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Lando Norris lidera dobradinha da McLaren em classificação para o GP da Austrália

Em última tentativa de volta rápida, Norris estabelece a pole, enquanto Piastri fatura segunda posição. Dupla da McLaren supera Max Verstappen que foi apenas o P3

A Fórmula 1 retornou mais uma vez para a pista neste sábado (15), para a definição do grid de largada do GP da Austrália. Lando Norris e Oscar Piastri faturaram a primeira fila com a McLaren, o britânico estabeleceu o melhor tempo, com a marca de 1m15s096, superando a volta deletada do início do Q3. Enquanto o piloto australiano ficou separado por apenas 0s084 do companheiro de equipe.

Max Verstappen passou a classificação lutando com o carro, mas faturou a terceira posição com a Red Bull, enquanto Liam Lawson ficou preso no Q1. O neerlandês obteve o tempo de 1m15s481.

A classificação foi uma sessão bem acirrada, a Mercedes derrotou a Ferrari nesta primeira sessão, com George Russell faturando o quarto lugar. Yuki Tsunoda e Alexander Albon, também vão largar à frente de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, que foram o sétimo e oitavo colocados, respectivamente. Pierre Gasly e Carlos Sainz fecharam o top-10 da primeira corrida do ano.

Destaque para a classificação de Gabriel Bortoleto que avançou ao Q2 com a Sauber, superando Andrea Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg.

Saiba como foi a classificação do GP da Austrália

Os três treinos livres foram bem agitados, o TL1 foi liderado por Lando Norris, após superar Carlos Sainz; já no TL2 foi possível ver Charles Leclerc na ponta, enquanto Oscar Piastri foi o líder da última sessão de treinos livres.

Para a classificação, a McLaren é tida como uma das favoritas, pelo desempenho e ritmo apresentados. Pois em alguns momentos foi possível reparar que a equipe estava avaliando os setores do traçado individualmente e tinham potencial para um resultado ainda melhor.

Oliver Bearman vai para a classificação, quase sem quilometragem. O piloto completou poucas voltas no TL1, pois bateu quando a equipe instalou os pneus macios e estava liberando o competidor para a simulação de classificação. Por conta da demanda alta que tiveram para a reconstrução do carro, Bearman ficou de fora do TL2.

Para o TL3, a Haas estava segura para trabalhar com o competidor, mas ainda na primeira volta, Bearman perdeu o controle do carro na curva 11 e foi para a brita. O piloto vai para a sessão classificatória sem ter treinado voltas rápidas com este carro, já que na pré-temporada a equipe optou por limitar o competidor a simulação de corrida.

Liam Lawson ficou fora do TL3, por conta de um problema no turbocompressor, a questão foi identificada na primeira saída do piloto dos boxes. Helmut Marko, consultor da Red Bull informou que a equipe estava resolvendo o problema. O neozelandês não conseguiu avaliar os últimos ajustes preparados para a equipe.

Q1

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 39 °C, com 32 °C no ambiente. Na primeira saída dos boxes, a dupla da Haas fez o comboio dos adversários. Apenas a Mercedes tinha os pneus médios instalados em seus dois carros, enquanto os demais competidores usavam os pneus macios.

Assim que Bearman deixou os boxes, o piloto informava um problema no câmbio, pois seu carro estava limitado e não conseguia acionar a quarta marcha, desta forma, o competidor retornou aos boxes. Instantes depois, Bearman informou uma quebra de câmbio. No entanto, Ocon registou rapidamente a sua primeira marca, com o tempo de 1m17s517.

Assim que as primeiras voltas foram completadas, Lando Norris surgiu na liderança com o tempo de 1m16s003, superando Charles Leclerc em 0s450; o britânico saiu na curva seis, mais ainda conseguiu uma primeira marca melhor que a dos adversários. Na sequência, Oscar Piastri se encaixou na segunda posição, com a marca de 1m16s157. Gabriel Bortoleto chamava a atenção ao surgir na sétima posição com o tempo de 1m16s771, com a Sauber.

Após todos os pilotos completarem uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Vestappen, Piastri, Russell, Sainz, Leclerc, Alonso, Albon, Hadjar e Doohan. Neste momento estavam na zona de eliminação: Stroll, Lawson, Ocon, Antonelli e Bearman.

Alguns pilotos permaneciam na pista com o mesmo jogo de pneus, tentando melhorar as suas marcas. Norris foi o primeiro a entrar na marca de 1m15s912. Leclerc melhorou o seu tempo para 1m16s029, para tomar a terceira posição de Piastri, enquanto o australiano tinha 1m16s062. A Mercedes desistiu de trabalhar com Antonelli os pneus médios e optou pela instalação dos pneus macios, para o piloto italiano deixar o final do grid.

Em sua primeira volta rápida com os compostos macios, o piloto italiano assumiu a décima quarta posição com o tempo de 1m16s766, superando Bortoleto. Liam Lawson era avistado extravasando os limites de pista na curva 3, neste momento o piloto corria o risco de ser eliminado.

Restando dois minutos para o final do Q1, corriam o risco de lidar com uma eliminação na primeira classificação do ano: Gasly, Hülkenberg, Lawson, Ocon e Bearman (que não retornou para a pista). Antonelli até tentou buscar uma volta mais rápida, em busca de melhorar a sua performance, mas cometeu um erro e precisou se contentar com o décimo sexto lugar em sua primeira classificação com a Mercedes.

Vários pilotos arriscaram uma nova saída com pneus macios para buscar o Q2. Lawson extravasou os limites de pista na curva 14, perdendo a sua última chance de volta rápida.

Bortoleto encontrou fôlego para superar Kimi Antonelli e Hülkenberg para participar do Q2.

Eliminados

16) Andrea Kimi Antonelli – 1m16s525
17) Nico Hülkenberg – 1m16s525
18) Liam Lawson – 1m17s094
19) Esteban Ocon – 1m17s147
20) Oliver Bearman – (sem tempo)

Q2

As fortes rajadas de vento marcavam o início do Q2. Verstappen abriu a tabela de tempos com a marca de 1m15s688. Fernando Alonso e Carlos Sainz brigavam um pouco com o carro, na tentativa de fazer uma boa volta com o equipamento.

Assim que todos os pilotos tinham uma volta rápida, com exceção de Alonso e Doohan (volta deletada), os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Leclerc, Tsunoda, Albon, Hamilton, Gasly, Sainz, Hadjar, Stroll, Bortoleto, Alonso e Doohan.

Restando pouco mais de 2 minutos para o final, os pilotos retornavam para a pista em busca de obter uma vaga no Q3. O brasileiro precisou abortar a sua volta rápida, por conta de um pequeno erro, mas garantiu a décima quinta posição para a largada. Lewis Hamilton rodou na curva 12, provocando uma bandeira amarela localizada, prejudicando os pilotos que passavam por aquele trecho.

Norris melhorou ainda mais o seu tempo, para obter o tempo de 1m15s415, superando Piastri em 0s053.

Eliminados

11) Isack Hadjar – 1m16s175
12) Fernando Alonso – 1m16s483
13) Lance Stroll – 1m16s483
14) Jack Doohan – 1m16s863
15) Gabriel Bortoleto – 1m17s520

Hamilton e Russell serão investigados depois da classificação por não seguir o delta.

Q3

Assim que a pista foi liberada, estavam com pneus macios novos a dupla da McLaren, Russell, Verstappen e Leclerc. Os demais competidores estavam com pneus macios usados, na primeira saída. Norris teve a sua volta rápida deletada, por exceder os limites de pista na curva 4.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Leclerc, Piastri, Albon, Tsunoda, Hamilton, Gasly, Sainz e Norris. Verstappen era o líder com a marca de 1m15s671, superando Russell em 0s024. A próximidade entre os três primeiros era mínima, já que Leclerc tinha uma diferença de 0s084 para neerlandês.

Restando três minutos para o final da classificação, todos os pilotos retornaram para a pista fazendo o uso de um novo jogo de pneus macios. A dupla da McLaren dominou a primeira fila, Norris faturou a pole com o tempo de 1m15s096, em uma diferença de apenas 0s084 para Piastri.

Max Verstappen foi empurrado para a terceira posição, com o desempenho da dupla da McLaren. George Russell foi o quarto colocado, seguido por Yuki Tsunoda, que encontrou uma volta rápida e deixou o décimo lugar. Alexander Albon encaixou a Williams em sexto. Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram sétimo e oitavo, cada. Pierre Gasly faturou o nono lugar com a Alpine, enquanto Sainz completou o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo, mas a FIA pode mudar o horário da largada, por conta das chuvas esperadas para a região.

Programação – Horários do GP da Austrália de Fórmula 1 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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