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Lando Norris comanda TL1 do GP da Austrália. Atividade é marcada pela proximidade dos competidores

Norris encaixa carro da McLaren na primeira posição, com Verstappen separado por apenas 0s018

Nesta quinta-feira (21) no Brasil, já sexta-feira na Austrália, a Fórmula 1 desembarcou em seu terceiro destino. A atividade foi marcada por uma boa movimentação, pois logo de cara os competidores começaram a testar os limites dos carros no Circuito do Albert Park. Lando Norris terminou a sessão na liderança ao cravar 1m18s564, com o equipamento da McLaren.

Com o cronômetro zerado, Max Verstappen cravou 1m18s582, para ocupar a segunda posição na tabela de tempos, separado por apenas 0s018 de Norris. George Russell também encaixou uma boa marca (1m18s597) para ocupar a terceira posição.

Charles Leclerc foi empurrado para a quarta posição, estabelecendo 1m18s599 com a Ferrari, acompanhado por Yuki Tsunoda (0s057), enquanto Sergio Pérez estava separado por 0s078 do líder.

O final do TL1 foi marcado por uma melhora de algumas marcas, enquanto alguns competidores se concentraram na simulação de corrida.

A atividade mostrava uma certa proximidade entre os competidores e acaba gerando certo otimismo para o restante do fim de semana, embora seja apenas a primeira sessão do fim de semana. Lance Stroll que foi o sétimo colocado com a Aston Martin, ficou separado por apenas 0s103 de Norris. Carlos Sainz fez o oitavo melhor tempo (1m18s686) com o carro da Ferrari, o piloto espanhol ainda está verificando os seus limites pessoais, enquanto se recupera após a cirurgia realizada após uma crise de apendicite.

Lewis Hamilton ficou com a nona posição, acompanhado por Oscar Piastri que completou o top-10.

A Fórmula 1 retorna às 2h da manhã (pelo horário de Brasília) de sexta-feira.

Saiba como foi o TL1 do GP da Austrália

Depois de uma breve pausa após o GP da Arábia Saudita, a Fórmula 1 retorna em Melbourne para as atividades do GP da Austrália.

A novidade é que Carlos Sainz retorna ao carro da Ferrari para participar dos treinos livres. Embora o piloto espanhol ainda não esteja 100%, ele conseguiu a liberação para participar das sessões.

Neste fim de semana a Pirelli optou por fornecer a gama mais macia de pneus, tentando melhorar a oferta de estratégias e a dinâmica da prova.

Com a liberação da pista, as temperaturas na pista estavam na casa dos 31°C, com 18°C no ambiente.

Fernando Alonso foi escalado pela Aston Martin para realizar testes aerodinâmicos para a equipe. No carro do piloto espanhol estavam instalados os aerorakes, enquanto o pneu médio foi explorado na primeira saída dos boxes.

Ainda no começo da atividade, Charles Leclerc, Sergio Pérez e Max Verstappen usavam os pneus macios, o restante trabalhava com os pneus médios.

Após 10 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Norris, Stroll, Pérez, Tsunoda, Ricciardo, Zhou, Hamilton e Sainz. O monegasco tinha chegado na casa dos 1m19s337, ainda rodando com os seus pneus macios.

Neste momento da sessão apenas 16 pilotos contavam com tempo na tabela.

Ainda neste começo de atividade, várias reclamações foram observadas, como problemas de ajuste nos pedais dos freios, além de outras questões relacionadas aos carros. ´

Max Verstappen atingiu a liderança da tabela ao anotar 1m18s670, após sete voltas com os pneus macios.

Com 20 minutos de sessão, a pista começou a ficar um pouco mais vazia, pois os competidores seguiram aos boxes para realizar alguns ajustes nos carros, antes de uma nova saída.

Tentando chegar aos limites da pista, Fernando Alonso extravasou os limites da curva 10 e recorreu à brita.

Logan Sargeant estava neste momento no traçado realizando um teste aerodinâmico para a Williams, com o flow-vis espalhado no halo.

Seis equipes levaram alguma atualização para a pista, foram elas: Ferrari, Williams, Alpine, Aston Martin, Racing Bulls e Sauber. As mudanças ficavam entre a atualização da asa dianteira e uma asa traseira.

Quando a atividade chegou a conclusão dos primeiros 30 minutos, Lando Norris basicamente sozinho na pista, cravou 1m18s564, usando um novo jogo de pneus macio.

Os pilotos começaram a ser liberados com um jogo de pneus macios novos para dar continuidade as verificações. Algumas marcas melhoraram, dada a evolução constante da pista, aliada as verificações com os pneus macios. Yuki Tsunoda chegou ao segundo lugar, anotando 1m18s621, separado por apenas 0s057.

Restando 20 minutos para o final da sessão, George Russell perdeu o controle do carro na curva 10, pelo lado de dentro da curva. Valtteri Bottas foi outro competidor a perder o carro no mesmo ponto do circuito e acabou rodando. Os pneus do carro do piloto finlandês ficaram danificados.

Com os pilotos andando no limite, Alexander Albon atingiu o muro de contenção, danificando a suspensão traseira direita. O regime de bandeira vermelha foi instaurado na sequência, para que a remoção do carro acontecesse.

A sessão não demorou para ser liberada e os pilotos ainda tiveram mais oito minutos para avaliação. Os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Tsunoda, Pérez, Stroll, Verstappen, Russell, Piastri, Sainz e Ricciardo. Nos boxes, Nico Hülkenberg tocou no pneu traseiro do carro Sainz com a sua asa dianteira, a imagem foi recuperada pela transmissão.

Verstappen também errou na curva 10, enquanto Sergio Pérez errou no final do circuito. O piloto mexicano trabalhou apenas com os pneus macios ao longo de todo o TL1.

Com o cronômetro zerado, Verstappen e Russell melhoraram as suas marcas para ocupar a segunda e a terceira posição, respectivamente.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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