A tradicional etapa de Talladega da NASCAR Cup Series demonstrou mais uma vez que a vitória pode mudar de mãos em uma fração de segundos. Kyle Busch fez uma corrida discreta e longe das confusões, mas cresceu no momento certo e se aproveitou da confusão entre Bubba Wallace e Ryan Blaney para tomar a ponta em meio ao big one e vencer pela segunda vez na temporada.
A vitória de Buschinho foi construída na última relargada, causada na segunda prorrogação. O piloto da Richard Childress chegou a estar na ponta na abertura da última volta, mas acabou superado por Wallace e Blaney. No entanto, a dupla se desentendeu na movimentação e o piloto da 23XI levou a pior e rodou, causando o big one no final.
Já o bicampeão da Cup Series estava na ponta no lugar certo na hora certa, com isso Busch chega a duas vitórias no ano e se iguala a Kyle Larson e William Byron como os maiores vencedores do ano. Blaney, que chegou a dominar o último estágio, terminou em segundo, mas segue na seca de vitórias na divisão principal, que chega a 56 etapas.
Can't hold back on the last lap. Here's a replay of the last-lap crash Sunday at Talladega Superspeedway. pic.twitter.com/IoxjJwtaUp
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) April 23, 2023
A corrida teve sete bandeiras amarelas, sem ter tantos incidentes, com as confusões ficando para a parte final. O acidente mais forte ocorreu na primeira das duas prorrogações. Após a rodada de Noah Gragson, Kyle Larson também rodou e foi atingido em cheio por Ryan Preece. Apesar do impacto forte, ambos os pilotos não se machucaram.
A HUGE hit for Ryan Preece and Kyle Larson. https://t.co/UanMabB0UP pic.twitter.com/iktuxG84or
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) April 23, 2023
A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no circuito oval de uma milha em Dover.
Top-10 da etapa de Talladega:
1 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – Chris Buescher (RFK/Ford)
4 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
5 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
6 – Erik Jones (Legacy Motor Club/Chevrolet)
7 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
8 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
9 – Daniel Suárez (Trackhouse/Chevrolet)
10 – Todd Gilliand (Front Row/Ford)
Classificação do campeonato:
Classificados por vitória: Kyle Larson, Kyle Busch e William Byron (2), Christopher Bell, Tyler Reddick, Joey Logano e Ricky Stenhouse Jr (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Ross Chastain +90
Kevin Harvick +82
Martin Truex Jr +52
Ryan Blaney +47
Alex Bowman +41
Denny Hamlin +41
Brad Keselowski +38
Chase Briscoe +14
Chris Buescher +11
Daniel Suárez -11
Austin Cindric -27
Michael McDowell -38
Ty Gibbs -41