Jüri Vips guiará pela Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL) mais uma vez. O competidor terá a oportunidade de participar do GP de Portland da Indy, programado para ser disputado no dia 25 de agosto.
Em 2023, o estoniano disputou duas provas pela RLL, competindo nas etapas de Portland e Laguna Seca, as provas marcavam o final da temporada. O piloto ganha mais uma oportunidade de guiar um carro da RLL e ser avaliado em outra sessão, mas em um circuito que ele já conhece.
O piloto disputará a sua terceira prova na Indy com o carro #75, usado por Takuma Sato para competir as 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Vips participará do fim de semana ao lado de Graham Rahal, Pietro Fittipaldi e Christian Lundgaard.
Em sua primeira vez em Portland, largou do 18° lugar e se manteve nesta posição ao final da prova. Vips não completou a etapa em Laguna Seca por conta de um abandono.
Jüri Vips foi campeão da Fórmula 4 alemã em 2017, o piloto tem passagens pela Fórmula 4 italiana, além da Fórmula 3 e Fórmula 2. O estoniano era apoiado pela Red Bull e integrava a academia do time, mas em 2022 Vips foi desligado do programa, após uma fala racista e atitude homofóbica em uma transmissão da Twitch.
Vips seguiu no grid da Fórmula 2, completando a temporada com a Hitech, conquistando apenas a 11ª posição no Campeonato.
A RLL deu uma oportunidade piloto e começou a sua preparação para correr na Indy.
“Sou muito grato pela equipe por me dar esta oportunidade. Tenho trabalhado em estreita colaboração com a equipe no programa de simulador e já faz um ano que não estou no carro, mas estou confiante de que a experiência adquirida no ano passado em Portland e Laguna Seca me ajudará a crescer rapidamente. Ainda será um desafio muito grande, e estou muito ansioso por isso”, comentou Vips.
BREAKING NEWS: Juri Vips to return to #INDYCAR racing at @Race_Portland in the No. 75 for @RLLracing in the team’s fourth entry. pic.twitter.com/hkiNhv0bJL
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) August 7, 2024
Com a RLL ele realizou pela primeira vez um teste na Indy Car, em Sebring em 13 de março de 2023. Desde este momento o piloto tem colaborado com a RLL no simulador.
“Estamos felizes em poder colocar Jüri em Portland por uma série de razões”, disse o coproprietário da RLL Bobby Rahal. “Para começar, ele mostrou em Portland e Laguna Seca no ano passado que certamente tem o ritmo para participar de qualquer evento que correr conosco. Ele fez muito trabalho para nós no simulador este ano, o que nos ajudou a entender o sistema híbrido, então é bom recompensá-lo por seu esforço. Estou esperançoso que isso levará a mais corridas para ele com a RLL.”
Vips não disputou a temporada 2024 com a RLL, pois o time optou por ficar com o brasileiro Pietro Fittipaldi. No entanto, a Rahal nunca desistiu a preparação de Vips e tem planos para ele no futuro da equipe.
A Indy retorna antes da participação de Vips, com a 13ª etapa agendada para ocorrer no dia 17 de agosto, em Illinois, no circuito Oval de Gateway.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.