O Grande Prêmio de Abu Dhabi terá Lando Norris largando da pole position, garantindo a primeira fila da McLaren ao lado do companheiro Oscar Piastri. A equipe espera aproveitar o fim de semana para conquistar o título de construtores, enquanto os adversários buscam reagir no Circuito de Yas Marina.
Saiba como foi a Classificação para o GP de Abu Dhabi
Q1
A sessão de classificação começou com Stroll sendo o primeiro a entrar na pista para uma volta de aquecimento. A maioria dos pilotos logo seguiu com pneus macios, e Carlos Sainz assumiu a liderança provisória à frente de Verstappen e Magnussen.
Charles Leclerc foi o mais rápido do Q1, com 1m23s302, mas a grande surpresa ficou por conta de Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial acabou eliminado em sua última classificação pela Mercedes, terminando em 18º após bater em um poste solto na pista, aparentemente jogado por Magnussen.
Foram eliminados:
16) Alex Albon (Williams) – 16º
17) Zhou Guanyu (Kick Sauber) – 17º
18) Lewis Hamilton (Mercedes) – 18°
19) Franco Colapinto (Williams) – 19º
20) Jack Doohan (Alpine) – 20º
Q2
No Q2, Max Verstappen iniciou forte com 1m22s998, mas a disputa seguiu acirrada entre McLaren, Ferrari e Red Bull. Enquanto isso, Bottas chamou atenção ao alcançar a 9ª posição, destacando-se com a Kick Sauber.
Charles Leclerc teve sua volta mais rápida deletada pelos limites de pista, terminando em 14º, e somada à penalidade de 10 posições, começará a corrida no final do grid. Entre os eliminados também estavam:
11) Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
12) Liam Lawson (Racing Bulls)
13) Lance Stroll (Aston Martin)
14) Charles Leclerc (Ferrari)
15) Kevin Magnussen (Haas)
Sainz terminou o Q2 na liderança, garantindo uma boa posição para a briga pela primeira fila.
Q3
A disputa pelo topo da tabela começou com Verstappen estabelecendo 1m22s945, apenas 0,004s à frente de Norris. No entanto, durante as voltas finais, Piastri assumiu momentaneamente a liderança após superar Nico Hülkenberg com a Haas, mas foi Norris quem garantiu a pole com 1m22s595, 0,209s à frente do companheiro de equipe.
1) Lando Norris (McLaren) – 1m22s595
2) Oscar Piastri (McLaren) – +0,209s
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Nico Hulkenberg (Haas) – impressionante quarto lugar na sua última corrida pela equipe
5) Max Verstappen (Red Bull)
6) Pierre Gasly (Alpine)
7) George Russell (Mercedes)
8) Fernando Alonso (Aston Martin)
9) Valtteri Bottas (Kick Sauber)
10) Sergio Perez (Red Bull)
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.