A classificação para a prova Sprint foi realizada nesta sexta-feira (29) no Circuito de Lusail, no Catar, a sessão foi encerrada com Lando Norris dono da pole, após cravar 1m21s012.
No duelo final os pilotos usaram os pneus macios, Norris abortou uma segunda tentativa de volta rápida e tentou buscar a pole, apenas com o resultado obtido no início do SQ3. A marca foi suficiente, pois mesmo com George Russell melhorando, o piloto britânico da Mercedes ficou separado por 0s063 do competidor da McLaren.
Norris apresentou um ritmo muito forte desde o começo da classificação e no momento mais decisivo da sessão, encaixou uma boa volta no circuito. Embora não dispute mais o título desse ano com Max Verstappen, o piloto precisa ajudar a equipe a obter um bom resultado no Catar, pois vale a posição no Mundial de Construtores.
Oscar Piastri quase ajudou o seu time a fechar a primeira fila, mas ficou apenas com a terceira posição, já que foi superado por Russell. Carlos Sainz obteve a quarta posição, largando mais uma corrida à frente do companheiro de equipe, a qual foi o quinto colocado.
Max Verstappen fechou a sessão com o sexto lugar, enquanto Lewis Hamilton encaixou o segundo carro da Mercedes em sétimo. Pierre Gasly obteve a oitava posição, em mais uma grande exibição com a Alpine. Nico Hülkenberg então foi o nono colocado, enquanto Liam Lawson salvou a décima posição para a Racing Bulls.
Lembrando que a prova Sprint dá pontos apenas para os oito primeiros colocados, mas é bem importante nesse duelo travado entre McLaren e Ferrari pelo título no Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 11h pelo horário de Brasília, para a disputa da prova de 100 km.
Saiba como foi a Classificação para a prova Sprint
Logo após realizar apenas um treino livre, os pilotos voltaram para a pista para definir o grid de largada da prova Sprint.
Os pilotos vão precisar usar os pneus médios nas duas primeiras fases da sessão, enquanto os pneus macios serão trabalhados apenas no Q3.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 22 °C com 18 °C no ambiente.
SQ1
O Q1 tem duração de apenas 12 minutos. Algumas equipes foram logo de cara para a pista, visando preparar os pneus e buscar as primeiras voltas rápidas na sessão.
Os primeiros tempos começaram a aparecer, com Charles Leclerc anotando 1m23s259. Com pilotos permanecendo na pista, os tempos seguiram caindo, provocando uma movimentação interessante na tabela de tempos.
Com quatro minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Norris, Russell, Magnussen, Bottas, Albon, Stroll e Alonso. O monegasco liderava, com a marca de 1m22s156, superando Sainz em 0s105.
A sessão avançava e com o mesmo jogo de pneus, os pilotos conseguiam extrair mais performance dos carros. Foi neste momento que Lando Norris cravou 1m22s021 e na sequência George Russell ficou com a segunda posição, anotando o mesmo tempo que o piloto da McLaren.
Com o cronômetro já zerado, Hamilton conseguiu a quinta posição, subindo na tabela de tempos. Alexander Albon conseguiu a eliminação de Sergio Pérez.
Eliminados
16) Sergio Pérez – 1m22s718
17) Yuki Tsunoda – 1m22s722
18) Esteban Ocon – 1m22s906
19) Zhou Guanyu – 1m22s948
20) Franco Colapinto – 1m23s423
Lando leads a flurry of late improvements 📈
Here’s the SQ1 classification 🔽#F1 #QatarGP pic.twitter.com/a4MeIp84Lv
— Formula 1 (@F1) November 29, 2024
SQ2
O Q2 tem duração de dez minutos. A maior parte dos pilotos deixou os boxes cedo, a exceção era Valtteri Bottas, liberado para a pista apenas quando restavam seis minutos para o final do SQ2.
Logo Leclerc surgiu na ponta, com o tempo de 1m22s130. Mas acabou superado por Oscar Piastri que anotou o tempo de 1m22s050. Oscar Piastri obteve 1m22s050, para ocupar a terceira posição, enquanto Max Verstappen obteve o mesmo tempo que o piloto da McLaren.
A sessão continuou e Magnussen e Piastri tiveram os tempos de volta deletada.
Os dez primeiros eram: Norris, Russull, Sainz, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Hülkenberg, Gasly e Albon.
No entanto, com o cronômetro zerado, Liam Lawson surgiu na décima posição, se livrando de uma eliminação. Passaram também Hülkenberg e Gasly.
Eliminados
11) Fernando Alonso – 1m22s433
12) Alexander Albon – 1m22s526
13) Valtteri Bottas – 1m22s526
14) Lance Stroll – 1m22s599
15) Kevin Magnussen – 1m22s738
The top 10 advance to battle for Sprint pole 💪
Here’s the SQ2 classification 🔽#F1 #QatarGP pic.twitter.com/dJGvNIGDIw
— Formula 1 (@F1) November 29, 2024
SQ3
Com oito minutos pela frente, os pilotos usaram os pneus macios para buscar a volta rápida neste final de sessão. Pierre Gasly abriu a tabela de tempos ao anotar 1m22s341.
Leclerc foi o primeiro a conseguir uma volta na casa de 1m21s705, mas Lando Norris conseguiu andar ainda melhor que o piloto da Ferrari, anotando 1m21s012, para garantir a pole provisória.
Oscar Piastri então fez um bom trabalho, atingindo o tempo de 1m21s171, para ser o segundo colocado. Os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Russell, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Hülkenberg, Gasly, Lawson e Sainz.
Norris desistiu de tentar virar uma segunda volta rápida, seguindo para os boxes na sequência.
Russell conseguiu melhorar o seu tempo, para ficar em segundo lugar, roubando a posição de Piastri. O britânico da Mercedes anotou 1m21s075, para ficar separado por 0s063 do líder.
Sainz se estabeleceu na quarta posição, com Leclerc ficando em quinto. Verstappen foi apenas o sexto, com Hamilton em sétimo. Gasly, Hülkenberg e Lawson completaram o top-10.
And here’s the full classification 🔽#F1 #QatarGP pic.twitter.com/AXl0OBVW81
— Formula 1 (@F1) November 29, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.