A chuva chegou ao Hungaroring como era esperado nesta manhã de sábado (30). O TL3 começou com a pista molhada e como existem chances da classificação ser realizada em condições semelhantes, os pilotos não tiveram como ignorar a sessão. Os competidores deixaram os boxes para realizar a sua coleta de dados e também estavam focados na preparação dos carros para a classificação.
O TL3 terminou com emoção, Sebastian Vettel provocou uma bandeira vermelha quando perdeu o carro, mas os pilotos tiveram tempo de retornar para a pista. Com o traçado cheio, os pilotos tentaram melhorar as suas marcas com o cronômetro já zerado. Nicholas Latifi surpreendeu ao anotar 1m41s480 para liderar o TL3, o piloto se aproveitou da evolução da pista para encaixar uma boa volta.
O piloto canadense tinha os mesmos pneus intermediários que o restante dos competidores instalados em seu carro. Latifi ainda superou Charles Leclerc por 0s661. O monegasco já tinha conseguido uma última excelente volta rápida, pois ultrapassou Max Verstappen em mais de um segundo – o holandês conseguiu o quarto lugar. Vale ressaltar que a performance da Williams ainda chama a atenção, principalmente por Alexander Albon ter conquistado o terceiro lugar.
George Russell foi o quinto colocado, representando a Mercedes no Top-10, enquanto Lewis Hamilton optou por não forçar tanto o W13. Os pilotos foram um pouco mais cuidados no TL3, com medo de bater pouco antes da classificação. Por outro lado, Fernando Alonso estava exigindo do carro e foi o único que arriscou o uso dos pneus intermediários em um momento da sessão onde todos os outros competidores usavam os pneus de chuva extrema.
Carlos Sainz completou a atividade no sétimo lugar, seguido por Lando Norris que ficou em oitavo. Sebastian Vettel conseguiu o nono lugar, antes de bater na barreira de contenção. Kevin Magnussen completou o Top-10.
A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para uma sessão que pode ser igualmente caótica.
Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 na Hungria
Como era prometido a chuva caiu na pista neste sábado. As temperaturas estavam bem baixas na pista era aferido os 22°C, com 19°C no ambiente.
Assim que o traçado foi liberado, Charles Leclerc seguiu para a pista usando os pneus de chuva pesada (faixa azul), o monegasco anotou 1m46s044, abrindo a tabela de tempos. Como a classificação tinha chances de ser realizada na chuva, não demorou muito para que outros pilotos também fossem liberados para o traçado. Sainz registrou 1m44s626. Leclerc evoluiu a sua marca para 1m43s364. Lando Norris surgiu na terceira posição com 1m46s746.
Charles Leclerc is the first driver out on track 🙌#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/33zEMNraVY
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Com quinze minutos de atividade, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Alonso, Ricciardo, Stroll, Norris, Tsunoda, Zhou, Schumacher e Bottas. Alonso era o único na pista que teve coragem de instalar os pneus intermediários (faixa verde) neste momento que a pista estava bem molhada, o espanhol obteve 1m45s813.
O traçado foi ficando cada vez mais molhado, com a chuva apertando um pouco, mas a dupla da Aston Martin ainda teve a oportunidade de obter tempos melhores, Sebastian Vettel saltou para a terceira posição com 1m45s638, acompanhado por Lance Stroll que obteve 1m45s789.
Seb splashing through the puddles!
The rain has got heavier again 🌧#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/mTD3peXKam
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Os pilotos que permaneciam na pista informavam que os carros estavam aquaplanando, por conta da chuva que continuava caindo na pista. Com poucos carros no traçado, a água não era drenada, acumulando em vários pontos. Bottas até melhorou o seu tempo quando anotou 1m47s029, mas permaneceu na décima posição.
Quando os primeiros 30 minutos de atividade foram concluídos, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Schumacher, Vettel, Stroll, Alonso, Ricciardo, Magnussen, Tsunoda e Norris. Apenas Hamilton, Verstappen e Pérez não tinham aferido tempo, mas o piloto britânico deixou os boxes com os pneus de chuva extrema instalados. Hamilton registrou 1m48s063, para ocupar apenas a décima sétima posição, enquanto Vettel assumiu o segundo lugar com 1m44s178, com Magnussen aparecendo no quarto lugar com 1m44s655.
Os engenheiros apostavam que para o final do TL3 a chuva não voltaria a cair no circuito, permitindo que os pilotos completassem algumas voltas. Por outro lado, Gasly rodou na curva 7 quando atacou a zebra, o carro do piloto francês estava lento na pista.
Para os últimos minutos de atividade a pista ficou mais cheia e os times se arriscavam na utilização dos pneus intermediários. Albon saltou para o sétimo lugar com 1m44s919, contra 1m44s659 de Alonso. Leclerc lidava com a instabilidade do carro, gerada pelos pneus de faixa verde, o monegasco rodou quando perdeu a traseira do carro e metros depois, quase perdeu o controle do carro mais uma vez. Os problemas para controlar o carro não eram exclusivos de Leclerc, mesmo Russell que usava os compostos de chuva extrema também perdeu o controle do carro.
Leclerc has a moment coming out of Turn 3 😮
He nails a perfect 360° and then nonchalantly goes on his way! #HungarianGP #F1 pic.twitter.com/wGo1MmAMAk
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Mesmo com alguns pilotos enfrentando um pouco mais de dificuldade para guiar os seus carros, Alonso mostrava o seu controle e cravou 1m43s570, para ocupar o segundo lugar, superando Vettel e ficando separado de Leclerc por apenas 0s206.
Restando apenas 9 minutos para o final, Vettel perdeu o controle do carro na curva 10 e por ser um trecho com brita, o seu carro ficou atolado, mas não apresentava sinais de quebra. A direção de prova instaurou o regime de bandeira vermelha, mas o tempo seguiu em regressiva. Antes de Vettel suspender a sessão, Alonso tinha feito um bom primeiro setor e estava pronto para tomar a ponta que era de Leclerc.
🔴 We have a red flag 🔴
Seb has spun off into the barriers at Turn 10 – he's ok, just bruised pride#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/nxBBJs5B06
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A sessão foi reestabelecida nos últimos cinco minutos, o traçado ficou cheio mais uma vez. Zhou reclamava que as condições de pista não colaboravam para a aderência dos pneus e era como andar no gelo. Na sequência Leclerc e Vestappen disputavam a ponta. O holandês registrou 1m43s203, mas na sequência Leclerc obteve 1m42s141, colocando mais de um segundo no tempo de Verstappen.
Albon surpreendeu com o tempo de 1m42s381, para ficar entre o piloto da Ferrari e Red Bull, mas na sequência foi a vez de Latifi cravar 1m41s480, para assumir a primeira posição e liderar o TL3. Leclerc não acreditou que o piloto da Williams conseguiu o resultando, enfrentando as mesmas condições de pista que o monegasco e também trabalhando com pneus intermediários já usados.
A sessão na chuva costuma ser uma loteria, pois a pista muda rapidamente e pode beneficiar ou prejudicar os pilotos em poucos segundos. A classificação promete ser agitada, principalmente se for realizada em pista molhada.