A sexta-feira (17) no Circuito das Américas começou intensa. Com apenas um treino livre antes da classificação que define o grid da Sprint, as equipes aproveitaram cada minuto de pista. No TL1, Lando Norris colocou a McLaren na frente com o tempo de 1m32s294, seguido por Nico Hülkenberg, que surpreendeu ao garantir a segunda posição com 1m33s549.
O piloto da Sauber foi um dos destaques da sessão, especialmente pelo desempenho com os pneus macios na parte final — saltando do quarto para o segundo lugar após uma boa sequência de voltas. Hülkenberg completou 24 giros, um a mais que Norris, mostrando ritmo consistente.
Oscar Piastri manteve o bom momento da McLaren e terminou em terceiro, apenas 0s279 atrás do companheiro de equipe. Fernando Alonso também apareceu entre os primeiros, garantindo o quarto posto com a Aston Martin.
Max Verstappen fechou o top-5 com a Red Bull, enquanto Alexander Albon surpreendeu ao colocar a Williams na sexta posição. O treino, porém, não foi tranquilo para todos: Carlos Sainz enfrentou problemas no câmbio, enquanto Charles Leclerc também sofreu e não conseguiu completar voltas rápidas.
A Mercedes teve desempenho sólido — George Russell terminou em sétimo, e Lewis Hamilton, que chegou a liderar parte da sessão, ficou em oitavo com a Ferrari. O top-10 foi completado por Isack Hadjar (Racing Bulls) e Oliver Bearman (Haas), seguidos de perto por Esteban Ocon, o 11º colocado.
A Fórmula 1 volta à pista às 18h30 (horário de Brasília) para a classificação que definirá o grid da Sprint no GP dos Estados Unidos.
Saiba como foi o Treino Livre do GP dos Estados Unidos
A Fórmula 1 desembarcou neste fim de semana no Circuito das Américas, para a realização de mais um evento Sprint. Sem muito tempo de avaliação e preparo para o restante do fim de semana, as equipes precisam aproveitar ao máximo a sessão, para fazer as melhores escolhas para a classificação e corrida Sprint.
Apenas Mercedes e Haas contaram com atualizações, no caso da equipe norte-americana o pacote implica em uma mudança significativa do assoalho, assim como uma alteração do retrovisor.
Solo Mercedes y Haas con novedades en Austin
Only Mercedes and Haas with upgrades in Austin #f1 #usagp pic.twitter.com/c8uiNyWHtr
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) October 17, 2025
Declarado novamente o ‘risco de calor’, os pilotos precisam se preparar para fazer o uso dos sistemas de refrigeração, como aconteceu em Singapura. A medida é válida para todo o fim de semana.
Por falar em calor, quando os carros foram para a pista, a temperatura estava na casa dos 40 °C no ambiente e 29 °C no ambiente. Para iniciar a coleta de dados, grande parte do grid foi liberada comum conjunto de pneus duros, enquanto a dupla da Aston Martin deu preferência aos pneus médios, mas logo retornou aos boxes, depois de fazer uma preparação que envolveu o aquecimento controlado do composto – para usar em outro momento do fim de semana.
🟢 WE’RE GREEN IN AUSTIN! 🟢
FP1 starts right here! 🤩#F1 #USGP pic.twitter.com/68BA3caep3
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
Os primeiros tempos na tabela eram bem altos, mas não demorou para que Lewis Hamilton saltasse para a ponta da tabela, com a marca de 1m36s666, com a Ferrari. A pista continuou a sua evolução, com pilotos como Carlos Sainz, Lando Norris e Max Verstappen obtendo melhores marcas. O neerlandês foi o primeiro a obter a marca de 1m35s426, enquanto Yuki Tsunoda acompanhava o companheiro de equipe com o tempo de 1m35s755.
Após 16 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Tsunoda, Norris, Sainz, Hamilton, Hülkenberg, Alonso e Ocon. Os competidores estavam focados na simulação de corrida, com um stint mais longo.
Com 20 minutos de atividade, o regime de bandeira vermelha foi instaurado, por conta de uma peça do carro de Lance Stroll que tinha se soltado com a passagem pela zebra da curva 19. Cerca de cinco minutos foram perdidos, antes que os pilotos retornassem ao traçado.
Nos boxes da Williams, o carro de Carlos Sainz era verificado, com um possível problema no câmbio. O espanhol era o sexto colocado na tabela e tinha completado apenas nove giros, até o problema aparecer.
Alguns erros eram observados, mas com a generosa área de escape, os pilotos conseguiam retornar para a pista, sem maiores problemas. No entanto, no caso de Esteban Ocon, o problema era mais sério, o competidor francês perdeu o controle da sua Haas por um problema nos freios e foi parar na brita; conseguindo evitar que o carro ficasse atolado, ele retornou aos boxes para uma verificação da equipe, principalmente para atestar se tinha algum dano no assoalho, já que contavam com uma atualização.
Take a look at Esteban Ocon’s lock-up into the hairpin, caused by a suspected brake issue! 🤯💨#F1 #USGP pic.twitter.com/iJbUKYhffn
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
Restando 18 minutos para o final, os dez primeiros eram: Hamilton, Norris, Verstappen, Russell, Piastri, Tsunoda, Sainz, Lawson, Leclerc e Hülkenberg. Os pilotos retornavam aos boxes, agora para se preparar para algumas voltas rápidas, visando a classificação no final desta tarde no COTA.
As equipes estavam divididas entre a utilização dos pneus médios e macios. Os compostos de faixa amarela estavam instalados nos carros da Mercedes, Ferrari e Hadjar; os demais usavam os pneus macios. Max Verstappen roubou a ponta com a marca de 1m33s648, contra 1m34s531 de Yuki Tsunoda.
Leclerc precisou retornar aos boxes, por conta de um problema no câmbio.
Para fechar a atividade, Lando Norris cravou 1m33s294, com uma distância de 0s564 para Oscar Piastri que era o quinto colocado. O britânico bateu o tempo obtido por Fernando Alonso, por 0s345. A sessão ficou mais dinâmica com as voltas em modo de classificação. Sauber e Haas roubavam a cena, com Nico Hülkenberg em quarto, enquanto a dupla da equipe norte-americana era nono e décimo, com Oliver Bearman e Esteban Ocon, respectivamente.
Para finalizar o cronograma, os pilotos se dirigiram para a reta principal do circuito das Américas, para fazer a simulação de largada.
It’s Lando who leads Nico and Oscar! 👀
Here’s the full classification from practice here in Austin 📊👇#F1 #USGP pic.twitter.com/jQ38DgPjvg
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.