AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Leclerc ataca na largada, assume a liderança e vence o GP dos Estados Unidos, com Sainz completando dobradinha para a Ferrari

Em manobra excelente na largada, Leclerc toma a liderança de Lando Norris, para vencer a prova em Austin com folga

O GP dos Estados Unidos contou com vitória de Charles Leclerc, a terceira do monegasco na temporada 2024. Depois da curva 1, o piloto da Ferrari aproveitou o embate entre Lando Norris e Max Verstappen, para saltar para a primeira posição, superando os adversários. Depois de assumir a liderança, ele imprimiu um ritmo muito forte, conseguindo vencer a prova com folga.

A Ferrari apresentou um bom desempenho durante todo o fim de semana, mesmo não levando atualizações para Austin, a equipe encontrou uma boa configuração e fez uma excelente prova. Leclerc ainda precisou lidar com a pressão de Verstappen quando a relargada aconteceu, depois do abandono de Lewis Hamilton.

Mesmo com Carlos Sainz não conseguindo superar Max Verstappen em pista, a Ferrari escolheu uma boa estratégia para o espanhol, parando o competidor antes, o undercut funcionou como o planejado. Sainz conseguiu faturar o segundo lugar, formando uma dobradinha para a sua equipe.

O duelo entre Max Verstappen e Lando Norris aconteceu no final da corrida. O piloto da McLaren até fez a ultrapassagem no holandês, mas os comissários entenderam que a manobra realizada por fora da pista merecia uma punição. Norris recebeu cinco segundos por ter ganhado uma vantagem duradoura, desta forma, Verstappen subiu ao pódio.

Oscar Piastri foi o quinto colocado, fazendo uma corrida segura e sem ameaças com a sua McLaren.

A corrida de George Russell se desenhou de uma forma interessante, mesmo com o piloto da Mercedes começando a corrida do pit-lane, o britânico chegou à zona de pontuação, faturando o sexto lugar. A estratégia de largar com os pneus duros permitiu que Russell tivesse pneus médios novos para o final da corrida, o britânico superou Sergio Pérez nos metros finais. Ainda vale dizer que o piloto da Mercedes foi punido com cinco segundos, por ter jogado Valtteri Bottas para fora da pista.

O mexicano então precisou se contentar com o sétimo lugar com o segundo carro da Red Bull, fazendo mais uma corrida de recuperação na temporada 2024.

Nico Hülkenberg ficou com a oitava posição, representando a Haas, em mais um desempenho interessante em Austin. Liam Lawson conseguiu dois pontos, em sua primeira participação em uma corrida em 2024, quando assume o lugar de Daniel Ricciardo. Franco Colapinto fez uma corrida recheada de batalhas, para ocupar o décimo lugar com a Williams.

A Fórmula 1 já está de volta nesta próxima sexta-feira para o início das atividades do GP do México.

Saiba como foi o GP dos Estados Unidos

Lando Norris conquistou a pole do GP dos Estados Unidos, por conta de uma bandeira amarela provocada por George Russell após uma batida na curva 19. O incidente acabou prejudicando vários competidores que estavam tentando melhorar as suas voltas rápidas.

Liam Lawson e Zhou Guanyu estão punidos por alterações realizadas em seus motores, portanto, largaram do final do grid.

George Russell não tinha peças adicionais das atualizações da Mercedes levadas para Austin. Como a equipe precisou voltar o carro para especificações anteriores, o britânico foi forçado a começar a corrida do pit-lane.

 

Grid de largada do GP dos Estados Unidos de 2024 – Foto: reprodução FIA

Antes do início da prova, a temperatura na pista estava na casa dos 47 °C, com 28 °C no ambiente. A estratégia esperada para a realização dessa prova é de duas paradas.

Maior parte do grid começou a corrida usando os pneus médios, todos com compostos novos. Enquanto largaram com os pneus duros: Lance Stroll, Franco Colapinto, Lewis Hamilton, Liam Lawson e George Russell.

Com a largada autorizada, Norris manteve a dianteira, mas na primeira curva ele e Verstappen se tocaram. Foi neste exato momento que Leclerc saltou para a ponta, surpreendendo a todos. Norris caiu para a quarta posição, atrás de Sainz. Albon e Ocon se tocaram, fazendo o piloto da Alpine rodar.

Lewis Hamilton fez uma largada fenomenal, saltando para a décima segunda posição. Na sequência, Sainz atacou Verstappen, mandando o holandês para fora da pista. O espanhol seguiu atacando o adversário, tentando avançar para o segundo lugar.

Na ponta, Leclerc tinha mais de 1s4 de vantagem para Verstappen, enquanto Sainz permanecia atacando o holandês.

Foi no início da terceira volta que Hamilton ficou preso na brita da curva 19, perdendo o controle do carro igual aconteceu com Russell no final da classificação. O Saferty Car então pintou na pista, já que o carro do inglês não conseguia deixar a caixa de brita, pois ficou atolado. Na classificação do sábado, Hamilton já demonstrava a dificuldade de guiar o equipamento.

Os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Gasly, Magnussen, Tsunoda, Pérez e Alonso. Alexander Albon logo pulou para os boxes, instalando um jogo de pneus médios novos.

O Safety Car deixou a pista no final da 5ª volta. Verstappen tentou não perder o contato com Leclerc e quase bateu no monegasco. Liam Lawson ultrapassou Lance Stroll, assumindo o 12° lugar, para atacar Nico Hülkenberg na sequência. Instantes depois foi a vez de Stroll despencar na tabela, caindo para o 19° lugar.

Leclerc voltou a abrir uma vantagem de mais de um segundo para Verstappen, deixando que o piloto mais uma vez travasse um duelo com Sainz.

Iniciando o oitavo giro, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Gasly, Magnusse, Pérez e Hülkenberg. O piloto alemão da Haas concluiu a ultrapassagem em Alonso no giro anterior, para entrar na zona de pontuação.

Foi no nono giro, que Sainz começou a reclamar da falta de potência para permanecer realizando os seus ataques, além disso, o espanhol também estava sentindo cheiro de combustível. A distância de Sainz para Verstappen ficava na casa de 1s4.

Zhou rodou sozinho na curva 1, caindo para o 19° lugar, sem chances de reagir ao longo da prova. Conforme a corrida foi se desenrolando, os ataques diminuíam, pois as distâncias entre os pilotos eram ampliadas. No entanto, Pérez buscava Tsunoda, tentando ocupar o 8° lugar.

Na volta 14, Zhou foi chamado aos boxes para instalar um jogo novo de pneus médios. Quando foi devolvido para a pista, tinha uma distância de 25 segundos para Alex Albon.

No giro seguinte, Russell foi punido com cinco segundos por forçar Bottas para fora da pista. A corrida seguiu, com o finlandês se dirigindo para os boxes, instalando um jogo de pneus duros.

Chegando à volta 17, Pérez então ultrapassou Tsunoda, para se tornar o 8° colocado. Magnussen então deixou o caminho livre para Pérez, pois foi aos boxes instalar um jogo de pneus duros.

Com 18 voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Gasly, Pérez, Tsunoda, Hülkenberg e Lawson. Na volta seguinte, Gasly e Tsunoda abandonaram as suas posições para cumprir as paradas obrigatórias.

Leclerc já contava com mais de 8 segundos de vantagem para Verstappen, enquanto a distância do holandês para Sainz permanecia na cada de 1s8.

Chegando na volta 22, Sainz fez a sua troca de pneus, sendo devolvido na quinta posição. A Ferrari tentaria o undercut para cima de Verstappen, na busca pelo segundo lugar.

Lawson então se livrou de Fernando Alonso e na sequência também superou Colapinto, para se tornar o 9° colocado. Depois do embate com o espanhol no sábado, qualquer encontro do neozelandês com o espanhol era observado.

Na volta 26, Sainz superou Verstappen, pois o holandês foi aos boxes fazer a sua parada obrigatória. Na sequência a Ferrari chamou Leclerc, para o piloto também instalar os pneus duros. Norris assumiu brevemente a liderança da prova, mas logo atrás de Stroll e Albon que estavam em duelo pela 13ª posição.

Com 30 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Sainz, Verstappen, Russell, Lawson, Colapinto, Pérez e Magnussen. A dupla da McLaren, assim como Russell, Lawson e Colapinto, ainda estavam com os pneus da largada, vários pilotos estavam trabalhando com a possibilidade de fazer uma única parada.

Chegando na volta 32, a McLaren então fez a troca de pneus de Norris. Leclerc então retomou a liderança da corrida. Ocon também fez a sua troca obrigatória de pneus.

A corrida ficou estagnada, por conta das estratégias que foram mudando conforme a corrida avançou. Várias equipes perceberam que não precisavam fazer grandes malabarismos, para então promover uma segunda troca de pneus.

Pérez então superou Colapinto, para ocupar o sétimo lugar. Lawson fez a sua parada e conseguiu retornar à frente de Tsunoda, pois o overcut tinha funcionado melhor do que o esperado.

Colapinto também fez a sua parada próximo ao final da corrida e com pneus médios novos, tinha a chance de atacar os adversários, mirando a zona de pontuação. Russell também foi para os boxes, mas na volta 41, aproveitando o momento para cumprir a punição.

Tsunoda acabou rodando na curva 1, por um erro cometido ao iniciar a próxima volta no circuito. O piloto tentou desviar de Lawson para evitar contato com companheiro de equipe.

Chegando na volta 42, Verstappen passou a ser pressionado por Norris, que tinha pneus duros um pouco mais novos do que aqueles usados pelo holandês. Com a distância entre eles caindo para menos de um segundo.

Na volta 47, Colapinto surpreendeu com a volta mais rápida da corrida, cravando 1m37s611. Por ocupar o 10° lugar, poderia ganhar um ponto extra se permanecesse com o melhor giro da corrida.

Norris permanecia realizando a sua perseguição em Verstappen. Otimista para tentar celebrar o pódio.

Foi durante o giro 51, que Norris conseguiu a 3ª posição momentaneamente, mas o holandês estava fazendo um excelente trabalho de defesa. Na volta seguinte, Verstappen tentou espremer o adversário para fora da pista, como os dois extravasaram os limites de pista, Norris ficou com a 3ª posição.

Na volta 53, Norris fechou a porta para Verstappen, para garantir o terceiro lugar. A manobra realizada pelos pilotos era investigada pelos comissários, pois a RBR queria recuperar o pódio. Mias atrás, Russell tinha chegado em Pérez e começaram a brigar pelo 6° lugar.

No final da penúltima volta, Russell então fez a ultrapassagem em Pérez, empurrando o piloto da Red Bull para a 7ª posição.

Norris foi punido, recebendo cinco segundos de punição, com isso perdeu o terceiro lugar. Os comissários puniram o piloto da McLaren por deixar a pista e ganhado vantagem.

Charles Leclerc celebrou a terceira vitóri da temporada 2024, acompanhado por Sainz.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo