Sam Bird completou a sua primeira temporada com a Jaguar na Fórmula E, nesta quarta-feira (19) a equipe informou a renovação do contrato do piloto, um acordo de “múltiplos anos”.
O time não revelou a extensão do contrato, mas Bird é uma aquisição valiosa para a Jaguar, justamente pela experiência que adquiriu nestes vários anos correndo na Fórmula E. Também é uma forma de traçar as metas para o futuro da equipe determinando o contrato dos seus pilotos, a Jaguar quer conquistar mais pódios e vitórias, mas também mira a disputa do campeonato.
Na temporada passada, o primeiro ano de Sam Bird com a Jaguar, ele terminou o campeonato na sexta posição somando 87 pontos, enquanto o seu companheiro de equipe, Mitch Evans fechou a temporada no quarto lugar conquistando 90 pontos. Evans já disputou cinco temporadas com a Jaguar.
A marca de Sam Bird se torna ainda mais interessante, já que as únicas duas vitórias da Jaguar na temporada 2020/21 foram conquistadas por ele. A primeira vitória ocorreu na abertura do campeonato, na Corrida 2 disputada em Diriyah, na Arábia Saudita, enquanto a segunda vitória foi obtida na corrida 2 de Nova York, nos EUA.
Com os pontos obtidos por Sam Bird e Mitch Evans, a Jaguar conquistou a segunda posição no campeonato de construtores, superados apenas pela Mercedes.
Sam Bird tem muita experiência na categoria elétrica, pois está no grid desde a temporada 2014/15 quando defendeu a Virgin Racing, mas o piloto sempre se manteve ativo, participando de outros campeonatos ao longo do ano.
“Minha primeira temporada com a Jaguar me disse tudo o que eu precisava saber, eu queria continuar fazendo parte da família Jaguar. Toda a equipe está determinada, focada e pronta para obter resultados e é exatamente com isso que quero trabalhar. Agora é hora de começar a oitava temporada e garantir que colocamos todos os nossos treinos e aprendizados em prática, para marcar o máximo de pontos possíveis”, disse Bird.
When you sign a new multi-year contract 🕺#ReimagineRacing #JaguarElectrifies #RaceToInnovate #ABBFormulaE pic.twitter.com/GLTzpeis3W
— Jaguar TCS Racing (@JaguarRacing) January 19, 2022
Norman Nato que disputou a temporada 2020/21 com a Venturi, mas ficou sem assento, está se juntando à Jaguar nesta temporada, junto com Tom Dillmann, os dois pilotos vão atuar como reservas do time.
Os dois pilotos também ficaram responsáveis por realizar atividades no simulador e testes, auxiliando os pilotos da Jaguar na pista, mantendo o nível alto de competitividade da equipe.
Super excited to be joining @JaguarRacing team for @FIAFormulaE season 8 as reserve driver. Determined to help the team to reach their goals. Let’s go get it team 👊🏻 pic.twitter.com/XEl7t0NCql
— Norman Nato (@NatoNorman) January 17, 2022
“Estou animado por me juntar à Jaguar. Estou determinado para ajudar a equipe a lutar por pontos, pódios e chegar ao seu melhor desempenho. Tenho muito a apreender e descobrir, mas estarei pronto sempre que a equipe precisar de mim, dentro ou fora do Jaguar I-TYPE 5. Considero Mitch e Sam como dois bons amigos, tendo corrida com Mitch na GP2 e eu conheço Sam há muitos anos, estou ansioso para apoiá-los e ao time na oitava temporada”, disse Nato.