ColunistasDestaquesNascarPost

Kyle Larson domina etapa do Roval de Charlotte e consolida vantagem nos playoffs

Piloto da Hendrick vence pela sexta vez no ano e vai para terceira fase com vantagem. Na briga pelas vagas restantes, Tyler Reddick e Joey Logano avançam na bacia das almas, enquanto Alex Bowman é eliminado após desclassificação

Kyle Larson segue como o piloto dominante da NASCAR Cup Series em 2024. O campeão da divisão principal em 2021 dominou a etapa do Roval de Charlotte e conquistou sua sexta vitória no ano e se consolida como o grande favorito ao título nesta reta final da competição.

O piloto da Hendrick andou entre os primeiros desde o começo da prova e assumiu a dianteira no início do segundo estágio, só deixando a ponta durante os ciclos de paradas nos boxes. Mesmo assim, o ritmo de Larson era bem superior ao dos adversários e venceu sem dificuldades, sacramentando a vaga para o Round of 8.

Na briga pelas vagas restantes nos playoffs, Austin Cindric, Daniel Suarez e Chase Briscoe, que dependiam da vitória para avançar, não chegaram nem perto. O piloto da Penske ainda fez uma corrida sólida e chegou em quinto, mas insuficiente para se classificar. Já o mexicano teve problemas de câmbio durante a prova e perdeu muito tempo, ficando fora da briga por um bom resultado. Por sua vez, Briscoe abandonou a disputa ainda cedo após danos na suspensão causados pelo estouro de pneu.

Na vaga restante, Tyler Reddick e Joey Logano duelavam pela última vaga disponível. O piloto da Penske conseguiu se colocar entre os primeiros, mas perdeu rendimento no final e terminou em oitavo. Para se classificar, o bicampeão da Cup precisava de um resultado ruim de algum adversário e o que estava em pior cenário era justamente o representante da 23XI.

Reddick andou nas primeiras posições no começo da prova, mas, em um período de bandeira amarela, parou nos boxes e voltou no meio do pelotão. Em uma disputa, teve um toque com Denny Hamlin e o seu carro chegou a sair do chão.

O bólido número 45 ficou desalinhado e Reddick caiu para as últimas posições. No entanto, a 23Xi conseguiu reparar os danos e apostou em uma estratégia de mais uma parada na reta final para aproveitar os pneus em melhores condições. Neste cenário, Reddick reagiu e conseguiu escalar o grid até a 11ª posição, o suficiente para garantir a classificação para a próxima fase. Naquele momento, Logano era o eliminado.

Alex Bowman foi desclassificado após seu carro estar abaixo do peso mínimo e está fora dos playoffs (Ethan Smith/NASCAR Digital Media)

Entretanto, após a prova, a direção de prova da NASCAR anunciou a desclassificação de Alex Bowman, após a inspeção identificar que o carro número 48 estava abaixo do peso mínimo permitido. Assim, o piloto da Hendrick perdeu os pontos da 19ª posição e acabou saindo da zona de classificação. Desta forma, Logano entrou na última vaga da fase seguinte.

A próxima fase da NASCAR Cup Series começa no próximo domingo com a etapa no circuito oval do Kansas. Quem vencer estará classificado para a final e disputará o título da temporada.

Classificação da etapa de Charlotte Roval:

1 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
2 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
3 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
4 – Austin Cindric (Penske/Ford)
5 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
6 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
7 – Shane Van Gisbergen (Kaulig/Chevrolet)
8 – Joey Logano (Penske/Ford)
9 – Bubba Wallace (23Xi/Toyota)
10 – Ryan Blaney (Penske/Ford)

Eliminados do Round of 12: Austin Cindric, Daniel Suarez, Alex Bowman e Chase Briscoe

Classificação para o Round of 8 (diferença em relação à zona de corte)

Kyle Larson +33
Christopher Bell +13
Tyler Reddick +10
William Byron +4

Ryan Blaney -4
Denny Hamlin -8
Chase Elliott -9
Joey Logano -11

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo