ColunistasFórmula 1Post

Lewis Hamilton terá tempo para avaliar o seu futuro

Os contratos de Lewis Hamilton sempre indicaram que o piloto permaneceria por vários anos no time, facilitando ainda mais o desenvolvimento, no entanto, para 2021, o inglês optou pelo contrato de um ano com a Mercedes.

Em diversas entrevistas, quando o piloto era questionado sobre a mudanças de regulamento, Hamilton sempre apontou o desejo de conhecer os novos carros da categoria e disputar outro título. Muita gente ainda aposta no desenvolvimento superior da Mercedes, mesmo com todas as mudanças de regulamento programadas para 2022, mas o piloto deu preferência por observar os outros times, enquanto segue trabalhando com a Mercedes.

“Nós concordamos em um acordo de um ano. Em primeiro lugar, há uma mudança substancial na regulamentação em 2022 e também queremos ver como o mundo se desenvolverá e a empresa” informou Toto Wolff para a imprensa nesta semana.

A negociação deste novo contrato começou tarde, eles tinham planejado começar as negociações entre as provas que seriam realizadas no Bahrein, mas Hamilton contraiu o Covid-19 e ficou afastado do GP de Sakhir. Por conta da pandemia e as férias de inverno foram adiadas e as conversas começaram mais tarde do que era esperado, mas antes do Natal. Já que a temporada que está próxima do seu começo, Hamilton optou por fechar o contrato de um ano e avaliar as coisas depois.

Valtteri Bottas, Toto Wolff e Lewis Hamilton – Foto: Mercedes/Daimler

Hamilton pode conquistar o oitavo título nesta temporada, enquanto a Mercedes que também está em uma ótima fase pode chegar ao oitavo título no mundial de construtores. A aposta é grande justamente por conta do desempenho superior que tanto homem e equipe estão vivenciando nestes últimos anos. A temporada 2020 deixou mais evidente a performance superior da Mercedes.

LEIA MAIS: Guia para a temporada 2021 da Fórmula 1

“Lewis precisa decidir o que seu futuro reserva para ele, e é por isso que eu não gostaria de comentar sobre a posição de Lewis. Por outro lado, a equipe precisa decidir a longo prazo o que faremos com os pilotos. Valtteri Bottas e Lewis têm nosso compromisso e lealdade 100% para 2021, vamos apoiá-los com tudo o que temos”, afirma Wolff.

Os contratos de Bottas seguem sendo renovados por um ano. “Vamos, então, olhar além deste ano e dizer qual é o line-up que imaginamos para 2022 em diante. Nossas primeiras discussões serão com Valtteri e Lewis seguindo o respeito aos nossos valores, lealdade e integridade, mas por outro lado, os jovens motoristas são o futuro e, portanto, precisamos considerar como queremos nos preparar para os anos vindouros.”

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton – Foto: Mercedes/Daimler

Sobre as condições do contrato de Hamilton, muitos apontaram a demora pelo piloto exigir uma participação na equipe e até o poder de vetar outro companheiro de equipe, mas Wolff rebateu ambos:

“Sobre as cláusulas específicas que circulavam na mídia, não sei de onde veio porque nada disso é verdade. Na verdade, li sobre isso, achei uma perspectiva interessante. Mas a verdade é que não houve um segundo de discussão sobre qualquer cláusula específica do piloto. Ele nunca pediu isso nos últimos oito anos e é uma decisão da equipe. A outra cláusula sobre a divisão da receita ou divisão da receita de que o boato era infundado também. Portanto, nada disso jamais fez parte de nossas discussões. ”

Para a Mercedes o contrato de um ano com os pilotos é uma possibilidade de analisar o mercado de pilotos, mesmo trabalhando com o melhor do mundo é necessário se planejar para o futuro. A pandemia segue e é necessário avaliar como a empresa vai se desenvolver neste ano e nos próximos anos. Lewis Hamilton ainda deve ter a mesma garra de antes, até porque o piloto sempre fala que considera as suas conquistas como uma ”primeira vez”.

O contrato de Hamilton atualmente está mais preocupado com a diversidade e com pessoas que se preocupem com isso, promovendo a mudança no esporte; algo que a própria Mercedes já se mostrou muito preocupada. 

O futuro de George Russell é algo muito atrelado a Mercedes, e ao final de 2021 pode se planejar para dar a oportunidade tão esperada para um piloto que demonstra muito talento.

LEIA MAIS: A Fórmula 1 tem casa nova em 2021, a categoria será exibida na Band

+ Lewis Hamilton acaba com o mistério e assina com a Mercedes para disputar a temporada 2021

+ Grid invertido é descartado, mas F1 pode apostar em corridas classificatórias no sábado

+ Mercedes confirma data de lançamento do W12

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo