AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Leclerc e Hamilton respondem às críticas de Elkann depois do GP de São Paulo

Após o duro abandono no GP de São Paulo, pilotos reforçam união interna e afirmam manter foco total para levar a equipe de volta ao topo

Após o GP de São Paulo, Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram alvo de críticas do presidente da Ferrari. Após o abandono duplo na prova brasileira, John Elkann foi categórico ao comentar que a dupla de pilotos deveria “falar menos e se concentrar em pilotar”.

O 2025 complicado da Ferrari, ainda sem vitórias em corridas principais, marcou as disputas do ano e o peso de passar por um campeonato patinando em vários quesitos. O carro e a dificuldade de guiar o equipamento, ressaltada pelos competidores, tem acompanhado eles, fazendo parte de diversos finais de semana ruins.

Embora Charles Leclerc tenha conseguido dois pódios na fase americana do calendário, o retorno das férias de verão, não aconteceram da forma que os pilotos imaginavam. Obviamente, os pilotos fizeram algumas críticas sobre o desenvolvimento do ano, deixando claro que a mídia não tem ideia do que acontece internamente na Ferrari.

Chegando em Las Vegas, dando início a última rodada tripla do campeonato, Charles Leclerc falou que após São Paulo teve a chance de conversar com Elkann e que suas palavras foram apenas refletindo a ambição que todos na Ferrari compartilham, para carregar a equipe ao topo mais uma vez.

“O John me conhece há muitos, muitos anos, e temos uma ótima relação. Sempre fomos muito honestos um com o outro e conversamos com muita frequência, então, obviamente, temos conversado desde então”, disse Leclerc.

“Obviamente, John é uma pessoa muito ambiciosa e quer o melhor para a Ferrari, assim como eu, e estamos tentando fazer o nosso melhor para garantir que a Ferrari volte ao topo. Essa é a prioridade do John, essa é a minha prioridade, essa é a prioridade de toda a equipe, e estamos fazendo absolutamente tudo para que isso aconteça. A melhor coisa que posso fazer é continuar dando o meu melhor e fazer tudo para trazer de volta o time que amo ao topo da classificação.”

Leclerc também comentou que apesar de lidar com alguns problemas em 2025, isso não diminuiu a sua motivação.

“Todas as temporadas são desafiadoras. Não acho que haja alguma mais fácil”, acrescentou o monegasco. “Há algumas que são mais felizes e outras em que é um pouco mais difícil manter o sorriso no rosto.”

“Esta é provavelmente uma daquelas provas que se torna um pouco mais difícil da primeira à última corrida, pois tínhamos grandes expectativas depois do ano passado. Começamos em desvantagem e depois temos que tentar recuperar a partir daí.”

“Isso não afeta minha motivação. Estou muito motivado, muito determinado a levar a Ferrari de volta ao topo, e é isso que me motiva. Foi uma temporada difícil, mas ainda vejo muitos pontos positivos em uma temporada como essa, e tenho certeza de que uma temporada assim nos ajudará a sermos melhores no futuro.”

“Mas temos que fazer mais, muito mais, para lutar por um campeonato, que espero que seja no ano que vem.”

Os pilotos foram na mesma linha de comentários, com Hamilton reforçando que a Ferrari segue unida.

“Temos estado focados em fazer o nosso trabalho na fábrica, por isso todos estão superconcentrados em melhorar”, explicou o heptacampeão mundial. “Falo com o John todas as semanas. Temos uma relação incrível. A paixão não desapareceu da nossa equipe.”

“Obviamente, temos um caminho árduo pela frente, mas queremos terminar o ano em alta. Foi muito difícil em alguns momentos do ano, mas sinto que me surpreendi com a minha resiliência.”

“Continuo me sentindo muito, muito otimista. Continuo me sentindo muito determinado, muito dedicado ao desafio que temos, e realmente vejo que cada desafio que enfrentamos é uma oportunidade de aprender e crescer.”

“Este foi o ano mais desafiador e definitivamente não é um ano que eu jamais sonharia, especialmente no meu primeiro ano na Ferrari, mas aproveitamos os aprendizados de cada fim de semana e realmente sinto que usaremos esses aprendizados para crescer e construir algo melhor no futuro.

“Acredito firmemente em cada indivíduo na fábrica e aqui na pista que faz um trabalho extraordinário. Todas as semanas, eles dão 100%, e isso é tudo o que se pode pedir das pessoas. Claro, temos que continuar – estou empenhado em ajudá-los a reconstruir e a voltar a vencer.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading