A Indy dá sequência para a disputa do campeonato de 2024 com a passagem da categoria por Portland. A 14ª etapa acontece uma semana depois do Bommarito 500.
Após o abandono de Pato O’Ward, o piloto da McLaren perde a chance de disputar o título da temporada 2024, com o competidor ocupando apenas o sexto lugar do campeonato com os seus 345 pontos. A corrida contou com vitória de Josef Newgarden, mas o piloto ocupa apenas a oitava posição do campeonato, com 317 pontos.
Álex Palou segue para a próxima corrida como o líder do campeonato, com uma excelente distância para o segundo colocado. O espanhol faturou 443 pontos, após encerrar a última rodada ocupando o quarto lugar. No ano passado foi nesta pista que Palou se sagrou como o campeão da temporada. Colton Herta é o vice-líder, após somar 384 pontos e desfrutar do resultado que obteve em Toronto, com uma vitória que ergueu o competidor na temporada.
Portland costuma ser uma corrida bem movimentada, com boas chances de ultrapassagem ao longo do percurso. A pista forma por 12 curvas é relativamente plana. O circuito hoje também é usado pela Fórmula E.
LEIA MAIS: Indy – Vips disputará GP de Portland com quarto carro da RLL
A pista surgiu depois de uma grande enchente que atingiu a cidade inteira, deixando para trás estradas que poderiam ser usadas como pista de corrida durante o icônico Rose Festival de Portland. A pista se tornou o lar do automobilismo quando a Trans-Am Series começou a competir na pista e, nas décadas seguintes, a Indy Car e a Nascar também seguiram o exemplo.
Grandes campeões brasileiros já triunfaram, como Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (1999 e 2000) e Cristiano da Matta (2002 e 2005). Ainda vale dizer que em 1997, a corrida foi marcada por definir o atual recorde de todos os tempos por conta da chegada: Mak Blundell venceu o segundo colocado Gil de Ferran por uma diferença de apenas 0s027, enquanto o terceiro colocado, Raul Boesel cruzou a linha de chegada separado por 0s055 segundos.
Alex Palou venceu as provas de 2023 e 2021, sendo um forte candidato para obter um bom resultado neste traçado.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.