Neste sábado (31) de manhã a Fórmula 1 encerrou as suas verificações em Monza, as equipes dedicaram um tempo da sessão para as voltas de simulação de classificação, se preparando para a próxima atividade do dia.
Quando os pilotos retornarem para a pista, será para definir as posições de largada para o GP da Itália de 2024. Lewis Hamilton dominou a atividade ao usar os pneus macios, o britânico anotou 1m20s117 com o carro da Mercedes, contra George Russell que cravou 1m20s210, separados por apenas 0s093.
Novamente a Mercedes chama a atenção, mesmo com uma pista quente que foi um problema para o time em outras atividades, eles têm performado bem ao longo deste fim de semana.
A Ferrari mira em uma boa classificação, para ter mais chances no GP da Itália, já que estão correndo em casa diante da sua torcida. Charles Leclerc foi o terceiro colocado quando as equipes experimentaram as voltas rápidas no final da sessão. O monegasco anotou 1m20s226. Carlos Sainz foi apenas o sétimo colocado, mas conta com um motor novo neste fim de semana, podendo exigir um pouco mais do seu equipamento nas sessões que estão por vir.
A dupla da McLaren segue marcando território entre os primeiros colocados, Oscar Piastri obteve a quarta posição, seguido por Lando Norris. Max Verstappen mais uma vez fez uma atividade bem discreta, ainda reclamando bastante do carro e foi apenas o sexto colocado.
Alexander Albon obteve o oitavo lugar, com Franco Colapinto em nono, chamando a atenção para a proximidade de desempenho dos novos companheiros de equipe.
Nico Hülkenberg finalizou a sessão ocupando o décimo lugar com a Haas.
A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP da Itália.
Saiba como foi o TL3 do GP da Itália
Neste sábado o dia da Fórmula 1 começou com a realização do TL3, no dia anterior Max Verstappen e Lewis Hamilton lideraram os respectivos treinos livres realizados. A Red Bull passou o dia focando na simulação de corrida, para tentar encontrar a melhor configuração para o restante do fim de semana.
A McLaren também fez um bom trabalho em pista, indicando que terá um ritmo forte em Monza.
Quando a atividade foi iniciada, as equipes começaram a realizar apenas voltas de instalação. Na pista a temperatura estava na casa dos 46 °C, com 31 °C no ambiente.
Não demorou muito para os tempos surgirem na tabela, Kevin Magnussen aotou 1m21s774, usando os pneus macios, mas foi superado por Max Verstappen (1m21s560) e Sergio Pérez (1m21s560) que usavam os pneus médios.
O início da sessão era marcado pelos competidores registrando tempos próximo do que foi obtido na sexta-feira.
Após 25 minutos de sessão, com todos os pilotos do grid contando ao menos com uma volta cronometrada, os dez primeiros eram: Leclerc, Russell, Sainz, Hamilton, Norris, Piastri, Verstappen, Albon, Hülkenberg e Pérez. O monegasco liderava com a marca de 1m20s614 usando os pneus macios, separado por apenas 0s092 de Russell.
Poucas voltas foram completadas até os 30 minutos de sessão, o monegasco mesmo tinha obtido 8 voltas no traçado. Apenas Max Verstappen e Kevin Magnussen tinham 13 giros na sua conta.
Ainda usando o pneu macio do início da sessão, Alexander Albon cravou 1m20s596 para pegar o elevador na tabela de tempos e ocupar a primeira posição, depois de ser o oitavo colocado.
Usavam os pneus médios, apenas Russell, Hamilton, Verstappen, Pérez e Tsunoda. O restante do pelotão trabalhava com os pneus macios, mas os competidores ainda não tinham apostado em pneus novos para investir na simulação de classificação.
Ao longo de todo o fim de semana foi possível acompanhar vários erros de Verstappen ao longo do circuito. O holandês passou boa parte das sessões focado na corrida, tentando poupar pneus macios para a classificação.
Com quase 20 minutos para o encerramento da sessão, Carlos Sainz saltou para a ponta com o tempo 1m20s463, com apenas o segundo setor roxo. O espanhol superou Leclerc em 0s102, mas a diferença para Alex Albon era de apenas 0s133. Com os carros menos pesados, os pilotos deixavam os boxes para completar apenas uma volta rápida, ainda com o jogo de pneus antigos.
Nos últimos 16 minutos, os pilotos começaram a ser enviados para a pista com um jogo novo de pneus macios, Franco Colapinto rapidamente anotou 1m20s905 para ocupar o oitavo lugar na tabela. A Ferrari, que ainda não tinha instalado jogos novos, obteve a marca de 1m20s226. O tráfego passou a ficar ainda mais intenso, com os pilotos investindo nas voltas rápidas ao final da atividade.
Oscar Piastri superou Lando Norris com a marca de 1m20s252, o australiano da McLaren fora atrapalhado por Leclerc. Na sequência, os competidores atrapalharam Daniel Ricciardo e os comissários informaram uma investigação sobre o lance que envolveu o piloto da Racing Bulls.
Com todos os pilotos usando os pneus macios no final da sessão, Lewis Hamilton cravou 1m20s117, separado por 0s093 de Russell. Verstappen era apenas o sexto colocado com 1m20s368, ainda reclamando bastante da performance do carro.
Sergio Pérez que tentava emplacar uma volta rápida no final da sessão, extravasou os limites de pista prejudicando o seu giro.
Restando apenas três minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Leclerc, Piastri, Norris, Verstappen, Sainz, Albon, Colapinto e Hülkenberg.
A manhã foi finalizada com alguns pilotos tentando melhorar as suas marcas depois que o cronômetro já tinha zerado. A dupla da Mercedes optou por finalizar a sessão trabalhando com os pneus médios. Verstappen tentou melhorar o seu tempo, mas conseguiu uma marca de apenas 1m20s419 com o jogo de pneus macios velho.
Kevin Magnussen ficou parado na pista, quando a sessão já tinha se encerrado, indicando um problema de motor.