ColunistasDestaquesNascarPost

Chris Buescher vence Daytona 400 e Bubba Wallace garante última vaga dos playoffs

Em prova marcada por acidente assustador de Ryan Preece, piloto da RFK conquistou a vitória com apoio do companheiro e “chefe” Brad Keselowski

O desfecho da temporada regular da NASCAR Cup Series não poderia ser mais emocionante. Em uma prova bastante disputada e com momentos de sustos, a RFK  traçou a estratégia perfeita na reta final e garantiu a dobradinha da Daytona 400, com Chris Buescher vencendo a terceira corrida na temporada de 2023.

O resultado também foi favorável para Bubba Wallace, que precisava apenas manter a vantagem nos pontos para garantir a última vaga para a pós-temporada e contar que nenhum piloto que estivesse atrás vencesse a prova. Com o triunfo de Buescher e o abandono de Ty Gibbs, o representante da 23Xi será um dos 16 pilotos que disputará o título da temporada nas dez corridas finais.

A corrida também foi marcada por um acidente assustador envolvendo Ryan Preece. O piloto da Stewart-Haas estava no meio do pelotão faltando seis voltas para o fim, quando recebeu o toque de Erik Jones e rodou, levando seu companheiro Chase Briscoe. Ao chegar na grama, o Ford Mustang número 41 catapultou e girou pelo menos 12 vezes, até cair totalmente destruído.

O piloto saiu consciente e alerta do carro após ajuda dos fiscais de pista e foi levado de ambulância até um hospital próximo do circuito. Preece passou a noite de sábado para domingo no hospital, mas foi liberado pelos médicos no dia seguinte.

Outro acidente marcante da corrida foi o big one envolvendo 15 carros, entre os quais, o de Ty Gibbs, que viu suas chances de classificação para os playoffs acabarem no final do segundo estágio, após levar um toque do companheiro de equipe Christopher Bell e iniciou uma reação em cadeia, com direito a uma pancada mais forte no muro de Ryan Blaney. Por sorte, nenhum piloto se machucou.

A definição da corrida ocorreu na relargada da prorrogação ocorrida após o acidente de Preece. Kevin Harvick estava na liderança, mas ao lado, Chris Buescher e Brad Keselowski se posicionaram como dupla e conseguiram pular na frente, abrindo vantagem. outros pilotos tentaram articular uma aproximação, mas a dupla da RFK, com o sócio da equipe Keselowski empurrando seu companheiro até a vitória.

Dentre os eliminados da temporada regular, a maior decepção acabou sendo Chase Elliott. O campeão da Cup de 2020 perdeu algumas corridas por uma fratura na perna e foi suspenso por mais uma (após provocar um acidente com Denny Hamlin em Charlotte) e, desde então, não conseguiu se recuperar no campeonato e, mesmo com o quarto lugar em Daytona, não conseguirá brigar pelo segundo título na divisão principal.

Chase Elliott não conseguiu vencer na temporada regular e ficou de fora dos playoffs (Brittney Wilbur/NASCAR Studio)

Outro piloto da Hendrick que não disputa os playoffs é Alex Bowman. O piloto do carro 48 também perdeu corridas por lesão, mas não chegou nem perto de disputar vitórias na temporada e, assim como Elliott, fica fora da briga pelo título. Outra decepção foi a Stewart-Haas, que viu três de seus quatro representantes eliminados, sendo nenhum deles chegou perto de ter uma chance real. Resultado bem abaixo de Aric Almirola (que se aposenta no fim do ano), Chase Briscoe e Ryan Preece.

Dentre os classificados, Martin Truex Jr terminou a temporada regular como o maior pontuador e leva pontos de bonificação para os playoffs da categoria. O campeão da Cup de 2017 somou três vitórias, sendo o segundo maior vencedor do ano, ao lado de Kyle Busch e Chris Buescher. O maior vencedor do ano até o momento segue sendo William Byron, que ganhou cinco etapas.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series, que terá a primeira prova dos playoffs da temporada 2023, será no próximo domingo, no tradicional circuito de Darlington.

Top-10 da etapa de Daytona:

1 – Chris Buescher (RFK/Ford)
2 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
3 – Aric Almirola (Stewart-Haas/Ford)
4 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
5 – Joey Logano (Penske/Ford)
6 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
7 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
8 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
9 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
10 – Corey Lajoie (Spire/Chevrolet)

Classificação dos pilotos habilitados para os playoffs:

William Byron – 2036
Martin Truex Jr – 2036
Denny Hamlin – 2025
Chris Buescher -2021
Kyle Busch – 2019
Kyle Larson – 2017
Christopher Bell – 2014
Ross Chastain – 2011
Brad Keselowski – 2010
Tyler Reddick – 2009
Ryan Blaney – 2008
Michael McDowell – 2007
Ricky Stenhouse Jr – 2005
Kevin Harvick – 2004
Bubba Wallace – 2000

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo