O GP dos Estados Unidos contou com vitória de Charles Leclerc, a terceira do monegasco na temporada 2024. Depois da curva 1, o piloto da Ferrari aproveitou o embate entre Lando Norris e Max Verstappen, para saltar para a primeira posição, superando os adversários. Depois de assumir a liderança, ele imprimiu um ritmo muito forte, conseguindo vencer a prova com folga.
A Ferrari apresentou um bom desempenho durante todo o fim de semana, mesmo não levando atualizações para Austin, a equipe encontrou uma boa configuração e fez uma excelente prova. Leclerc ainda precisou lidar com a pressão de Verstappen quando a relargada aconteceu, depois do abandono de Lewis Hamilton.
Mesmo com Carlos Sainz não conseguindo superar Max Verstappen em pista, a Ferrari escolheu uma boa estratégia para o espanhol, parando o competidor antes, o undercut funcionou como o planejado. Sainz conseguiu faturar o segundo lugar, formando uma dobradinha para a sua equipe.
O duelo entre Max Verstappen e Lando Norris aconteceu no final da corrida. O piloto da McLaren até fez a ultrapassagem no holandês, mas os comissários entenderam que a manobra realizada por fora da pista merecia uma punição. Norris recebeu cinco segundos por ter ganhado uma vantagem duradoura, desta forma, Verstappen subiu ao pódio.
Oscar Piastri foi o quinto colocado, fazendo uma corrida segura e sem ameaças com a sua McLaren.
A corrida de George Russell se desenhou de uma forma interessante, mesmo com o piloto da Mercedes começando a corrida do pit-lane, o britânico chegou à zona de pontuação, faturando o sexto lugar. A estratégia de largar com os pneus duros permitiu que Russell tivesse pneus médios novos para o final da corrida, o britânico superou Sergio Pérez nos metros finais. Ainda vale dizer que o piloto da Mercedes foi punido com cinco segundos, por ter jogado Valtteri Bottas para fora da pista.
O mexicano então precisou se contentar com o sétimo lugar com o segundo carro da Red Bull, fazendo mais uma corrida de recuperação na temporada 2024.
Nico Hülkenberg ficou com a oitava posição, representando a Haas, em mais um desempenho interessante em Austin. Liam Lawson conseguiu dois pontos, em sua primeira participação em uma corrida em 2024, quando assume o lugar de Daniel Ricciardo. Franco Colapinto fez uma corrida recheada de batalhas, para ocupar o décimo lugar com a Williams.
A Fórmula 1 já está de volta nesta próxima sexta-feira para o início das atividades do GP do México.
Saiba como foi o GP dos Estados Unidos
Lando Norris conquistou a pole do GP dos Estados Unidos, por conta de uma bandeira amarela provocada por George Russell após uma batida na curva 19. O incidente acabou prejudicando vários competidores que estavam tentando melhorar as suas voltas rápidas.
Liam Lawson e Zhou Guanyu estão punidos por alterações realizadas em seus motores, portanto, largaram do final do grid.
George Russell não tinha peças adicionais das atualizações da Mercedes levadas para Austin. Como a equipe precisou voltar o carro para especificações anteriores, o britânico foi forçado a começar a corrida do pit-lane.
Antes do início da prova, a temperatura na pista estava na casa dos 47 °C, com 28 °C no ambiente. A estratégia esperada para a realização dessa prova é de duas paradas.
Maior parte do grid começou a corrida usando os pneus médios, todos com compostos novos. Enquanto largaram com os pneus duros: Lance Stroll, Franco Colapinto, Lewis Hamilton, Liam Lawson e George Russell.
Com a largada autorizada, Norris manteve a dianteira, mas na primeira curva ele e Verstappen se tocaram. Foi neste exato momento que Leclerc saltou para a ponta, surpreendendo a todos. Norris caiu para a quarta posição, atrás de Sainz. Albon e Ocon se tocaram, fazendo o piloto da Alpine rodar.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT IN AUSTIN!!! 🇺🇸
What a start! Norris and Verstappen duel into Turn 1 and as they scrap through goes Leclerc!!! #F1 #USGP pic.twitter.com/fXuEazNYtC
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
Lewis Hamilton fez uma largada fenomenal, saltando para a décima segunda posição. Na sequência, Sainz atacou Verstappen, mandando o holandês para fora da pista. O espanhol seguiu atacando o adversário, tentando avançar para o segundo lugar.
Na ponta, Leclerc tinha mais de 1s4 de vantagem para Verstappen, enquanto Sainz permanecia atacando o holandês.
Foi no início da terceira volta que Hamilton ficou preso na brita da curva 19, perdendo o controle do carro igual aconteceu com Russell no final da classificação. O Saferty Car então pintou na pista, já que o carro do inglês não conseguia deixar a caixa de brita, pois ficou atolado. Na classificação do sábado, Hamilton já demonstrava a dificuldade de guiar o equipamento.
LAP 3/56
Hamilton into the gravel and out of the race ❌
That beached Mercedes will need moving and we have a Safety Car #F1 #USGP pic.twitter.com/GunZRrSUIe
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
Os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Gasly, Magnussen, Tsunoda, Pérez e Alonso. Alexander Albon logo pulou para os boxes, instalando um jogo de pneus médios novos.
O Safety Car deixou a pista no final da 5ª volta. Verstappen tentou não perder o contato com Leclerc e quase bateu no monegasco. Liam Lawson ultrapassou Lance Stroll, assumindo o 12° lugar, para atacar Nico Hülkenberg na sequência. Instantes depois foi a vez de Stroll despencar na tabela, caindo para o 19° lugar.
🟢 GREEN LIGHT 🟢
LAP 6/56: We are racing again! #F1 #USGP pic.twitter.com/5KGa98evWW
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
Leclerc voltou a abrir uma vantagem de mais de um segundo para Verstappen, deixando que o piloto mais uma vez travasse um duelo com Sainz.
Iniciando o oitavo giro, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Gasly, Magnusse, Pérez e Hülkenberg. O piloto alemão da Haas concluiu a ultrapassagem em Alonso no giro anterior, para entrar na zona de pontuação.
Foi no nono giro, que Sainz começou a reclamar da falta de potência para permanecer realizando os seus ataques, além disso, o espanhol também estava sentindo cheiro de combustível. A distância de Sainz para Verstappen ficava na casa de 1s4.
Zhou rodou sozinho na curva 1, caindo para o 19° lugar, sem chances de reagir ao longo da prova. Conforme a corrida foi se desenrolando, os ataques diminuíam, pois as distâncias entre os pilotos eram ampliadas. No entanto, Pérez buscava Tsunoda, tentando ocupar o 8° lugar.
LAP 10/56
Zhou, who was going well in P13, spins at Turn 1 and drops down the order to P19 😖#F1 #USGP pic.twitter.com/38LpkXDGLq
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
Na volta 14, Zhou foi chamado aos boxes para instalar um jogo novo de pneus médios. Quando foi devolvido para a pista, tinha uma distância de 25 segundos para Alex Albon.
No giro seguinte, Russell foi punido com cinco segundos por forçar Bottas para fora da pista. A corrida seguiu, com o finlandês se dirigindo para os boxes, instalando um jogo de pneus duros.
Chegando à volta 17, Pérez então ultrapassou Tsunoda, para se tornar o 8° colocado. Magnussen então deixou o caminho livre para Pérez, pois foi aos boxes instalar um jogo de pneus duros.
Com 18 voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Gasly, Pérez, Tsunoda, Hülkenberg e Lawson. Na volta seguinte, Gasly e Tsunoda abandonaram as suas posições para cumprir as paradas obrigatórias.
Leclerc já contava com mais de 8 segundos de vantagem para Verstappen, enquanto a distância do holandês para Sainz permanecia na cada de 1s8.
LAP 21/56
It’s an open road ahead for Charles Leclerc 😎
His nearest challenger, Max Verstappen, is almost nine seconds behind #F1 #USGP pic.twitter.com/JtePi5UyQ5
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
Chegando na volta 22, Sainz fez a sua troca de pneus, sendo devolvido na quinta posição. A Ferrari tentaria o undercut para cima de Verstappen, na busca pelo segundo lugar.
Lawson então se livrou de Fernando Alonso e na sequência também superou Colapinto, para se tornar o 9° colocado. Depois do embate com o espanhol no sábado, qualquer encontro do neozelandês com o espanhol era observado.
Na volta 26, Sainz superou Verstappen, pois o holandês foi aos boxes fazer a sua parada obrigatória. Na sequência a Ferrari chamou Leclerc, para o piloto também instalar os pneus duros. Norris assumiu brevemente a liderança da prova, mas logo atrás de Stroll e Albon que estavam em duelo pela 13ª posição.
Com 30 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Sainz, Verstappen, Russell, Lawson, Colapinto, Pérez e Magnussen. A dupla da McLaren, assim como Russell, Lawson e Colapinto, ainda estavam com os pneus da largada, vários pilotos estavam trabalhando com a possibilidade de fazer uma única parada.
LAP 30/56: RACE CLASSIFICATION
It’s Norris from Piastri up front, but both McLarens have yet to pit 👀#F1 #USGP pic.twitter.com/ANn4U2Jakj
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
Chegando na volta 32, a McLaren então fez a troca de pneus de Norris. Leclerc então retomou a liderança da corrida. Ocon também fez a sua troca obrigatória de pneus.
LAP 32/56
Norris finally comes into the pits and bolts on hard tyres. 2.2 seconds is a super quick stop but he returns to the track behind Verstappen #F1 #USGP pic.twitter.com/wDtCWwm5Nt
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
A corrida ficou estagnada, por conta das estratégias que foram mudando conforme a corrida avançou. Várias equipes perceberam que não precisavam fazer grandes malabarismos, para então promover uma segunda troca de pneus.
Pérez então superou Colapinto, para ocupar o sétimo lugar. Lawson fez a sua parada e conseguiu retornar à frente de Tsunoda, pois o overcut tinha funcionado melhor do que o esperado.
Colapinto também fez a sua parada próximo ao final da corrida e com pneus médios novos, tinha a chance de atacar os adversários, mirando a zona de pontuação. Russell também foi para os boxes, mas na volta 41, aproveitando o momento para cumprir a punição.
Tsunoda acabou rodando na curva 1, por um erro cometido ao iniciar a próxima volta no circuito. O piloto tentou desviar de Lawson para evitar contato com companheiro de equipe.
Chegando na volta 42, Verstappen passou a ser pressionado por Norris, que tinha pneus duros um pouco mais novos do que aqueles usados pelo holandês. Com a distância entre eles caindo para menos de um segundo.
Na volta 47, Colapinto surpreendeu com a volta mais rápida da corrida, cravando 1m37s611. Por ocupar o 10° lugar, poderia ganhar um ponto extra se permanecesse com o melhor giro da corrida.
Norris permanecia realizando a sua perseguição em Verstappen. Otimista para tentar celebrar o pódio.
Foi durante o giro 51, que Norris conseguiu a 3ª posição momentaneamente, mas o holandês estava fazendo um excelente trabalho de defesa. Na volta seguinte, Verstappen tentou espremer o adversário para fora da pista, como os dois extravasaram os limites de pista, Norris ficou com a 3ª posição.
Na volta 53, Norris fechou a porta para Verstappen, para garantir o terceiro lugar. A manobra realizada pelos pilotos era investigada pelos comissários, pois a RBR queria recuperar o pódio. Mias atrás, Russell tinha chegado em Pérez e começaram a brigar pelo 6° lugar.
No final da penúltima volta, Russell então fez a ultrapassagem em Pérez, empurrando o piloto da Red Bull para a 7ª posição.
Norris foi punido, recebendo cinco segundos de punição, com isso perdeu o terceiro lugar. Os comissários puniram o piloto da McLaren por deixar a pista e ganhado vantagem.
Charles Leclerc celebrou a terceira vitóri da temporada 2024, acompanhado por Sainz.
RACE CLASSIFICATION (LAP 56/56)
A red letter day for @ScuderiaFerrari #F1 #USGP pic.twitter.com/a7HuHuTjlp
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.