Hoje, 29 de agosto, James Hunt estaria completando 75 anos, mas uma vida a 300 por hora não só dentro do cockpit o levou mais cedo do que queríamos, silenciosamente, aos 55 anos.
Um produto dos anos 70, Hunt deu 100% de si em tudo, desde que tirou sua carteira de motorista aos 17 anos e, segundo suas próprias palavras,
sua vida começou
Começando com os Minis, passando pela Fórmula Ford e Fórmula 3 num modo “win or wall”, acabou encontrando um irmão espiritual no endinheirado e libertino Lorde Hesketh.
A parceria os levou à categoria-mãe, e a lenda de que gastavam mais em champagne do que em combustível num final de semana de corrida só serviu para surpreender a todos quando Hunt começou a apresentar resultados cada vez mais sólidos.
Tornou-se a escola óbvia da McLaren para substituir o bicampeão Fittipaldi e encarar Niki Lauda e a Ferrari. Não vou detalhar o que foi a temporada de 76 (vão rever Rush, eu espero!), mas o título foi mais que merecido, e só quem tem um fígado saudável no lugar do coração acredita que ele não conseguiria sem o acidente de Niki.
Brincou mais um pouco, mas já tinha provado a si mesmo o que queria. Não ficou muito tempo longe dos autódromos: rapidamente estava passeando pelo paddock, braços dados com o gigante Murray Walker, e tecendo seus comentários ácidos e certeiros na BBC.
Continuou sendo um amador: amava as pessoas, amava o rádio, amava ajudar quem precisava (doava seu cachê das transmissões dos GPs da África do Sul a instituições que combatiam o Apartheid), e amava profundamente todas as mulheres – estava apaixonado e iria se casar novamente quando o coração não aguentou amar tanto e tão completamente.
Hunt, meu velho, esse ferrarista empedernido jura que torce pra você vencer sempre que revê 76. Hoje vou preparar um drink em sua homenagem e levantar o copo aos céus relembrando sua famosa frase:
A primeira coisa que acontece quando você pisa no acelerador é nada. A segunda coisa que acontece, é tudo.
Um dos pilotos mais cultuado pelos fãs da F1, James Hunt completaria 75 anos nesta segunda-feira 29 de agosto.
Nosso colunista e podcaster do @AutoRadioPodcas @cevalesi fala um pouco sobre este ícone do automobilismo britânico!
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— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) August 29, 2022