Em uma corrida que parecia morna, mas que esquentou principalmente com a chuva, a última prova realizada em circuito oval da temporada 2022 da Fórmula Indy manteve a disputa pelo título frenética com apenas duas etapas para o final da competição.A disputa realizada no circuito de Gateway terminou com a vitória de Josef Newgarden, que se consolida como o maior vencedor da temporada.
Newgarden conquistou sua quinta vitória em 2022 e voltou a crescer na disputa pelo campeonato. O bicampeão da Indy está agora a apenas três pontos de Will Power, que segue na ponta, mesmo com o sexto lugar no GP de Saint Louis. A diferença entre os sete primeiros é de 59 pontos, com 108 em disputa.
A vitória foi construída sob circunstâncias bem especiais, devido ao senso de urgência causado pela chuva que caiu durante a corrida e que mexeu com a programação da etapa, assim como foi fundamental para a estratégia dos pilotos.
A primeira metade da prova teve poucos movimentos, com os pilotos mais preocupados e economizar combustível para precisar de menos paradas nos boxes. Largando na pole position (e igualando Mario Andretti como o recordista da história da Indy em posições de honra), Power liderava, sempre seguido por seus companheiros de equipe, Newgarden e Scott McLaughlin, e também por Pato O’Ward, com todos estudando o momento certo de fazer a parada para fazer a estratégia funcionar.
A situação começou a mudar na volta 148 das 260, quando Jack Harvey tocou o muro e causou a primeira bandeira amarela da noite. Como a maioria dos pilotos já havia parado nos boxes poucas voltas antes, a maioria ficou na pista, mas Newgarden e McLaughlin resolveram fazer uma estratégia diferente e fizeram o pit-stop.
Jack Harvey tried to make a move around the outside, and it didn't work out.
The RLL Racing driver fell multiple laps down as the team tried to make repairs. #INDYCAR pic.twitter.com/2Je4GPgc0P
— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) August 20, 2022
A relargada mexeu bastante com os rumos da prova. O’Ward aproveitou o momento e passou Power por fora, assumindo a liderança. Entretanto, a alegria do mexicano durou pouco, pois Newgarden tinha um ritmo muito mais forte com os pneus mais novos e ultrapassou todos os pilotos à sua frente, e tomou a dianteira, abrindo grande vantagem.
.@josefnewgarden showing just how well he knows this place.
The No. 2 takes the lead in a bold way.
WATCH LIVE: @USA_Network and @peacockTV#INDYCAR // #Bommarito500 pic.twitter.com/5GB7feDbrl
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) August 20, 2022
I'll take the lead, thank you very much!@josefnewgarden rockets past Patricio O'Ward for the race lead. #INDYCAR
📺 : @USA_Network and @peacockTV pic.twitter.com/ev9yBy0B41
— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) August 20, 2022
McLaughlin demorou um pouco mais para se desvencilhar do pelotão, mas conseguiu se consolidar em segundo e conseguiu se aproximar de Newgarden antes do último ciclo de paradas nos boxes.
Então, o neozelandês teve uma grande vantagem, pois, além de fazer o undercut, aproveitou o fato do seu companheiro de equipe pegar Christian Lundgaard na entrada dos boxes. Na saída dos pits, não houve como Newgarden segurar McLaughlin.
A corrida parecia bem encaminhada para o neozelandês, mas a chuva prometida veio com cerca de 50 voltas para o fim. Com a pista molhada e os raios nas redondezas do circuito, a prova ficou interrompida por mais de duas horas até a pista ficar seca e o reinício ser autorizado.
A prova recomeçou com 34 giros para o fim. Neste instante, Newgarden foi para o tudo ou nada e deixou o seu companheiro de equipe para trás, recuperando a liderança, mas com McLaughlin em seu encalço.
'@JosefNewgarden passes for the lead!
We're back racing with less than 34 laps remaining! #INDYCAR
📺 : @USA_Network and @peacockTV
💻 : https://t.co/SQTkbNvMIj pic.twitter.com/4xuLBwO9fQ— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) August 21, 2022
No trecho final, realizado na parte da noite, a equipe que se deu melhor foi a Dale Coyne Racing, que permitiu tanto a Takuma Sato, como a David Malukas a chance de avançar no pelotão.
Quem se deu melhor foi o americano de ascendência lituana, que era o piloto mais rápido do grid nas voltas finais, superou sem dificuldades Power e O’Ward, indo para o terceiro lugar.
Nas voltas finais, Malukas foi descontando a diferença para os líderes e tomou o segundo lugar de McLaughlin na abertura da última volta. Não foi o suficiente para tirar a vitória de Newgarden, mas a atuação e o segundo lugar foram bastante celebrados pela Dale Coyne Racing e pelo piloto estreante.
RETWEET to congratulate @malukasdavid!
He passed Scott McLaughlin on the final lap to score a runner-up finish and his first podium in the NTT @INDYCAR SERIES. pic.twitter.com/1unNyuh2Hi
— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) August 21, 2022
Hélio Castroneves teve uma corrida cheia de dificuldades. O piloto da Meyer Shank (que renovou com a equipe para o ano que vem) teve que remar do fundo do pelotão, com a sua estratégia não sendo muito eficiente. No fim, o brasileiro terminou em 15ª.
Com duas corridas para o fim do campeonato, Will Power lidera com 482 pontos, três de vantagem para Newgarden, e ainda seguido de perto por Scott Dixon e Marcus Ericsson. Alex Palou, Scott McLaughlin e Pato O’Ward ainda seguem com chances de título, mas dependerão de uma combinação de resultados para terem chances. A penúltima prova da temporada 2022 da Fórmula Indy será em 4 de setembro, no circuito de Portland.
Confira aqui o resultado da etapa aqui!
Campeonato após 15 de 17 etapas:
1 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 482
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 479
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 468
4 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 465
5 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 439
6 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 428
7 – Pato O’Ward (MEX0 – McLaren SP/Chevrolet – 424
8 – Felix Rosenqvist (SUE) – McLaren SP/Chevrolet – 340
9 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 335
10 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 334
18 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 239