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Jovens repórteres das escolas Municipais cobrirão a Fórmula E em São Paulo

Iniciativa proporciona experiência imersiva e inclusiva durante o evento de carros elétricos

Nesta sexta-feira (15), os jovens repórteres visitarão os bastidores da corrida em uma vivência de aprendizado imersivo para trazer uma perspectiva diferente do evento.

A Fórmula E, conhecida por seu foco em carros elétricos, contará com a presença de cerca de 150 jovens repórteres das escolas municipais para realização da cobertura. O evento, que acontece nesta semana na capital paulista, proporcionará a vivência de um aprendizado imersivo, além de trazer a perspectiva dos estudantes.

Jovens repórteres nos bastidores da Fórmula E

A iniciativa com os estudantes está marcada para esta sexta-feira, 15 de março, e levará uma equipe diversificada de jovens repórteres dos projetos Imprensa Jovem, Grêmios Escolares, Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) e Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI). O destaque fica com a Imprensa Jovem Kunumingue, da aldeia Jaraguá, que realizará a cobertura em guarani.

Os estudantes farão um tour pelos bastidores onde estão os carros e terão a oportunidade de interagir com engenheiros, técnicos e pilotos. Eles realizarão entrevistas e criarão conteúdo sobre as equipes participantes e o evento. Além disso, os jovens repórteres terão acesso a atividades que incluem um ‘pit walk’ com palestras na garagem e sessão de simulador.

Uma perspectiva além da corrida

Os conteúdos produzidos pelos alunos além de trazerem seus pontos de vista sobre a corrida de carros elétricos que podem chegar até 320 km/h, é um momento importante para debater a mobilidade sustentável, questões climáticas, combustível alternativo, mulheres nas tecnologias, e muito mais.

Irá participar da cobertura jornalística que acontecerá no Sambódromo do Anhembi as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Francisco Rebolo, Deputado José Blota Júnior, Herbert de Souza Betinho, M’Boi Mirim II, Professor André Rodrigues de Alckmin, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Professor Josué de Castro, Marcos Mélega, Humberto Dantas, Jardim Damasceno I, Professor Osvaldo Quirino Simões. Os CELPs Campo Limpo, Jaçanã/Tremembé e Vila Rubi, e o CECI Jaraguá.

O programa Imprensa Jovem

O programa Imprensa Jovem promove a educação midiática nas escolas municipais da capital paulista. Está presente desde a educação infantil, com a Imprensa Mirim, até a educação de jovens e adultos, com a Imprensa Mais. Atualmente, são cerca de 7 mil estudantes distribuídos em mais de 350 unidades escolares da rede municipal de educação.

A iniciativa nasceu em 2005 como um projeto de rádio e a proposta de contar as notícias sobre a comunidade escolar. A ação pedagógica planeja valorizar as vozes e a participação dos estudantes para atuar na rede e também na cidade, realizando cobertura jornalística de grandes eventos como a Bienal do Livro, Campus Party, NFT, BGS, além dos eventos da SME.

Ao participar do Imprensa Jovem os estudantes têm oportunidade de ampliar canais de comunicação da escola com a sua comunidade e produzir informações relevantes para suas realidades, além de desenvolverem habilidades para uma leitura crítica da mídia, combater a desinformação e fake news.

O Imprensa Jovem recebeu o prêmio Aprendizagem Criativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 2019, e o prêmio Aliança Global pela Mídia e Educação da UNESCO, em 2020. No ano de 2023, ficou no top 10 entre as melhores políticas públicas da cidade de São Paulo, com o prêmio Copicola.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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