ColunistasIndyPost

Josef Newgarden ganha com autoridade a primeira corrida em Iowa

Bicampeão da Indy superou o companheiro Will Power no começo da prova e manteve um ritmo muito superior dos outros pilotos

Em uma atuação dominante dos pilotos da Penske, Josef Newgarden aproveitou a oportunidade e venceu de forma incontestável a primeira das duas corridas da rodada dupla realizada no oval de Iowa. O bicampeão da Fórmula Indy largou em segundo e superou Will Power para garantir seu terceiro triunfo na temporada.

A Penske impôs o domínio desde a classificação, com Power e Newgarden fechando a primeira fila, exatamente nesta ordem, nas duas corridas. No início, o australiano manteve a ponta, seguido pelo seu companheiro de equipe, que vinha próximo.

Com a primeira bandeira amarela, causada pela rodada de Jimmie Johnson, Newgarden aproveitou a chance e conseguiu a ultrapassagem sobre Power no reinício da prova assumindo a liderança.

A partir daí, os únicos momentos em que o piloto da Penske não esteve na liderança foi durante o ciclo de paradas nos boxes, com outros pilotos tentando uma estratégia diferente.Desta turma, o destaque foi para o próprio Jimmie Johnson, que, mesmo após a rodada,  liderou boas voltas e teve um bom desempenho, com ultrapassagens no pelotão. No fim, o heptacampeão da NASCAR Cup Series perdeu rendimento e acabou só em 11ª.

Jimmie Johnson foi um dos nomes da prova, com uma atuação positiva (Karl Zemlin/Getty Images)

Contudo, os pilotos foram sofrendo com o desgaste de pneus e, com exceção de Newgarden, todos os outros tiveram uma variação grande no desempenho, o que afetou o resultado final.

A disputa pelo segundo lugar foi bem intensa, mas nas últimas voltas, Pato O’Ward conseguiu se consolidar no segundo posto e até tentou acompanhar Newgarden, mas não tinha ritmo para tal. No fim, o mexicano da McLaren terminou em segundo, com Power completando o pódio.

O líder do campeonato, Marcus Ericsson, estava no bolo que brigava por um lugar no pódio, mas cometeu um erro e perdeu várias posições após ficar na parte suja da pista. No fim, o oitavo lugar foi o máximo possível e a sua vantagem na liderança do campeonato despencou.

Hélio Castroneves teve uma jornada complicada. O brasileiro teve um bom começo de prova e andou rápido na primeira metade da disputa. No entanto, o brasileiro seguiu a tática que foi usada por Jimmie Johnson e seu carro perdeu muito rendimento na parte final, com o piloto da Meyer Shank terminando somente em 16ª

O relato da segunda corrida em Iowa, você confere a seguir.

Classificação da corrida 1 de Iowa aqui!

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading