A segunda corrida no oval de Gateway da Fórmula Indy, realizada neste domingo (30) foi menos movimentada em relação à primeira, com os pilotos tendo dificuldades de ultrapassar e a disputa sendo decidida nas paradas de boxes, seja pelo trabalho dos mecânicos, seja pelas equipes.
A disputa pela vitória ficou discutida entre dois pilotos da Penske (Josef Newgarden e Will Power) e por Patrício O’Ward, da McLaren. Mais uma vez, o mexicano estava em condições de tomar a ponta, mas acabou superado pelo trabalho de boxes, que favoreceu Newgarden.
O’Ward bem que tentou, mas o piloto da Penske não deu brechas e aproveitou a oportunidade para encerrar a sequência ruins de resultados da equipe do Capitão Roger. No final, a prova terminou em bandeira amarela depois que Takuma Sato (vencedor da Indy 500) ralou seu carro no muro, provocando a única intervenção do safety car na corrida.
O líder do campeonato, Scott Dixon, terminou na quinta colocação. Com o resultado, o neozelandês tem 96 pontos de vantagem para Newgarden, que é o piloto mais próximo na classificação do campeonato.
A corrida em Gateway pode ter marcado a despedida de Tony Kanaan da IndyCar Series. O brasileiro fez uma corrida discreta e terminou em 19º. Como esta foi a última etapa em circuito oval programada pela categoria, o brasileiro não corre mais este ano.
.@TonyKanaan, what can we say?
25 year career
383 starts
INDYCAR Champion
Indy 500 Champion
17 wins
You, our friend are a legend and we don’t accept this to be your Last Lap. #INDYCAR // #TKLastLap pic.twitter.com/uCUI34FJEG
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) August 30, 2020
Tony ainda negocia com a possibilidade de disputar algumas provas no ano que vem, mas nada está garantido.
A próxima etapa programada pela categoria será a primeira das duas provas da rodada dupla no circuito misto de Indianápolis, nos dias 2 e 3 de outubro. Ainda é possível a realização de uma rodada dupla na pista de Mid-Ohio, mas a organização da Indy negocia com as autoridades do estado de Ohio para realizar a prova, possivelmente, ainda em setembro.
Confira a classificação da prova 2 de Gateway:
Classificação do campeonato:
1 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 416
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 320
3 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 297
4 – Takuma Sato (JPN) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 274
5 – Colton Herta (EUA) – Andretti Harding/Honda – 250
6 – Simon Pagenaud (FRA) – Penske/Chevrolet – 237
7 – Graham Rahal (EUA) – Rahal-Letterman-Lanigan/Honda – 236
8 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 226
9 – Santino Ferrucci (EUA) – Dale Coyne/Honda – 216
10 – Felix Rosenqvist (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 208
22 – Tony Kanaan (BRA) – AJ Foyt/Chevrolet – 106