logo enfrentou a classificação, onde conseguiu a 20ª posição. Ao longo do GP da Holanda, Lawson lidou com várias circunstâncias adversas, por conta dos períodos de chuva, a evolução do traçado, Safety Car e a bandeira vermelha. O neozelandês encerrou a corrida na 13ª posição, à frente de Yuki Tsunoda que foi o 15°, pois o piloto japonês foi tocado por George Russell e teve o seu rendimento prejudicado na parte final da prova.
Mesmo em uma corrida caótica, Lawson ‘sobreviveu’ a prova e conseguiu concluir a corrida. O saldo é positivo para o piloto que atualmente disputa o título na Super Fórmula.
“Foi bom, estava acontecendo muita coisa. Quando estava chegando no grid, começou a chover, não foi a melhor sensação, mas a corrida correu bem. Perdemos muito tempo depois da largada e não tivemos escolha a não ser realizar o pit-stop, mas infelizmente também sofremos uma punição, então perdemos muito tempo”, comentou Lawson sobre a sua primeira prova na F1.
O piloto foi punido com 10 segundos por ter atrapalhado Kevin Magnussen no pit-lane.
“Acho que a segunda metade da prova não foi tão ruim, uma vez que conseguirmos ar limpo e com os pneus intermediários no fim, não foi tão ruim. Estou feliz por sobreviver.”
Podemos dizer que diante de todas as adversidades, Lawson foi bem seguro na pista para reagir ao que estava acontecendo na prova. É seguro a AlphaTauri continuar dando essa oportunidade para o piloto, mesmo que ela tenha acontecido diante de uma ocasião adversa.
A AlphaTauri não obteve pontos na Holanda, mas Tsunoda esteve bem próximo, se não fosse o incidente com Russell, poderia levar alguns pontos para casa, o piloto japonês também mostrou controle nos seus duelos que foram travados com vários pilotos, inclusive com Lewis Hamilton.