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Lewis Hamilton faz grande prova na Inglaterra e fatura 104ª vitória da carreira

Hamilton supera Norris nos boxes e fatura vitória na Inglaterra com a Mercedes. Verstappen e Norris duelam por posições e completam o pódio

Neste domingo (07) Lewis Hamilton conquistou a 104ª vitória da carreira, correndo em casa. O inglês não vencia desde o GP da Arábia Saudita de 2021 e, mostrou muita destreza ao longo de toda a prova. O heptacampeão mundial recuperou a liderança nos boxes, superando Lando Norris. Nas últimas voltas o inglês administrou o desempenho dos seus pneus, para cruzar a linha de chegada na liderança.

Hamilton não vencia há 945 dias!

Max Verstappen obteve o segundo lugar, depois de superar Norris nas voltas finais, por conta da diferença dos pneus. O holandês viveu uma corrida complicada, perdendo performance no momento que a chuva começou a cair no traçado. No entanto, a escolha do pit-stop final foi a melhor possível e permitiu que o competidor superasse o piloto da McLaren.

Norris teve que se contentar com a terceira posição, o piloto da McLaren tinha a corrida nas mãos para vencer em casa, mas por uma decisão da equipe, além do piloto, aceitar a escolha, cominaram neste resultado. Norris tinha dois pneus médios disponíveis para a corrida, usou um no começo da prova e poderia ter optado por este pneu na parada depois do uso dos intermediários. Ao ir de macios, com uma diferença de mais de 2 segundos para Hamilton, perdeu rendimento e foi atacado por Verstappen.

Depois das presepadas da McLaren nos boxes, ainda conseguiram salvar a corrida de Oscar Piastri que faturou o quarto lugar. Carlos Sainz foi o quinto colocado. Nico Hülkenberg flutuou no grid, mas obteve um sexto lugar com a Haas. Lance Stroll e Fernando Alonso foram o sétimo e oitavo colocados, respectivamente.

Alexander Albon colocou a Williams na nona posição, com Yuki Tsunoda completando o top-10. Logan Sargeant ficou próximo de pontuar com a Williams, fechando a corrida na décima primeira posição.

Charles Leclerc passou por várias trocas de pneus, quando a Ferrari optou por dividir a estratégia de Sainz e do monegasco. Com a escolha da equipe, Leclerc terminou fora da zona de pontuação, obtendo o décimo quarto lugar.

George Russell abandonou a corrida, depois de lidar com problemas.

A Fórmula 1 passa por uma pausa agora, até a corrida da Hungria no dia 21 de julho.

Saiba como foi o GP da Inglaterra

Depois de vencer o GP da Áustria, George Russell faturou a pole para o GP da Inglaterra. Os três primeiros colocados todos britânicos, enquanto Max Verstappen se classificou apenas na quarta posição.

A Red Bull optou por realizar mudanças no carro de Sergio Pérez, ao substitui o câmbio o mexicano foi encaminhado para começar a corrida largando dos boxes.

A maior parte do grid optou por pneus médios novos para a largada, enquanto Zhou Guanyu e Esteban Ocon usava os pneus macios. Sergio Pérez optou pelos pneus duros neste início dos boxes.

Após a largada autorizada, a posição dos quatro primeiros foi mantida, no entanto, poucos metros depois, Verstappen ultrapassou Norris. Hülkenberg foi engolido pelo pelotão e caiu para o nono lugar. Gasly seguiu para os boxes, antes da corrida ser iniciada, mesmo após todas as trocas feitas em seu carro, o piloto francês lidou com um problema no câmbio.

Outras brigas aconteciam pelo pelotão, Zhou superou Ricciardo e a corrida continuou. No segundo giro o DRS foi habilitado, permitindo que os pilotos se atacassem ainda mais. Oscar Piastri pressionava o companheiro de equipe, depois que Verstappen foi superado pelo piloto da Red Bull. Charles Leclerc teve uma boa reação na largada, o piloto saltou para o oitavo lugar.

Na terceira volta, Russell tinha mais de 1 segundo de vantagem para Hamilton na terceira volta. Enquanto Verstappen estava separado por 1s5 do segundo colocado. Mesmo com a ultrapassagem de Leclerc, o monegasco era pressionado por Hülkenberg.

Albon e Sargeant duelavam pela décima segunda posição. O piloto tailandês lidou com um toque com Fernando Alonso na largada.

A corrida acontecia sob a ameaça de chuva. Os engenheiros ficavam atentos ao radar, por conta desse momento que a corrida poderia mudar, depois de um sábado chuvoso.

Na sexta volta, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Verstappen, Norris, Piastri, Sainz, Stroll, Leclerc, Hülk, Alonso.

Stroll segurava, Leclerc e Hülk, sem progredir para ameaçar Sainz, já que o espanhol tinha quase quatro segundos de vantagem na nona volta.

Durante a décima terceira volta, Zhou foi chamado aos boxes. Na sequência, Leclerc superou Stroll para assumir o sétimo lugar. Sergio Pérez que largou dos boxes, ocupava o décimo sexto lugar.

Os pilotos administravam uma certa distância para os adversários e a sensação é que os dezenove competidores esperavam a chuva para alguma mudança na corrida. No entanto, no décimo quinto giro, Norris passou a acionar o DRS para cima de Verstappen, atacando o holandês pela terceira posição.

No giro seguinte, Norris concluiu a ultrapassagem no holandês e na sequência começou a abrir para o adversário. O inglês não precisou travar uma batalha, a ultrapassagem foi simples, mas mostrava a McLaren em um desempenho superior. Piastri na sequência partiu para cima de Verstappen. Mais ao fundo do grid, Magnussen superou Daniel Ricciardo para ocupar o décimo quarto lugar. Sergio Pérez aproveitou a passagem para também deixar o australiano para trás.

Chegando à volta 16, os primeiros pingos de chuva eram sentidos pelo traçado. Na volta seguinte, Piastri também superou Verstappen.

Os tempos começavam a subir, por conta da chuva que começava a cair no traçado. Verstappen recebeu a instrução para tentar se manter na pista. No giro 18, Russell perdeu toda a performance que tinha, espalhando no circuito por conta da pista molhada. Hamilton concluiu a ultrapassagem.

Na volta seguinte, Russell e Hamilton espalharam. Norris ultrapassou Russell e depois também superou Hamilton. As brigas continuavam e ainda no giro 20, Piastri também superou Russell. Neste momento os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Hamilton, Russell, Verstappen, Sainz, Hülk, Alonso, Stroll e Tsunoda.

Leclerc, Pérez, Ocon e Zhou foram aos boxes para instalar os pneus intermediários. Os outros competidores se mantinham na pista, lutando para ver qual seria o melhor momento para instalar os pneus intermediários.

A chuva foi só uma primeira ameaça, quem andava com os compostos intermediários, estava muito mais lento do que aqueles que insistiram nos pneus médios. Os líderes, começaram a superar os pilotos que tinham os compostos de faixa verde instalados. Os competidores aguardavam mais uma vez a chuva.

Até o momento, a McLaren parecia a mais estava acertada na corrida.

No giro 26, Leclerc escapou do traçado, enquanto era o décimo sexto colocado. Sainz tinha chegado em Verstappen, buscando um momento para brigar com o holandês, no entanto, os pilotos mergulharam aos boxes, para substituir os pneus. Verstappen e Sainz foram devolvidos para a pista usando os pneus intermediários, assim com Hülk e Stroll.

No giro 28, Piastri se manteve na ponta, enquanto Norris e Hamilton, Russell substituíam os pneus, para instalar o composto de chuva. A McLaren não tinha como fazer um pit-stop duplo sem estragar ainda mais a corrida de Piastri.

A Mercedes fez uma parada dupla, enquanto Piastri foi acionado apenas na volta 29. O australiano foi devolvido apenas na sexta posição, atrás de todos aqueles que já tinham parado.

Na volta 30, os dez primeiros eram: Norris, Hamilton, Verstappen, Russell, Sainz, Piastri, Hülk, Stroll, Alonso e Tsunoda. Leclerc precisou parar mais uma vez, instalando um novo conjunto de pneus intermediários.

A pista não estava completamente molhada, existiam vários trechos secos e era difícil dosar o que aconteceria mais adiante. Com a pista nesta situação, os pneus intermediários começavam a se despedaçar.

Na volta 34, Russell foi chamado mais uma vez aos boxes. O inglês foi chamado aos boxes para abandonar a corrida. Era um final dramático depois do piloto obter a pole e liderar parte da prova. O piloto teve um problema no sistema de água.

Quatro voltas depois, Hamilton, Verstappen e Piastri foram aos boxes, abandonando os pneus intermediários por pneus de pista seca. Magnussen, Ricciardo e Bottas no final do pelotão desencadearam as trocas.

Norris parou apenas no início do giro 40. Neste momento virava uma salada de pneus no grid. Hamilton e Norris estavam de pneus macios, Verstappen com os duros, Piastri usava médios e Sainz também lidava com os pneus duros. O britânico da McLaren perdeu a liderança para Hamilton.

Neste momento os dez primeiros eram: Hamilton, Norris, Verstappen, Piastri, Sainz, Hülk, Stroll, Alonso, Tsunoda e Albon. Norris estava separado por 2s4 de Hamilton. Verstappen tinha uma distância de mais de 3 segundos para o holandês.

No giro 46, Verstappen passou a reduzir a diferença para Norris, pois os líderes começavam a sofrer com os pneus macios. Na volta seguinte Verstappen já usava o DRS para pressionar o piloto da McLaren.

Norris foi superado por Verstappen por conta da diferença dos pneus. A ultrapassagem foi inevitável, no momento que a equipe britânica optou por marcar Hamilton na escolha dos compostos.

Lewis Hamilton venceu a corrida em casa, com a Mercedes emplacando duas vitórias na sequência.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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