ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris domina sexta-feira em Silverstone e encerra TL2 na ponta

Em uma sessão voltada para as verificações dos carros, Norris demonstra contar com bom ritmo guiando a McLaren

Os pilotos retornaram para o circuito de Silverstone mais uma vez nesta sexta-feira (05) com Lando Norris liderando mais uma atividade em casa. O piloto da McLaren cravou 1m26s549 com os compostos macios.

A sessão foi bem movimentada, com as equipes aproveitando a pista seca ao máximo para fazer as suas simulações de corrida. Os pneus médios foram os protagonistas da sessão, assim como os compostos macios, que entraram no saldo das verificações do fim de semana.

Oscar Piastri foi o segundo colocado, com a marca de 1m25s880, separado por 0s331 do companheiro de equipe. A McLaren que não costuma mostrar muito do seu ritmo na sexta-feira, aproveitou o fim de semana em casa para se colocar como os melhores da sexta-feira.

Sergio Pérez que não vem entregando um bom trabalho, terminou a atividade na terceira posição, com 0s434 de diferença para Norris. Nico Hülkenberg ficou com a quarta posição, acompanhado por Charles Leclerc da Ferrari.

Lewis Hamilton reclamou do seu desempenho e do quanto eles estavam lentos na pista. A expectativa é que a Mercedes encontre uma configuração adequada para possibilitar que os pilotos da casa possam fazer um bom trabalho.

Max Verstappen foi apenas o sétimo colocado, preocupado claramente com a simulação de corrida. Carlos Sainz ocupou o oitavo lugar, com Lance Stroll em nono. George Russell completou o Top-10.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília), para que o TL3 seja realizado. A classificação ocorre às 11h.

Saiba como foi o TL2 do GP da Inglaterra

Os carros retornaram para a pista, em uma situação completamente diferente da enfrentada no início de sexta-feira. A temperatura da pista estava na casa dos 31 °C, com 18 °C no ambiente, o sol apareceu por alguns breves minutos, colaborando para esquentar o traçado.

Rapidamente após a liberação dos boxes, as equipes enviaram os seus pilotos para a pista. A ameaça de chuva pairava pelo traçado, principalmente no final da sessão. As equipes devem lidar com a chuva pelo restante do fim de semana, mas é difícil cravar, já que a categoria está em uma região que a instabilidade climática predomina.

Com 10 minutos da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Norris, Russell, Piastri, Leclerc, Pérez, Sainz, Alonso, Stroll.

Os pilotos iniciaram a sessão usando os pneus médios e duros, mas os compostos de faixa amarela eram os mais populares. Apenas Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Valtteri Bottas apostavam no uso dos pneus duros.

Oscar Piastri pode retornar para a pista normalmente, a equipe informou que o problema gerado no final do TL1, foi por conta da célula de combustível. Por não ser nada grave, a equipe conseguiu solucionar no intervalo entre as sessões.

O TL2 seguiu e os pilotos cometiam alguns erros, se encontravam com outros competidores pelo traçado e precisavam abortar uma volta mais rápida. No entanto, ninguém foi parar na brita como Yuki Tsunoda.

Sergio Pérez, Pierre Gasly, Logan Sargeant e Kevin Magnussen retornaram aos seus carros, após emprestar os equipamentos para os jovens pilotos participarem do TL1.

Os pneus macios surgiram pelo traçado e a movimentação ficou mais intensa no circuito, com os tempos melhorando rapidamente na tabela de tempos.

Com pouco menos de 30 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Hülk, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz, Stroll, Russell e Pérez. O piloto da McLaren anotou 1m26s549 com os pneus macios. Norris andava no limite com o carro, passível de cometer erros no traçado quando atacava as zebras.

Piastri estava separado por apenas 0s331 do companheiro de equipe, enquanto Pérez saltou para o terceiro lugar com 1m26s983. Depois dessas voltas que já eram bem melhores do que os tempos obtidos no TL1, os pilotos passaram para a simulação de corrida, com os carros com o tanque mais cheio. A durabilidade dos pneus macios era avaliada pelos pilotos.

A expectativa era que a chuva chegaria no final da sessão.

A chuva começou a ser sentida pelos competidores com cerca de seis minutos para o final da sessão. Os pilotos recolheram aos boxes, para poupar os equipamentos e evitar algum problema.

A Red Bull optou por liberar Pérez com um jogo de pneus intermediários nos últimos segundos, mas sem chance de abrir uma volta. A mesma mecânica foi aderida por Hülk, Leclerc, Hamilton, Sainz, Russell, Tsunoda, Ricciardo e Magnussen. A pista não estava molhada o suficiente para que esses pneus fossem adequados.

Os poucos que se arriscaram na pista foram para o teste de largada.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo