Os testes de pré-temporada no Bahrein chegaram ao fim com a Ferrari deixando uma impressão positiva. Charles Leclerc foi o destaque do encerramento ao liderar a sessão após uma sequência consistente de voltas rápidas nas duas horas finais, utilizando alguns conjuntos dos pneus médios novos. O monegasco registrou 1m31s992, a melhor marca de todo o programa de avaliações no circuito de Sakhir.
Com a queda da temperatura no início da noite, McLaren, Red Bull e Mercedes também partiram para simulações de classificação, aproveitando pneus novos para buscar tempos mais competitivos. Lando Norris garantiu a segunda colocação com 1m32s871, apesar de ter completado apenas 47 voltas devido a problemas identificados no MCL40 ainda no fim da manhã.
Max Verstappen terminou o dia em terceiro, com 1m33s109, concluindo 65 giros com o RB22. George Russell apareceu na sequência, marcando 1m33s197 e acumulando 82 voltas no período da tarde com o W17. Pierre Gasly colocou a Alpine entre os primeiros ao anotar 1m33s421, seguido por Oliver Bearman, da Haas (1m33s487), e Gabriel Bortoleto, da Audi (1m33s755).
Alpine e Williams ainda apostaram nos pneus C5 — os mais macios da gama — nas voltas finais, com Carlos Sainz também explorando o composto em busca de desempenho.
Em termos de quilometragem, Leclerc, Arvid Lindblad e Carlos Sainz – que tiveram um dia completo com suas equipes, ultrapassaram a barreira das 100 voltas. O monegasco conseguiu 132 voltas, enquanto o jovem estreante da Racing Bull fez 165 giros pelo traçado. Para fechar, o experiente piloto espanhol conseguiu 141 voltas com a Williams, impressionando em mais um dia de coleta de dados do time britânico.
Encerrada a pré-temporada, a Fórmula 1 agora volta as atenções para o GP da Austrália, que abre o campeonato entre os dias 6 e 8 de março.
Encerramento dos testes de pré-temporada no Bahrein
Logo depois da pausa para o almoço, as equipes retornaram aos poucos para o traçado, iniciando a última fase da coleta de dados. Na Mercedes, após o time enfrentar um problema com o motor pela manhã e partir para uma troca da unidade de potência – o W17 continuava em cima do cavalete, preparado para George Russell.
A Aston Martin conseguiu liberar Lance Stroll, mesmo com o canadense limitado nas voltas de instalação; no entanto, o padrão se repete, com os erros acontecendo na curva 10, enquanto o AMR26 era avistado mais uma vez travando os pneus. A equipe britânica enfrentou um problema com Fernando Alonso no dia anterior e eles estão sem peça de reposição, depois das múltiplas quebras que se sucederam nos testes.
LEIA MAIS: Leclerc lidera manhã do último dia de testes no Bahrein; Antonelli causa bandeira vermelha
Nos primeiros 20 minutos, Max Verstappen guiava o RB22, completando alguns giros com o pneu C3, enquanto rodava na casa de 1m38s428. Dez minutos mais tarde, foi a vez da Mercedes e da Cadillac colocarem George Russell e Valtteri Bottas em pista. No carro da equipe norte-americana, a avaliação era conduzida com um jogo de pneus duros.
Após 1h10 de testes, Charles Leclerc cravou 1m33s629, para se manter na liderança da tabela de tempos, melhorando a sua marca pessoal. O monegasco contava com um novo jogo de pneus C3 e aproveitou o momento para acelerar o SF-26. Neste momento, os dez primeiros eram: Leclerc, Antonelli, Piastri, Ocon, Hadjar, Gasly, Russell, Lindblad, Sainz e Hülkenberg.
Gabriel Bortoleto é liberado para as 2h25m finais, por demora na troca do assento. Quando a Audi foi para a pista, o time estava interessado em realizar um teste de simulação de corrida, antes de embarcar para as voltas rápidas.
New fastest lap ⏱️
Charles Leclerc lowers his own time to 1m 33.162s 💪#F1 #F1Testing pic.twitter.com/pM4AgBWOg8
— Formula 1 (@F1) February 20, 2026
A Aston Martin sinalizava que os trabalhos encerraram. O time fez apenas 6 voltas e começou a empacotar as coisas para retornar à Silverstone. Nos próximos dias, a Honda dará continuidade aos testes de bancada, visando a primeira etapa do campeonato.
Como esperado, com o cair da noite, Red Bull, Mercedes e Ferrari iniciaram as voltas em modo de simulação de classificação, explorando os últimos jogos de pneus novos que restavam. Charles Leclerc se confirmou mais uma vez na ponta, com a marca de 1m33s162. Na sequência, George Russell cravou 1m34s223, para se tornar o terceiro colocado na tabela de tempos, em busca de superar o 1m33s916 de Antonelli.
A guerra pela melhor volta acontecia entre a divisão dos setores do circuito, pois os pilotos ainda estavam com dificuldade para acertar uma volta rápida, sem realizar nenhuma correção.
O duelo foi avançando, munido por um novo conjunto de pneus médios, Max Verstappen conseguiu 1m33s866, dominando o primeiro setor do circuito do Bahrein, para se tornar o segundo colocado. Agora era o momento perfeito na pré-temporada para deixar a melhor impressão.
Foi a vez de Russell perder um pouco de espaço, quando Norris, que tinha há pouco tempo iniciado a sua coleta de dados, estabeleceu 1m33s999, roubando a quarta colocação. Desta forma, restando apenas 1h30m para o fim, os cinco primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Antonelli, Norris e Russell.
Lando’s back on track 💪
Ten laps under his belt now and he’s currently P4 👀#F1 #F1Testing pic.twitter.com/IGiLeUlVTX
— Formula 1 (@F1) February 20, 2026
As equipes líderes da tabela colocaram o plano em ação de queimar o seu estoque de pneus novos. Charles Leclerc ainda tinha fôlego para dominar a pista e, com os três setores roxos, obteve 1m32s655, enquanto atingia a marca de 113 voltas.
Norris avançou para o segundo lugar, com o tempo de 1m33s373, com pneus C3 usados, o competidor tinha apenas 13 voltas com o MCL40 nesta tarde. Verstappen seguiu a movimentação do final dos testes e estabeleceu a marca de 1m33s607. Por fim, Russell superou Antonelli, com 1m33s795. Oliver Bearman pegou o elevador na tabela de tempos, deixando o décimo segundo lugar para se tornar o sexto, com 1m33s920.
O monegasco com a Ferrari tentou superar a sua marca, em mais uma tentativa de volta rápida. Após dominar o primeiro setor, Leclerc cometeu um erro na curva 11 e abortou o giro, seguindo para os boxes alguns giros depois.
A Williams, que contava com pneus macios (C5), fez Carlos Sainz assumir a nona colocação, com 1m34s342. Grande parte das equipes do grid não solicitou esse tipo de pneu, por conta das características do Bahrein, que desgasta esse pneu rapidamente. No entanto, a Williams decidiu que era importante avaliar esses compostos.
Com o pneu C4, Leclerc foi para a pista mais uma vez, o monegasco dominou os primeiros dois setores do traçado, para estabelecer 1m32s297. Ainda estava longe da volta ideal, por conta de algumas correções, mas o resultado era surpreendente. Não é possível atestar quanto de combustível os carros estão carregando neste final de sessão; os times também não falam muito sobre quanta potência os motores têm. Apesar de querer deixar uma boa impressão e motivos positivos para serem comentados até o início dos treinos livres na Austrália, as equipes ainda não querem entregar todo o seu potencial de bandeja.
O relógio se apresentava para a meia hora final, Leclerc, por sua vez, continuava os testes de volta rápida. Com outro jogo de pneus médios C4, o monegasco melhorou seu tempo nos três setores do circuito para registrar 1m31s992. Na sequência, Bortoleto partiu para a nona colocação, após habitar o final da tabela de tempos, obtendo 1m34s215, para ter um gostinho das voltas rápidas, assim como Nico Hülkenberg.
Still P1
⏱️ 1m 31.992s#F1 #F1Testing pic.twitter.com/djTeljS8Bp
— Formula 1 (@F1) February 20, 2026
Embora Leclerc tenha utilizado mais alguns jogos de pneus novos, o piloto se manteve com o seu último melhor tempo. Por outro lado, Bortoleto aproveitou os últimos minutos antes do teste de largada para emplacar a sétima colocação, com a marca de 1m33s755, com o jogo de pneus C4 novo.
Para concluir os testes, as equipes partiram para o último teste de largada. Embora a Cadillac tenha acompanhado os outros times na saída para o traçado, eles abortaram a participação com Valtteri Bottas.
The final dress rehearsal before Melbourne!
Lights out in Bahrain concludes #F1Testing #F1 pic.twitter.com/tPqeHNgpRe
— Formula 1 (@F1) February 20, 2026
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







