O campeão mundial de Fórmula 1 de 2009, Jenson Button, anunciou que deixará o programa Hypercar da Cadillac Hertz Team JOTA ao final da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). O britânico afirmou que pretende encerrar sua carreira como piloto em tempo integral, citando mudanças de prioridades e o desejo de passar mais tempo com a família.
A decisão foi revelada no último fim de semana, durante as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, onde Button conquistou seu melhor resultado na classe Hypercar, finalizando a prova na segunda colocação ao lado de Earl Bamber e Sebastien Bourdais. O trio compete com o Cadillac V-Series.R, que representa oficialmente a montadora norte-americana no WEC.
A performance da Cadillac em Interlagos chamou a atenção, o ritmo da corrida foi muito forte, rendendo o 1-2 para a marca. Esse também foi o evento que marcou o encerramento da sequência de vitórias da Ferrari, desde o início do campeonato.
O britânico está no programa dos Hypercars no WEC, com a JOTA há dois anos, competindo primeiramente com o Porsche 963. Com a mudança do equipamento, quando se tornou uma operação de fábrica da Cadillac, Button mais uma vez permaneceu com o time.
LEIA MAIS: Cadillac fecha 6 Horas de São Paulo com dobradinha liderada pelo #12
“A vida anda muito corrida. Tem tanta coisa diferente acontecendo. Já é hora de começar a pensar um pouco mais no futuro. Quero passar mais tempo com a minha família também”, comentou Button durante as 6 Horas de São Paulo.
“Tenho uma agenda muito cheia, isso também é injusto com a equipe. Provavelmente não terei tempo suficiente para me dedicar a isso, principalmente no próximo ano.”
Apesar do anúncio, Button deixou em aberto a possibilidade de participações pontuais em provas de endurance ou outras categorias: “Estarei correndo em algumas coisas no próximo ano, mas não uma temporada completa.”
O piloto britânico iniciou sua trajetória no automobilismo em 1998, na Fórmula Ford, e brilhou na Fórmula 1 por quase duas décadas. Sua carreira atingiu o auge em 2009, ao conquistar o título mundial com a Brawn GP, em uma das campanhas mais memoráveis da categoria.
“Estou ansioso pelo próximo ano, mas antes de tudo, temos quatro grandes corridas aqui. Obviamente, o carro está forte, então vou aproveitar essas corridas. Vou me divertir. Tenho quatro corridas para me divertir, então esse é o objetivo.”
Ainda não está claro quem será o piloto escolhido para substituir Button no trio da JOTA no carro #38.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.