AutomobilismoColunistasDestaquesNascarPost

Harrison Burton desbanca Kyle Busch e vence Daytona 400

Piloto da Wood Brothers conquista centésima vitória da sua equipe e garante vaga improvável nos playoffs

A segunda prova de Daytona em 2024 foi um festival de surpresas, com acidentes e reviravoltas, permitindo um cenário surpreendente. Com isso, muitos pilotos que dependiam de vitória para participar de playoffs fizeram de tudo para aproveitar esta oportunidade. Kyle Busch tentou de tudo para ser o vencedor, mas quem surpreendeu na reta final foi Harrison Burton conquistou sua primeira vitória na sua carreira em momento importante na sua carreira.

Filho do piloto vencedor da NASCAR, Jeff Burton, Harrison está em sua segunda temporada na tradicional Wood Brotheers, mas já está confirmado que não ficará na mesma escuderia em 2025. Em uma temporada difícil, amargando a 34ª posição até antes da etapa de Daytona, Burton aproveitou a oportunidade para mostrar que ainda pode estar na categria principal.

Além disso, Burton escreveu seu nome na história ao conquistar a centésima vitória da Wood Brothers na divisão principal da NASCAR. Com a marca, Burton também se garante entre os 16 finalistas dos playoffs da divisão principal.

A corrida em Daytona foi marcada por vários acidentes para os protagonistas da atual temporada, com dois Big Ones que afetaram vários pilotos do grid.

O primeiro aconteceu no segundo estágio, começando com um enrosco entre Corey Lajoie e Noah Gragson, eliminando nomes como Denny Hamlin e Chase Elliott e afetando Martin Truex Jr e Ross Chastain.

O segundo foi mais para o fim da prova, com o toque de Austin Cindric em Michael McDowell. O piloto da Front Row foi atingido por Joey Logano e decolou em confusão que afetou nomes como Kyle Larson, Tyler Reddick, Bubba Wallace, Chris Buescher e Ryan Blaney.

A corrida também teve três momentos impressionantes. Ainda no começo da prova, um incêndio nos boxes destruiu o carro de Daniel Suarez.

Outro momento ocorreu com Shane van Gisbergen. O neozelandês viu o motor do seu Chevrolet Camaro número 16 da Kaulig Racing explodir o motor e também abandonou mais cedo.

Já nas voltas finais, A disputa entre Austin Cindric e Josh Berry terminou com um toque e mais um acidente, com o piloto da Stewart-Haas capotando e batendo forte no muro. Apesar do susto, Berry saiu ileso do acidente.

Na relargada final, Kyle Busch assumiu a ponta, em busca de sua primeira vitória no ano e se garantir nos playoffs, mas não contava com a reação de Harrison Burton, que tomou a dianteira na reta oposta na última volta. Buschinho tentou dar o troco na reta de chegada, mas o piloto da Wood Brothers se defendeu bem e ficou com o triunfo.

Já o terceiro classificado por pontos neste momento é Chris Buescher, que possui 21 pontos de vantagem para Bubba Wallace e 27 para Ross Chastain, com 60 em jogo na corrida final da temporada regular em Darlington, no próximo domingo. Todavia, os três podem ser eliminados se outro piloto mais atrás da classificação vencer na etapa seguinte.

Classificação da etapa de Daytona:

1 – Harrison Burton (Wood Brothers/Ford)
2 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Cody Ware (Rick Ware/Ford)
5 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Bubba Wallace (23Xi/Toyota)
7 – Parker Retzlaff (Beard Motorsport/Chevrolet)
8 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
9 – Daniel Hemric (Kaulig/Chevrolet)
10 – Chris Buescher (RFK/Ford)

Classificação da temporada regular (após 25 de 26 etapas)

Classificados por vitória: Kyle Larson (4), Christopher Bell, William Byron e Denny Hamlin (3), Tyler Reddick e Ryan Blaney (2), Joey Logano, Austin Cindric, Chase Elliott, Daniel Suarez, Brad Keselowski, Alex Bowman e Harrison Burton (1)

Classificação por pontos: (Diferença em relação à zona de corte)

Martin Truex Jr +58
Ty Gibbs +39
Chris Buescher +21

Bubba Wallace -21
Ross Chastain -27
Kyle Busch -106
Chase Briscoe -124


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo