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Buemi supera Hughes e crava a pole para Corrida 1 da Fórmula E em Diriyah

Após uma batalha intensa, Buemi conseguiu estabelecer a pole, o piloto superou Hughes nos últimos metros do traçado de rua de Diriyah

Nesta sexta-feira (27) os pilotos da Fórmula E definiram o grid de largada para a Corrida 1 em Diriyah. A classificação foi uma atividade bem equilibrada até o final. O último duelo aconteceu entre Jake Hughes e Sébastien Buemi, com o piloto da Envision faturando a melhor.

A classificação mostra que teremos uma corrida bem apertada, principalmente por ser difícil ultrapassar neste traçado.

Jake Dennis que é o atual líder do campeonato vai começar a corrida da décima segunda posição, pois não conseguiu avançar para as quartas de final.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula E em Diriyah

Quando a classificação teve início a temperatura na pista estava na casa dos 20°C, com 18°C no ambiente. Essa é a primeira definição no grid que acontecerá neste fim de semana, pois no sábado para a segunda corrida, uma nova disputa acontecerá em Diriyah.

GRUPO A

Divididos em grupos os pilotos seguiram para o traçado para buscar os quatro primeiros lugares na tabela de tempos e ter a oportunidade de avançar para as quartas de final. Os pilotos que estão do lado ímpar do campeonato formaram o Grupo A. Ticktum estava passando bem próximo ao muro de contenção para explorar a pista e assim obteve 1m12s483 em sua primeira volta rápida.

Hughes saltou para a ponta sendo o primeiro competidor a entrar na casa de 1m11s586, mas na sequência Fenestraz superou o piloto da McLaren com 1m11s169. Quando restavam cerca de sete minutos para o encerramento da sessão, Guenther bateu no muro de contenção da curva 12, após perder o controle do seu Maserati.

A bandeira vermelha precisou ser acionada para que a equipe de pista realizasse o resgate do carro de Guenther, além de arrumar a barreira de contenção.

Antes da atividade ser reestabelecida (o que levou um certo tempo), os quatro primeiros eram: Fenestraz, Hughes, Mortara e Da Costa.

Fenestraz levou um pouco mais de tempo antes de a Nissan liberar o piloto mais uma vez para o traçado, desta forma Hughes saltou para a ponta mais uma vez, anotando 1m10s998. O piloto da McLaren era acompanhado por Dennis, Di Grassi e Fenestraz.

Era possível observar que Ticktum estava tentando corrigir o seu carro, brigando um pouco com o equipamento da NIO em algumas curvas do traçado de Diriyah. O piloto que liderou o TL2 anotou 1m10s792.

Mortara também bateu o carro, quando perdeu a traseira do seu carro, desta forma os dois carros da Maserati deram por encerrada a sessão.

Avançaram para as quartas de final, Hughes, Rowland, Ticktum e Di Grassi. O piloto brasileiro com a Mahindra encontrou uma última boa volta rápida no traçado, para ocupar o quarto lugar.

GRUPO B

O Grupo B era composto pelos pilotos que estão do lado par do campeonato. Neste grupo era possível ver Van Der Linde que está substituindo Robin Frijns, pois o piloto titular da equipe sofreu um acidente no México e passou por uma cirurgia para a recuperação do punho e pulso. O competidor da ABT anotou 1m12s055 em sua primeira volta rápida no traçado.

Sette Câmara buscava as quatro primeiras posições e rapidamente anotou 1m10s910. O brasileiro tentava contribuir para que os dois carros da NIO estivessem na disputa das quartas de finais.

Quando restavam cerca de 6 minutos para o encerramento da primeira fase da classificação, os quatro primeiros eram: Buemi, Wehrlein, Lotterer e Bird.

Com uma disputa acirrada e alguns competidores passando pelos boxes, Vergne viu a oportunidade de saltar para o terceiro lugar registrando 1m10s602, para superar Lotterer.

Em sua volta rápida Wehrlein quase acertou a traseira de Sette Câmara que estava lento pelo traçado. O brasileiro anotou 1m10s598, mas a direção de prova passou a investigar o seu movimento na pista. Câmara reclamou com a equipe sobre a forma que o time estava passando as informações e também reclamou dos retrovisores do carro que não estavam ajudando a localizar a posições de outros competidores pelo traçado.

Com o cronômetro zerado, Bird, Buemi, Evans e Rast seguiram para as quartas de final. Müller foi o único competidor que não anotou tempo, pois após bater no TL2, a equipe estava trabalhando para recuperar o carro do competidor para a corrida.

QUARTAS DE FINAL 

O primeiro duelo foi realizado entre Rowland e Ticktum. O piloto da NIO se destacava em seu giro rápido pelo traçado, pois conseguiu ampliar a diferença que tinha para o piloto da Mahindra. Ticktum anotou 1m09s593 derrotando Rowland que obteve 1m10s114.

O próximo duelo ocorreu entre Hughes e Di Grassi. O brasileiro anotou 1m10s052, mas era mais lento que o piloto da McLaren. O estreante da McLaren anotou 1m09s713, surpreendendo um campeão da categoria para avançar para a próxima fase da classificação.

Evans e Buemi formaram o terceiro duelo, o piloto da Jaguar obteve 1m10s039, após uma briga bem equilibrada, mas no último trecho da pista o piloto da Envision performou melhor para obter 1m09s790 e seguir para a semifinal.

O último duelo das quartas de final foi disputado entre Rast e Bird. O piloto da Jaguar começou a volta com uma certa vantagem, mas Rast foi se aproximando do piloto da Jaguar. De forma muito próxima Bird obteve 1m09s558, contra 1m09s729 aferidos pelo competidor da McLaren.

SEMIFINAL

O primeiro duelo da semifinal aconteceu entre dois pilotos que estão se destacando ao longo do fim de semana. Hughes foi liberado primeiro para a pista, mas na sequência Ticktum perseguia o rival. O duelo começou de forma equilibrada, com Ticktum obtendo alguma vantagem em algumas partes do traçado. Hughes obteve 1m09s779, avançando para a disputa da pole, enquanto Ticktum perdeu a traseira do carro no final da volta e anotou 1m10s246, após salvar o carro de um encontro com o muro.

Buemi e Bird foram para a segunda batalha que antecede a disputa para a pole. O duelo entre os competidores também se mostrou bem equilibrada, com Buemi tentando se manter próximo do rival. Com o carro da Envision o piloto anotou 1m09s366 para brigar com a pole, enquanto Bird obteve 1m09s462.

POLE

O duelo final foi marcado por um piloto experiente na Fórmula E e um competidor novato que está realizando a sua primeira temporada na categoria elétrica. O piloto da McLaren anotou 1m09s495, mas nos últimos metros o piloto da Envision cravou 1m09s435 para ficar com a pole. Buemi obteve a décima quinta pole da carreira.

Sébastien Buemi cravou a pole para a segunda corrida da Fórmula E da temporada 2022/23 – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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