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Lewis Hamilton comanda dobradinha da Mercedes durante TL3 do GP da Itália

Em sessão agitada, Mercedes encerra TL3 na ponta, com Charles Leclerc em terceiro e Oscar Piastri em quarto

Neste sábado (31) de manhã a Fórmula 1 encerrou as suas verificações em Monza, as equipes dedicaram um tempo da sessão para as voltas de simulação de classificação, se preparando para a próxima atividade do dia.

Quando os pilotos retornarem para a pista, será para definir as posições de largada para o GP da Itália de 2024. Lewis Hamilton dominou a atividade ao usar os pneus macios, o britânico anotou 1m20s117 com o carro da Mercedes, contra George Russell que cravou 1m20s210, separados por apenas 0s093.

Novamente a Mercedes chama a atenção, mesmo com uma pista quente que foi um problema para o time em outras atividades, eles têm performado bem ao longo deste fim de semana.

A Ferrari mira em uma boa classificação, para ter mais chances no GP da Itália, já que estão correndo em casa diante da sua torcida. Charles Leclerc foi o terceiro colocado quando as equipes experimentaram as voltas rápidas no final da sessão. O monegasco anotou 1m20s226. Carlos Sainz foi apenas o sétimo colocado, mas conta com um motor novo neste fim de semana, podendo exigir um pouco mais do seu equipamento nas sessões que estão por vir.

A dupla da McLaren segue marcando território entre os primeiros colocados, Oscar Piastri obteve a quarta posição, seguido por Lando Norris. Max Verstappen mais uma vez fez uma atividade bem discreta, ainda reclamando bastante do carro e foi apenas o sexto colocado.

Alexander Albon obteve o oitavo lugar, com Franco Colapinto em nono, chamando a atenção para a proximidade de desempenho dos novos companheiros de equipe.

Nico Hülkenberg finalizou a sessão ocupando o décimo lugar com a Haas.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP da Itália.

Saiba como foi o TL3 do GP da Itália

Neste sábado o dia da Fórmula 1 começou com a realização do TL3, no dia anterior Max Verstappen e Lewis Hamilton lideraram os respectivos treinos livres realizados. A Red Bull passou o dia focando na simulação de corrida, para tentar encontrar a melhor configuração para o restante do fim de semana.

A McLaren também fez um bom trabalho em pista, indicando que terá um ritmo forte em Monza.

Quando a atividade foi iniciada, as equipes começaram a realizar apenas voltas de instalação. Na pista a temperatura estava na casa dos 46 °C, com 31 °C no ambiente.

Não demorou muito para os tempos surgirem na tabela, Kevin Magnussen aotou 1m21s774, usando os pneus macios, mas foi superado por Max Verstappen (1m21s560) e Sergio Pérez (1m21s560) que usavam os pneus médios.

O início da sessão era marcado pelos competidores registrando tempos próximo do que foi obtido na sexta-feira.

Após 25 minutos de sessão, com todos os pilotos do grid contando ao menos com uma volta cronometrada, os dez primeiros eram: Leclerc, Russell, Sainz, Hamilton, Norris, Piastri, Verstappen, Albon, Hülkenberg e Pérez. O monegasco liderava com a marca de 1m20s614 usando os pneus macios, separado por apenas 0s092 de Russell.

Poucas voltas foram completadas até os 30 minutos de sessão, o monegasco mesmo tinha obtido 8 voltas no traçado. Apenas Max Verstappen e Kevin Magnussen tinham 13 giros na sua conta.

Ainda usando o pneu macio do início da sessão, Alexander Albon cravou 1m20s596 para pegar o elevador na tabela de tempos e ocupar a primeira posição, depois de ser o oitavo colocado.

Usavam os pneus médios, apenas Russell, Hamilton, Verstappen, Pérez e Tsunoda. O restante do pelotão trabalhava com os pneus macios, mas os competidores ainda não tinham apostado em pneus novos para investir na simulação de classificação.

Ao longo de todo o fim de semana foi possível acompanhar vários erros de Verstappen ao longo do circuito. O holandês passou boa parte das sessões focado na corrida, tentando poupar pneus macios para a classificação.

Com quase 20 minutos para o encerramento da sessão, Carlos Sainz saltou para a ponta com o tempo 1m20s463, com apenas o segundo setor roxo. O espanhol superou Leclerc em 0s102, mas a diferença para Alex Albon era de apenas 0s133. Com os carros menos pesados, os pilotos deixavam os boxes para completar apenas uma volta rápida, ainda com o jogo de pneus antigos.

Nos últimos 16 minutos, os pilotos começaram a ser enviados para a pista com um jogo novo de pneus macios, Franco Colapinto rapidamente anotou 1m20s905 para ocupar o oitavo lugar na tabela. A Ferrari, que ainda não tinha instalado jogos novos, obteve a marca de 1m20s226. O tráfego passou a ficar ainda mais intenso, com os pilotos investindo nas voltas rápidas ao final da atividade.

Oscar Piastri superou Lando Norris com a marca de 1m20s252, o australiano da McLaren fora atrapalhado por Leclerc. Na sequência, os competidores atrapalharam Daniel Ricciardo e os comissários informaram uma investigação sobre o lance que envolveu o piloto da Racing Bulls.

Com todos os pilotos usando os pneus macios no final da sessão, Lewis Hamilton cravou 1m20s117, separado por 0s093 de Russell. Verstappen era apenas o sexto colocado com 1m20s368, ainda reclamando bastante da performance do carro.

Sergio Pérez que tentava emplacar uma volta rápida no final da sessão, extravasou os limites de pista prejudicando o seu giro.

Restando apenas três minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Leclerc, Piastri, Norris, Verstappen, Sainz, Albon, Colapinto e Hülkenberg.

A manhã foi finalizada com alguns pilotos tentando melhorar as suas marcas depois que o cronômetro já tinha zerado. A dupla da Mercedes optou por finalizar a sessão trabalhando com os pneus médios. Verstappen tentou melhorar o seu tempo, mas conseguiu uma marca de apenas 1m20s419 com o jogo de pneus macios velho.

Kevin Magnussen ficou parado na pista, quando a sessão já tinha se encerrado, indicando um problema de motor.

Conclusão do TL3 do GP da Itália – Foto: reprodução Fórmula 1
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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