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Lando Norris sobra em último treino livre antes da classificação do GP da Holanda

Com desempenho que chamou a atenção, McLaren demonstra salta na liderança com grande diferença para o restante do pelotão

O sábado (30) em Zandvoort foi iniciado com o terceiro treino livre, as equipes aproveitaram os últimos instantes antes da classificação para fazer os seus ajustes. A McLaren demonstrou mais uma vez que está sobrando na pista holandesa. Pelo terceira sessão consecutiva, Lando Norris foi o líder com 1m08s972.

A McLaren apresentou um grande ritmo de classificação e colocou quase um segundo no tempo de Max Verstappen, piloto que foi o quinto colocado na tabela de tempos. O único adversário que Norris achou na pista foi o seu companheiro de equipe Oscar Piastri, com o australiano estabelecendo 1m09s214 – para tornar o duelo entre eles ainda mais acirrado.

George Russell colocou a Mercedes na terceira posição, com uma diferença de 1m09s858. Carlos Sainz surpreendeu com a Williams na quarta posição, seguido por Verstappen. O desempenho da Ferrari é realmente muito distante dos líderes, mas também tem sofrido em uma pista como Zandvoort por conta das curvas, o time italiano foi representado na sexta posição por Charles Leclerc, enquanto Lewis Hamilton ficou apenas com o décimo quarto lugar.

Alexander Albon ficou com a sétima posição, enquanto Lance Stroll obteve a oitava posição com a Aston Martin, depois de um início de fim de semana da equipe entre os líderes. Isack Hadjar ficou com a nona posição e Fernando Alonso foi o décimo colocado.

Embora a McLaren tenha demonstrado uma performance muito superior, a classificação ainda deve ser muito disputada no pelotão intermediário. Em uma pista que é importante conseguir uma boa posição para a largada, é interessante acompanhar mais de perto a classificação.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para definir o grid de largada do GP da Holanda.

Saiba como foi o TL3 do GP da Holanda

Ao encerramento da sexta-feira de treinos livres, foi possível notar novamente a força da McLaren e o quanto a equipe está à frente no grid. Para a Ferrari, o time italiano definiu como uma das piores sexta-feiras do ano e eles ainda tinham muito trabalho para fazer até a classificação.

A Aston Martin foi a surpresa no dia anterior, com a equipe figurando entre os primeiros colocados e Fernando Alonso sendo o destaque em performance. Aparentemente a equipe britânica conseguiu encontrar uma certa evolução para o AMR25, após uma metade de campeonato mais complicada e pouco otimista.

Foi necessário para a Aston Martin quebrar o toque de recolher para reconstruir o carro de Lance Stroll depois da batida. O time se concentrava nos últimos detalhes, antes de fazer a liberação do canadense ao traçado.

No TL2 as equipes não pouparam a sua participação, por conta da ameaça de chuva. No entanto, ela não atingiu o circuito enquanto as atividades eram completadas. Na manhã de sábado, o traçado estava úmido justamente por conta da chuva, que antecedeu a sessão.

Assim que a pista foi liberada, a temperatura na pista estava na casa dos 20 °C, assim como a temperatura ambiente. Vários pilotos permaneciam em pista, esperando um cenário melhor para ir ao traçado, no entanto, Isack Hadjar, Andrea Kimi Antonelli, Nico Hülkenberg puderam realizar uma volta de instalação.

Os primeiros tempos surgiram na tabela na casa de 1m13s, 1m12s, com ainda poucos carros na pista em um período de 12 minutos. Nico Hülkenberg era o líder com 1m12s612 usando os pneus duros, separado por 0s352 de Gabriel Bortoleto. A Aston Martin realizou o seu processo de preparação dos pneus para a corrida, como sempre tem feito no TL3.

Conforme outros pilotos ganhavam a pista, a escolha dos pneus era bem variada. A dupla da Aston Martin deu preferencia para logo de cara usar pneus macios, assim como foi o caso dos pilotos da McLaren. Os pilotos da Williams, Ferrari, Mercerdes e Red Bull usavam os pneus médios, enquanto os competidores da Haas, Sauber e Alpine fizeram um primeiro stint com pneus duros.

Com quase meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Hadjar, Verstappen, Alonso, Stroll, Antonelli, Russell, Hamilton e Leclerc. Na ponta, Norris comandava a atividade com o tempo de 1m10s262 obtido com os pneus macios. A marca de Verstappen com os compostos de faixa amarela, deixou o neerlandês separado por 0s441 do líder.

Antes de simular o ritmo de classificação, o foco ainda era em melhorar a equipe para a corrida. Oliver Bearman ainda conseguiu melhorar a sua marca, saltando para o quarto lugar com o tempo de 1m10s626, depois de Lewis Hamilton se tornar o terceiro colocado.

Com a sessão avançando para o final, Piastri ainda conseguiu melhorar o seu tempo com o primeiro jogo de macios, atingindo 1m10s120 quando fazia outro stint.

Nos últimos quinze minutos, Lando Norris foi liberado com um novo jogo de pneus macios para buscar uma volta rápida no circuito de Zandvoort. O britânico estabeleceu 1m08s972, estabelecendo os três melhores setores do traçado. Verstappen surgiu logo na sequência melhorando o seu tempo, mas era 0s953 mais lento que o líder.

Piastri tentou, mas o máximo que conseguiu se aproximar de Norris foi com 1m09s214, acompanhado por Russell com 1m09s858, empurrando Verstappen para a terceira posição. Aos poucos quase todos os pilotos já tinham instalado pneus macios e negociam espaço na pista para fazer a sua volta rápida.

Nos últimos dez minutos, Russell e Alonso se envolveram em um incidente que quase resultou em uma batida séria. O espanhol que fechava a sua volta rápida, encontrou com o britânico na pista, instantes depois Russell mudou de direção e para desviar, o espanhol precisou passar pelos boxes. O incidente entre eles foi notado pelos comissários.

Nos últimos cinco minutos os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Russell, Sainz, Verstappen, Leclerc, Albon, Stroll, Hadjar e Lawson. Com a volta prejudicada, Alonso tentou completar uma nova volta rápida com os pneus macios usados, o espanhol que era o décimo nono, pegou o elevador e se tornou o décimo colocado, com 1m10s232, separado por 1m260 de Norris.

Seguindo para a classificação, a McLaren mais uma vez mostrou que estava sobrando (e muito) na pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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