Após uma epopeia de três dias contra a chuva, que impediu a realização da etapa do Texas, a NASCAR Cup Series finalmente realizou a etapa no oval de Forth Worth nesta quarta-feira. Apesar da prova ter sido mais tranquila, especialmente no último estágio, não faltou tensão na briga pela vitória. No fim, Kyle Busch finalmente pode descansar aliviado, ao reencontrar o caminho da vitória.
O campeão da divisão principal em 2019 não vencia uma prova na categoria máxima desde a corrida derradeira da temporada do ano passado, em Homestead-Miami. Embora não esteja mais brigando pelo título, Busch encerrou o tabu de 34 corridas sem vitórias e mantém a sequência de 15 temporadas seguidas na Cup Series com pelo menos uma vitória.
A sua maior ameaça foi a falta de combustível perto das voltas finais, mas Busch conseguiu administrar o consumo e manteve uma vantagem confortável para Martin Truex Jr até a bandeirada final.
Para Truex, o segundo lugar em uma prova problemática para muitos participantes dos playoffs (embora não ter vencido tenha atrapalhado suas pretensões) foi um alento depois de uma pesada punição antes da etapa. Na inspeção antes da corrida, o carro 19 teve irregularidades na asa traseira e a peça foi confiscada pelos oficiais da categoria, com o carro 19 tendo de largar em último.
Além disso, o piloto da Joe Gibbs perdeu 20 pontos no campeonato e a sua equipe multada em US$ 35 mil. Agora, Truex é um dos quatro candidatos que precisam da vitória na próxima corrida para disputar o título da NASCAR Cup Series.
Outro participante em situação complicada é Chase Elliott, que teve problemas nos pneus no fim do segundo estágio e foi o pior classificado entre os postulantes ao título.
A penúltima etapa da temporada 2020 da NASCAR Cup Series será no domingo, no circuito de Martinsville. A etapa definirá os três pilotos que se juntarão a Joey Logano para a disputa pelo campeonato na prova final, que será em Phoenix.
Classificação da etapa do Texas da NASCAR Cup Series:
1 – Kyle Busch – Joe Gibbs/Toyota
2 – Martin Truex Jr – Joe Gibbs/Toyota
3 – Christopher Bell – Leavine Family/Toyota
4 – Ryan Blaney – Penske/Ford
5 – Alex Bowman – Hendrick/Chevrolet
6 – Brad Keselowski – Penske Ford
7 – Kurt Busch – Chip Ganassi/Chevrolet
8 – Matt DiBenedetto – Wood Brothers/Ford
9 – Denny Hamlin – Joe Gibbs/Toyota
10 – Joey Logano – Penske/Ford
16 – Kevin Harvick – Stewart-Haas/Ford
20 – Chase Elliott – Hendrick/Chevrolet
Em negrito, quem está disputando os playoffs
Classificação da terceira fase dos playoffs (após 2 de 3 corridas
Diferença em relação à zona de corte:
Joey Logano – 1 vitória (classificado)
Kevin Harvick +42
Denny Hamlin +27
Brad Keselowski +25
Alex Bowman -25
Chase Elliott -25
Martin Truex Jr -36
Kurt Busch -81