A saída de Laurent Mekies era esperada para o GP da Inglaterra, mas acontece agora no GP da Bélgica. Nesta etapa o francês deixa oficialmente o cargo de diretor de corrida.
A Ferrari realizou o anúncio nesta quinta-feira (27), mas Frédéric Vasseur tinha comentado essa saída para o Corriere dello Sport, publicada nesta última quarta-feira.
“Bem. Estudamos na mesma escola da França, nos conhecemos há vinte e cinco anos, ele me ajudou muito quando cheguei na Ferrari, nosso relacionamento sempre foi excelente e quero que continue assim quando formos concorrentes. É difícil me separar de Laurent, mas ele é ambicioso com razão: será um dos dez chefes de equipe da F1, não podia negar esta possibilidade”, comentou Vasseur.
“Vamos distribuir a sua função internamente entre três ou quatro pessoas: Diego Ioverno, que voltou recentemente ao pit, lidará com os regulamentos e as relações com a FIA. Mas será preciso decidir quantas pessoas dedicar à aerodinâmica, que linha seguir para o novo regulamento de 2026, quantos recursos mover de 2024 para 2026, todas as questões delicadas e estratégicas”, seguiu.
A promoção de Ioverno faz parte de uma reestruturação interna da Ferrari, além de outras mudanças que já aconteceram na equipe. Desde o GP do Canadá, Ioverno esteve com Mekies no pit-wall, além disso, ele retornou ao dia a dia da equipe nas pistas, ocupando funções em Maranello.
Mekies foi escolhido pela AlphaTauri para ser o novo chefe de equipe do time, o francês vai substituir Franz Tost no próximo ano. A Alpha está passando por diversas mudanças, visando o próximo ano e outras alterações serão realizadas nos próximos meses.
Mesmo com o anúncio da contratação da AlphaTauri, Mekies viveu um empasse para a sua liberação, com a Ferrari tentando determinar qual era o melhor momento para Laurent deixar o cargo, já que não contavam com a sua saída no momento que o convite do outro time surgiu. Red Bull e Ferrari precisaram acertar os termos para o francês deixar Maranello e cumpri a quarentena de seis meses, até assumir o novo cargo. Mekies já não estava participando de futuras decisões técnicas do time, além de não ter mais acesso as ‘áreas sensíveis’ na Ferrari
“O tempo de Laurent Mekies na Ferrari termina neste fim de semana. O diretor de corrida não estará na Bélgica e deixa o Cavalo Rampante após quatro temporada e meia, período em que a equipe conquistou sete vitórias. Toda a equipe lhe agradece por sua grande contribuição durante esses anos”, informou o comunicado da equipe.
“A partir do Grande Prêmio da Bélgica, parte das funções de Laurent no pit-wall será realizada por Diego Ioverno, que assume a função de Diretor Esportivo. Ele será responsável por todos os assuntos esportivos, bem como pela ligação com a FIA. Ioverno é um membro da Scuderia, tendo trabalhado em Maranello nos últimos 23 anos. Junto com seus colegas no pit-wall, Matteo Togninalli, chefe de engenharia de pista e Ravin Jain, estrategista de corrida, ele se reportará diretamente ao chefe da equipe, Fred Vasseur.”
Scuderia Ferrari team statement pic.twitter.com/ckjARjN9jF
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) July 27, 2023