AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris supera Max Verstappen e se estabelece como pole do GP da Holanda

Em duelo acirrado, Norris conquista pole superando o rival da Red Bull. Oscar Piastri começará a prova ocupando o terceiro lugar. Sainz e Hamilton são eliminados no Q2

Neste sábado (24) Lando Norris conquistou a quarta pole da carreira, o piloto da McLaren confirmou as expectativas de uma McLaren muito forte e cravou 1m09s673, superando Max Verstappen por 0s356.

Ao final da classificação, o holandês conseguiu uma boa volta no circuito, mas foi surpreendido pelo rival. Veremos se Norris conseguirá fazer uma boa largada, algo que tem feito a diferença em resultados melhores do britânico.

Oscar Piastri obteve a terceira posição com o segundo carro da McLaren, depois de obter 1m10s172. George Russell representou a Mercedes na quarta posição, já que Lewis Hamilton foi eliminado ainda no Q2.

Sergio Pérez que vinha enfrentando sérios problemas em classificação, conseguiu o quinto lugar com a Red Bull. Charles Leclerc obteve o sexto lugar com a Ferrari, enquanto Carlos Sainz, assim como Lewis foi eliminado no Q2.

Avançaram os dois pilotos da Aston Martin para o Q3, Fernando Alonso foi o sétimo colocado, com Lance Stroll em nono, logo depois de Alexander Albon. Pierre Gasly fechou o Top-10 com a Alpine.

Logan Sargeant não participou da classificação, a Williams não teve tempo de concluir a reconstrução do equipamento.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para o duelo do GP da Holanda.

Saiba como foi a classificação do GP da Holanda

O TL3 foi comprometido pela batida de Logan Sargeant, como demoraram para realizar a reconstrução da barreira de contenção, não tivemos quase atividade de pista.

O carro do piloto passou por uma reconstrução, o chassi não precisou ser substituído, mas as peças precisavam ser instaladas, para que o carro fosse para a pista. Minutos antes do início da classificação, a Williams não tinha certeza se seria possível permitir que Sargeant estivesse no traçado com os outros pilotos.

Quando a sessão iniciou a temperatura de pista estava na casa dos 31 °C, com 25 °C no ambiente, a chance de chuva era bem baixa.

Q1

Os pneus macios eram a escolha dos pilotos para iniciar a sessão, sobraram muitos compostos já que o TL3 não seguiu o curso ideal. As primeiras voltas rápidas eram anotadas na casa de 1m11s.

Lewis Hamilton foi enviado ao traçado com os pneus médios e rapidamente estava na ponta com a marca de 1m11s375. Na sequência Lando Norris cravou 1m11s377, separados por apenas 0s002.

Enquanto Max Verstappen estava se preparando para uma volta rápida, os dez primeiros eram: Hamilton, Norris, Piastri, Stroll, Albon, Leclerc, Pérez, Magnussen, Alonso e Russell. Com o holandês completando um giro rápido, Verstappen assumiu o terceiro lugar sem muito esforço, com 1m11s393 usando os pneus macios.

Aos poucos os pilotos experimentavam um segundo jogo de pneus macios. Nos últimos três minutos os pilotos tentavam melhorar as suas marcas e fugir da eliminação. Estavam na zona de corte: Ricciardo, Tsunoda, Bottas, Zhou e Sargeant (que não saiu dos boxes).

Max Verstappen se sentiu prejudicado por Hamilton e precisou usar mais um jogo de pneus macios, para não comprometer sua chance de avançar ao Q2, por conta da proximidade do grid.

Nos últimos segundos de sessão, Carlos Sainz saltou para a ponta com 1m11s327, mas foi superado por George Russell que obteve 1m11s049, contra 1m11s006 de Pérez.

Eliminados

16) Daniel Ricciardo – 1m11s943
17) Esteban Ocon – 1m11s995
18) Valtteri Bottas – 1m12s168
19) Zhou Guanyu – 1m13s261
20) Logan Sargeant – Sem tempo

Q2

Com o traçado liberado para o Q2, apenas a dupla da Ferrari segui para o traçado, usando os pneus macios com algumas voltas. Charles Leclerc anotou 1m11s665, com Carlos Sainz obtendo 1m11s835. Na sequência outros pilotos invadiam a pista.

Pela economia dos pneus macios, vários pilotos foram encaminhados logo de cara para o traçado com os pneus macios. Lando Norris atingiu a marca de 1m10s496, com uma diferença mínima de 0s009 para Oscar Piastri.

Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Russell, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Stroll, Pérez, Alonso e Sainz. Os cinco primeiros colocados já contavam com tempos na casa de 1m10s.

Novamente nos últimos três minutos os pilotos se prepararam para uma nova busca por voltas rápidas. Com o cronômetro zerado, Carlos Sainz foi eliminado, ficando na décima primeira posição, seguido por Lewis Hamilton. O carro do britânico estava deslizando bastante, dificultando a guiada de Hamilton. A dupla da Aston Martin, por outro lado, se safou de uma eliminação.

Eliminados

11) Carlos Sainz – 1m10s914
12) Lewis Hamilton – 1m10s948
13) Yuki Tsunoda – 1m10s955
14) Nico Hülkenberg – 1m11s215
15) Kevin Magnussen – 1m11s295

Q3

Foram liberados seis pilotos nos primeiros minutos do Q3, Lando Norris era o pole temporário com o tempo de 1m10s074, acompanhado por Oscar Piastri com 1m10s193. Max Verstappen era apenas o terceiro colocado com a marca de 1m10s222, seguido por Russell, Leclerc e Gasly.

Nos últimos minutos o tráfego no traçado ficou mais intenso, Verstappen tentou buscar a pole, com o tempo de 1m10s029, mas Norris retomou a ponta com 1m09s673, se estabelecendo como o pole do GP da Holanda de 2024.

George Russell faturou o quarto lugar, seguido por Sergio Pérez. Como o esperado, a Ferrari era apenas a sexta colocada com Charles Leclerc. Fernando Alonso faturou o sétimo lugar, acompanhado por Alexander Albon, Lance Stroll e Pierre Gasly empurrado para a última posição.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo