Nesta sexta-feira (04) a Fórmula 2 realizou o treino livre e a classificação. Os pilotos buscaram a melhor posição de largada para a prova principal que será disputada neste domingo. Liam Lawson conquistou a pole, acompanhado por Juri Vips que já estava apresentando um bom ritmo na pista. Oscar Piastri foi o terceiro colocado.
O início da classificação foi bem movimentado, com vários pilotos na pista e muito tráfego. Alguns erros aconteceram, algo que até mesmo os pilotos da F1 enfrentaram nesta sexta-feira. Alguns precisavam usar as áreas de escape para retornar ao circuito, nesta atividade também foi possível ver alguns pilotos fritando os pneus.
Depois de Mônaco, a Fórmula 2 voltou a executar a sua classificação clássica, todo os pilotos na pista para uma sessão de 30 minutos. A atividade se mostrou bem movimentada e conforme o tempo avançava, o desempenho dos pilotos melhorava, desta forma as posições foram se alternando.
Roy Nissany que acabou batendo forte durante o treino livre executado pela manhã e ficou impossibilitado de participar da classificação, a equipe não conseguiu recuperar o seu carro antes do início da atividade.
Os pilotos foram anotando as suas primeiras voltas rápidas, depois foram para os boxes, colocam outro jogo de pneus e retornaram para o circuito.
A primeira fila da corrida principal ficou para a Hitech, pois Liam Lawson cravou a pole ao anotar 1m54s217, com Juri Vips na segunda posição que cravou 1m54s355. Oscar Piastri da Prema não ficou tão distante deles e anotou 1m54s508.
What a lap from @liam_lawson30! 💪#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F2 pic.twitter.com/y5lB4MqcaR
— Formula 2 (@Formula2) June 4, 2021
O quarto lugar ficou com Théo Pourchaire, piloto que conquistou a pole em Mônaco e venceu a corrida principal. Dan Ticktum foi o quinto colocado, acompanhado por Marcus Armstrong e Ralph Boschung. Guanyu Zhou fechou na oitava posição, com Jehan Daruvala em nono. Robert Shwartzman que não vem tendo os melhores resultados ultimamente foi o décimo colocado.
O brasileiro Felipe Drugovich ficou com a décima primeira posição, o piloto esteve no top-10, mas com a evolução da atividade acabou perdendo o décimo lugar que ajudaria ele na largada da primeira corrida.
Neste sábado será disputada as duas corridas Sprint, o grid de largada da primeira prova será formado pela inversão dos dez primeiros colocados desta classificação que foi realizada, desta forma é Shwartzman que vai largar da primeira posição.
Your top 🔟 from a phenomenal qualifying sesh in Baku!#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F2 pic.twitter.com/KU8Rs9otto
— Formula 2 (@Formula2) June 4, 2021
Com o resultado desta Sprint, o grid da Corrida dois é formado pela inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 1. No domingo, horas antes da corrida da Fórmula 1, vamos acompanhar a prova principal da Fórmula 2.