AutomobilismoColunistasDestaquesIndyPost

Indy – Vips disputará GP de Portland com quarto carro da RLL

Ao lado de Rahal, Fittipaldi e Lundgaard, Vips terá oportunidade de disputar a sua terceira prova da Indy com a RLL

Jüri Vips guiará pela Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL) mais uma vez. O competidor terá a oportunidade de participar do GP de Portland da Indy, programado para ser disputado no dia 25 de agosto.

Em 2023, o estoniano disputou duas provas pela RLL, competindo nas etapas de Portland e Laguna Seca, as provas marcavam o final da temporada. O piloto ganha mais uma oportunidade de guiar um carro da RLL e ser avaliado em outra sessão, mas em um circuito que ele já conhece.

O piloto disputará a sua terceira prova na Indy com o carro #75, usado por Takuma Sato para competir as 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Vips participará do fim de semana ao lado de Graham Rahal, Pietro Fittipaldi e Christian Lundgaard.

Em sua primeira vez em Portland, largou do 18° lugar e se manteve nesta posição ao final da prova. Vips não completou a etapa em Laguna Seca por conta de um abandono.

Jüri Vips foi campeão da Fórmula 4 alemã em 2017, o piloto tem passagens pela Fórmula 4 italiana, além da Fórmula 3 e Fórmula 2. O estoniano era apoiado pela Red Bull e integrava a academia do time, mas em 2022 Vips foi desligado do programa, após uma fala racista e atitude homofóbica em uma transmissão da Twitch.

Vips seguiu no grid da Fórmula 2, completando a temporada com a Hitech, conquistando apenas a 11ª posição no Campeonato.

A RLL deu uma oportunidade piloto e começou a sua preparação para correr na Indy.

“Sou muito grato pela equipe por me dar esta oportunidade. Tenho trabalhado em estreita colaboração com a equipe no programa de simulador e já faz um ano que não estou no carro, mas estou confiante de que a experiência adquirida no ano passado em Portland e Laguna Seca me ajudará a crescer rapidamente. Ainda será um desafio muito grande, e estou muito ansioso por isso”, comentou Vips.

Com a RLL ele realizou pela primeira vez um teste na Indy Car, em Sebring em 13 de março de 2023. Desde este momento o piloto tem colaborado com a RLL no simulador.

“Estamos felizes em poder colocar Jüri em Portland por uma série de razões”, disse o coproprietário da RLL Bobby Rahal. “Para começar, ele mostrou em Portland e Laguna Seca no ano passado que certamente tem o ritmo para participar de qualquer evento que correr conosco. Ele fez muito trabalho para nós no simulador este ano, o que nos ajudou a entender o sistema híbrido, então é bom recompensá-lo por seu esforço. Estou esperançoso que isso levará a mais corridas para ele com a RLL.”

Vips não disputou a temporada 2024 com a RLL, pois o time optou por ficar com o brasileiro Pietro Fittipaldi. No entanto, a Rahal nunca desistiu a preparação de Vips e tem planos para ele no futuro da equipe.

A Indy retorna antes da participação de Vips, com a 13ª etapa agendada para ocorrer no dia 17 de agosto, em Illinois, no circuito Oval de Gateway.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo