Andrea Kimi Antonelli se estabeleceu como pole para a prova Sprint em Miami. Desde o início da classificação, a Mercedes demonstrou um bom ritmo. O italiano fez uma volta fantástica no circuito, quebrando o recorde da pista com o tempo de 1m26s482.
A dupla da McLaren tentou, mas não conseguiu superar o jovem italiano, Oscar Piastri ficou com a segunda posição, separado por 0s045 do líder. Lando Norris foi apenas o terceiro colocado, com a marca de 1m26s582.
Max Verstappen precisou se contentar com a quarta posição, o piloto neerlandês até tentou um segundo giro rápido, mas ele não foi tão bom como o esperado. George Russell, que avançou para a pista no comecinho do SQ3, trabalhou com apenas uma volta rápida, sendo o quinto colocado.
Charles Leclerc ficou com a sexta posição, acompanhado de perto por Lewis Hamilton. Alexander Albon levou a Williams para a oitava posição, enquanto Isack Hadjar foi o nono colocado. Fernando Alonso completou o top-10 com o carro da Aston Martin.
O primeiro encontro da Fórmula 1 neste sábado acontece às 13h (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a Classificação da Prova Sprint em Miami
O primeiro treino livre terminou liderado por Oscar Piastri da McLaren, mas nem todos os pilotos conseguiram trabalhar as voltas rápidas, por conta da bandeira vermelha provocada por Olliver Bearman próximo ao final da sessão.
Quando a classificação foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 48 °C, com 28 °C no ambiente. A temperatura tinha subido desde o treino livre.
SQ1
Com duração de doze minutos, os pilotos precisavam trabalhar obrigatoriamente com os pneus médios nesta parte da sessão.
Max Verstappen liderava com 1m27s953, quando os primeiros tempos começaram a surgir na tabela. O neerlandês optou por retornar aos boxes, assim como outros adversários. Como Andrea Kimi Antonelli fechou a volta depois, obteve o tempo de 1m27s858, contra 1m27s890 de Lando Norris. Verstappen então foi empurrado para a terceira posição.
Charles Leclerc tocou o muro de contenção na curva 16, mas fechou o giro no sétimo lugar, com a marca de 1m28s364. A Ferrari escolheu a tática de permanecer na pista com aquele jogo de pneus, buscando uma segunda volta rápida.
Por outro lado, algumas equipes resolveram fazer apenas uma volta rápida, retornar aos boxes para dar um respiro, antes de investir em uma nova saída, mesmo trabalhando com os pneus médios usados. Mas como muitos tiveram a mesma tática, ficou uma confusão na saída do pit-lane, principalmente com os pilotos tentando deixar uma certa distância para o adversário, para evitar ser atrapalhado.
It’s time for the final flying laps of this part of Sprint Qualifying…
minutes remain!#F1 #F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/ockEJ3UMUl
— Formula 1 (@F1) May 2, 2025
Os dez primeiros eram: Antonelli, Norris, Verstappen, Piastri, Russell, Hamilton, Leclerc, Albon, Alonso e Ocon. Na zona de eliminação estavam: Doohan, Tsunoda, Bortoleto, Bearman e Hadjar – o último colocado por conta da primeira volta ser deletada por extravasar os limites de pista.
Piastri saltou para a terceira posição, melhorando a sua marca para 1m27s951. Correndo pela primeira vez no circuito de Miami, Bortoleto melhorou o seu tempo para 1m29s312, mas se viu na zona de corte, lidando com a eliminação.
Com o cronômetro já zerado, Russell assumiu a liderança, com 1m27s688. Destaque para a dupla da Williams avançando para o Q2, enquanto Yuki Tsunoda foi eliminado por não conseguir abrir a volta rápida. Doohan também ficou irritado com a eliminação, por conta de um erro da equipe.
Verstappen atrapalhou alguns competidores, mas os comissários não davam sinal de uma possível investigação.
Mesmo não completando uma volta limpa, Lawson conseguiu avançar para a próxima fase da classificação, mesmo no limite.
Eliminados
16) Lance Stroll -1m29s028
17) Jack Doohan – 1m29s171
18) Yuki Tsunoda – 1m29s246
19) Gabriel Bortoleto – 1m29s312
20) Oliver Bearman -1m29s825
SQ2
O SQ2 conta com duração de dez minutos e também tinha a obrigatoriedade do uso dos pneus médios novos.
No início dessa parte da sessão, Antonelli confirmava mais uma vez a força da Mercedes, assumindo a liderança com a marca de 1m27s727. O ritmo da McLaren também chamava a atenção, com isso, Piastri retomou para a ponta com o tempo de 1m27s354, contra 1m27s537 do seu companheiro de equipe.
Após os primeiros cinco minutos, apenas oito pilotos tinham registrado tempo, eram eles: Piastri, Norris, Antonelli, Verstappen, Russell, Leclerc, Albon e Hamilton. Os demais competidores optaram por tentar apenas uma volta rápida no circuito, mas deixaram para ir para a pista apenas no final do SQ2, arriscando tudo.
Antes do cronômetro zerar, Verstappen obteve o tempo de 1m27s245. Na sequência, Norris superou o neerlandês por 0s136 para ser o líder da atividade. Sainz partiu para a tentativa de apenas uma volta rápida e como cometeu um erro, ficou sem nenhum tempo no SQ2.
Eliminados
11) Nico Hülkenberg – 1m27s850
12) Esteban Ocon – 1m28s070
13) Pierre Gasly – 1m28s167
14) Liam Lawson -1m28s375
15) Carlos Sainz – volta deletada
SQ3
A última fase da classificação conta com apenas 8 minutos e os pilotos precisam usar pneus macios novos. Apenas Verstappen e Russell não quiseram lidar com o tumulto no pit-lane e partiram para a pista assim que ela foi liberada.
O neerlandês obteve o tempo de 1m27s070, mas foi a marca do piloto britânico da Mercedes se tornou o tempo para ser batido – 1m26s791.
O restante do grid deixou para tentar a volta rápida no limite de tempo, correndo o risco de um competidor atrapalhar o outro.
Russell optou por fazer apenas uma volta rápida e retornou aos boxes. No entanto, a pole da Sprint ficou com a Mercedes, pois Andrea Kimi Antonelli cravou 1m26s482. O italiano conseguiu uma volta muito boa, para comandar a sessão.
A dupla da McLaren tentou, mas Piastri ficou apenas com a segunda posição, seguido por Norris. Verstappen foi o quarto colocado, com Russell em quinto.
We can’t wait!
Here’s your exciting Sprint starting grid
#F1 #F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/9tijmsvAAz
— Formula 1 (@F1) May 2, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.