O primeiro treino livre em Singapura foi realizado nesta sexta-feira (20), a sessão ocorre no fim de tarde, pois a prova desta vez é noturna. Charles Leclerc foi o líder da sessão, evoluindo cada vez mais em suas passagens pela pista, o monegasco atingiu a marca de 1m31s763.
Ao longo da atividade, a proximidade dos pilotos ficou evidente, mesmo nas primeiras verificações e exploração do traçado. Leclerc e Norris “brigaram” pela liderança, aproveitando muito a evolução da pista. O britânico da McLaren fechou o TL1 ocupando o segundo lugar, com a marca de 1m31s839.
Carlos Sainz foi o terceiro colocado com o carro da Ferrari, atrás de Leclerc por apenas 0s189. No ano passado o piloto espanhol venceu a corrida, o time italiano está bem confiante de ter um grande resultado nesta pista e talvez repetir o que foi feito em 2023.
Max Verstappen foi o quarto colocado com o equipamento da Red Bull, seguido de perto por Yuki Tsunoda da Racing Bulls. Oscar Piastri fechou a sessão no sexto lugar com a McLaren, enquanto Daniel Ricciardo foi o sétimo colocado, com Alexander Albon em oitavo, Fernando Alonso em nono e Esteban Ocon em décimo. Franco Colapinto que faz a sua primeira corrida em Singapura, já que tanto a F3 como a F2 não correm por lá, fez uma sessão segura, obtendo o décimo primeiro lugar.
Nenhuma bandeira vermelha comprometeu a sessão e foram poucos momentos de sinalização de erros, com o uso das bandeiras amarelas.
A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para cumprir o cronograma da sexta-feira e participar do TL2.
Saiba como foi o TL1 do GP de Singapura
Essa não é uma pista que as equipes costumam levar muitas novidades, por conta de ser muito fácil errar e bater em uma das barreiras que delimita o traçado. Porém, a Red Bull fez um ajuste na geometria do freio dianteiro. A Ferrari levou uma asa dianteira nova, enquanto a McLaren apostou em um ajuste na asa traseira.
A Aston Martin também fez uma alteração na asa dianteira; a Alpine na asa traseira; na Williams o ajuste foi na suspensão dianteira, enquanto a Racing Bulls foi pelo lado de alterar a asa dianteira, o restante das equipes não fez nenhuma modificação.
No fim de tarde, a primeira sessão de verificações era iniciada. A temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 31 °C no ambiente. Com os primeiros pilotos ocupando o traçado, os pneus duros e médios eram os mais utilizados. As equipes iniciavam testes aerodinâmicos, na Ferrari de Sainz e na McLaren de Norris, o flow-vis estava espalhado na asa traseira.
Kevin Magnussen retornou ao seu carro, depois de ser banido por uma corrida.
Entre as novidades deste fim de semana, a McLaren, Racing Bulls e Mercedes estavam com pinturas comemorativas para essa etapa.
Com dez minutos de sessão, Lando Norris liderava a atividade, com a marca de 1m33s903, separado por 0s514 de Max Verstappen. Neste momento do TL1, apenas Oscar Piastri não fora liberado pela equipe para iniciar as verificações. Daniel Ricciardo completou apenas dois giros e foi chamado aos boxes.
Ao longo da sessão, alguns pilotos cometiam erros, principalmente na curva 14 do circuito.
Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Sainz, Albon, Russell, Colapinto, Tsunoda, Alonso, Stroll e Ocon. O melhor tempo obtido por Leclerc era na casa de 1m32s702, o traçado já tinha evoluído bastante, assim como os pilotos que começavam a ganhar mais confiança.
Com quase meia hora de sessão, vários pilotos retornavam ao traçado usando pneus macios. Norris melhorou ainda mais o tempo, anotando 1m32s165, mesmo ainda cometendo um pequeno erro na sua volta. Verstappen voltou a ocupar o segundo lugar com 1m32s381, com uma diferença de 0s216. Hamilton foi por sua vez era o terceiro colocado com 1m32s679.
Em uma atividade bem dinâmica e com a pista cheia outra vez, Alexander Albon surgiu no quinto lugar (1m32s451), enquanto Colapinto era o oitavo colocado (1m32s618).
A Alpine também iniciou as suas verificações aerodinâmicas, a mistura de tinta e parafina estava na asa traseira do carro.
Ao longo desta sessão, os pilotos também tentavam lidar com essa quarta zona de DRS liberada neste ano. O trecho fica entre as curvas 14 e 16, a liberação aconteceu neste ano, pois em 2023 os times ainda estavam se adaptando a alteração realizada no próprio traçado, que provocou até mesmo uma redução no número de curvas. O tempo de volta já começava a despencar, podendo impactar no ritmo de evolução da corrida.
Circuito de Singapura com a 4ª zona de ativação do DRS – Foto: reprodução F1Chegando aos últimos 15 minutos de sessão, Leclerc recuperou a ponta, anotando 1m31s763, quando colocava quilometragem nos pneus macios. Apenas a dupla da Mercedes e da Racing Bulls, fizeram uma breve verificação com os peus macios.
Daniel Ricciardo e Yuki Tsnoda tiveram os seus programas divididos, assim como Lando Norris e Oscar Piastri, além da Sauber com Valtteri Borras e Zhou Guanyu, com um dos pilotos usando os pneus duros e o outro os médios.
Na próxima sessão de treinos livres, os pilotos já vão encontrar condições de pista semelhantes as enfrentadas na classificação e corrida, com a noite de Singapura finalmente caindo.
Oscar Piastri encontrou a barreira de contenção, a roda do seu carro ficou um pouco danificada, mas após uma breve verificação da equipe, o australiano permaneceu em pista, podendo finalizar a sessão com os outros competidores.
As equipes fizeram o programa voltado para a simulação de corrida, para aproveitar o momento e verificar a durabilidade de pneus macios e duros. Sergio Pérez enfrentou problema nos freios, com a Red Bull solicitando ao mexicano para encostar o carro, mas Pérez ainda participou da simulação de largada.
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