Nesta quinta-feira (01) a Red Bull informou que Jonathan Wheatley deixará o cargo de diretor esportivo, enquanto ele migra para a Audi para atuar como chefe de equipe do time alemão.
As mudanças seguem acontecendo na Red Bull, a saída de Adrian Newey já gerou um grande impacto na equipe; agora é a vez de Wheatley que se tornou uma figura importante para o time austríaca após trabalhar por quase duas décadas com a RBR. O britânico contribuiu para a conquista de seis títulos mundiais de construtores e sete campeonatos mundiais de pilotos.
Como informado pela Red Bull, Jonathan permanecerá no cargo até o final da temporada 2024, enquanto busca acrescentar um título de pilotos e construtores para a equipe austríaca antes de sua saída para a Audi. Depois o britânico passará pelo período de quarentena, antes de fato ingressar na Audi.
‘Tem sido um relacionamento longo bem-sucedido com Jonathan ao longo de 18 anos. Sua contribuição para seis títulos mundiais de construtores e sete campeonatos mundiais de pilotos, primeiro como gerente da equipe e depois como diretor esportivo, será sempre um marco na história da nossa equipe”, comentou o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner.
Today, we announce the departure of Sporting Director Jonathan Wheatley, as he heads to a new challenge in the role of Team Principal with the Audi F1 Project.
Everyone at the Team wishes Jonathan all the best. We will announce a new Team structure in the coming weeks.
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) August 1, 2024
O time ainda acrescentou: “Todos na Red Bull Racing e Red Bull Tecnology desejam a ele tudo de melhor em sua nova função e gostaríamos de agradecer a Jonathan. A Red Bull tem uma força e profundidade tremendas e isso fornece uma oportunidade de elevar outros dentro da equipe. Anunciaremos uma nova estrutura da equipe nas próximas semanas”.
A Audi também está se movimentando, na última semana confirmou a saída de Andreas Seidl e Oliver Hoffman, além da contratação de Mattia Binotto para liderar o projeto. O cargo de Binotto está vinculado a atuar como diretor de operações e diretor técnico da Sauber, enquanto Wheatley se reportará ao recém-chegado ao projeto neste 1º de agosto.
A contratação de Binotto chamou a atenção, mas pelos últimos anos atuando na Ferrari, ficou claro que ele precisaria de um auxílio, agora com o nome confirmado para se tornar chefe de equipe da Audi, Wheatley parece o ideal para pavimentar esse caminho que o time está traçando.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.