ColunistasFórmula 1Post

Leclerc supera Verstappen por 0s091 e lidera TL1 em Paul Ricard

Verstappen passou parte da atividade na liderança, mas Leclerc encontrou um boa volta ao final da sessão para superar o rival

A Fórmula 1 está neste fim de semana em Paul Ricard dando início à uma rodada dupla antes das férias de verão. O TL1 foi bem movimentado, principalmente com os times precisando avaliar suas novas atualizações. Charles Leclerc encerrou a atividade na liderança ao anotar 1m33s930, superando Max Verstappen por 0s091.

O holandês passou a maior parte da sessão na liderança, mas os pilotos da Ferrari passaram a imprimir um ritmo forte, desta forma o monegasco saltou para a ponta, enquanto Carlos Sainz ficou com o terceiro lugar. Verstappen e Leclerc estavam trabalhando em um ritmo parecido nesta primeira atividade.

George Russell representou a Mercedes na quarta posição, mas uma vez se posicionando logo atrás dos carros da Ferrari e Red Bull. Nyck de Vries participou da sessão usando o carro de Lewis Hamilton, o holandês apareceu entre os primeiros colocados, mas completou a atividade ocupando o nono lugar.

Pierre Gasly que está otimista com a atualização da AlphaTauri, ficou com o quinto lugar, acompanhado por Sergio Pérez que cometeu vários erros durante a atividade. Lando Norris ficou com o sétimo lugar, seguido por Alexander Albon que foi uma surpresa nesta sessão, pois passou a última meia hora da atividade no Top-10. Daniel Ricciardo foi o décimo colocado com o segundo carro da McLaren.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia para a realização do segundo treino livre na França.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 na França

Neste fim de semana a F1 deu início a 12ª segunda etapa, mas este também é o começo a segunda metade do calendário 2022. Paul Ricard é um traçado adequado para testes, assim como Barcelona, o circuito conta com curvas de alta, média e baixa velocidade, desta forma algumas equipes levaram atualizações para os seus carros, pensando principalmente na refrigeração do carro.

A Ferrari forneceu atualizações diferentes para os carros de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Nesta primeira sessão os times se dedicariam a avaliação das novas peças.

As altas temperaturas eram preocupantes desde o início das atividades e chamava a atenção, a Europa está enfrentando uma onda de calor, algo que seria um desafio para as equipes neste fim de semana. Quando os carros foram liberados para a pista a temperatura do asfalto estava na casa dos 56°C, com 30°C no ambiente.

O asfalto escuro capaz de reter ainda mais calor era preocupante para os pneus.

Robert Kubica foi acionado pela Alfa Romeo para realizar uma avaliação do C42, desta forma o piloto polonês estava substituindo Valtteri Bottas na sessão. A Mercedes ofereceu o teste de jovens pilotos para Nyck de Vries, o campeão da Fórmula E estava no carro de Lewis Hamilton durante o TL1.

Quando os pilotos foram liberados para realizar uma verificação dos carros, trabalhavam principalmente com os pneus médios e macios. Carlos Sainz abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m39s577, enquanto Mick Schumacher registrou 1m43s000 com os compostos médios. Sebastian Vettel era o único piloto usando os pneus duros no traçado, o alemão anotou 1m40s572 em sua primeira volta cronometrada.

Lando Norris estava conversando com a equipe sobre os pedais do carro, mas tentou permanecer um pouco mais de tempo na pista antes de retornar aos boxes e passar um novo feedback para a equipe. De Vries estava avaliando os pneus médios, o piloto holandês começou a sua sessão na casa de 1m39s, para na sequência registrar 1m37s901, enquanto Russell tinha 1m37s488.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Ricciardo, Norris, Russell, Magnussen, Latifi, Stroll e Vettel. Verstappen era o líder da sessão com 1m34s991, com usa marca evoluindo, pois o piloto estava com os pneus macios instalados. De Vries que estava abaixo do Top-10, saltou para o quarto lugar depois de registrar 1m36s322.

Gasly mencionou problemas com a unidade de potência, mas permanecia no traçado. Leclerc começou a reclamar da calibragem do turbo, mas ocupava a terceira posição ao registrar 1m35s821. Pérez perdeu a traseira do RB18 na curva 3, os seus pneus ficaram um pouco danificados, desta forma o mexicano retornou aos boxes da equipe.

Com 20 minutos de atividade, apenas Kubica não tinha aferido tempo no traçado. Sainz que ocupava a décima sétima posição, saltou para o quinto lugar depois de registrar 1m36s042 ainda usando os pneus macios. Na curva 13, Ricciardo perdeu o controle da pista e extravasou os limites de pista, passando pelas faixas azuis que são usadas para frear os carros – o piloto australiano ocupava a oitava posição depois de registrar 1m36s766.

Após 30 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Russell, Sainz, Gasly, De Vries, Ocon, Ricciardo e Alonso. Uma parte do pelotão trabalhava com os pneus macios novos. Sainz saltou para a primeira posição registrando 1m34s268, separado por 0s078 de Verstappen. De Vries saltou da sexta posição para o terceiro lugar ao anotar 1m35s426, mas na sequência Russell registrou 1m35s256.

Vettel que tinha abandonado o uso dos pneus duros, saltou para a sétima posição fazendo uso dos compostos macios. O alemão registrou 1m36s069. Pérez cometia um novo erro no traçado, mas seguia avaliando os compostos mais macios do fim de semana.

Nos últimos 20 minutos de sessão, todos os pilotos, com exceção de Nicholas Latifi estavam usando os pneus macios. O piloto canadense da Williams tinha começado as atividades com o pneu de faixa vermelha. Kubica tentava melhorar as suas marcas e com o composto mais rápido, anotou 1m36s418, ainda ocupando a parte final da tabela de tempos. Zhou Guanyu era o décimo quinto colocado depois de registrar 1m36s076.

Leclerc encontrou uma boa volta e anotou 1m33s920, superando Verstappen por 0s091, andando com um pneu macio já usado.

A Aston Martin realizava testes aerodinâmicos em seu carro, com o flow-vis espalhado na asa traseira. Os últimos minutos de atividade também foram voltados para a análise e verificação da durabilidade dos pneus médios e macios. Albon que estava na oitava posição com uma Williams, terminou a sessão com os pneus duros instalados.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo