Nesta primeira edição do GP do Catar, Lewis Hamilton conquistou a sua 102ª vitória, o piloto da Mercedes liderou a corrida de ponta a ponta. O seu time respondeu as estratégias da Red Bull neste domingo (21) para não perder a ponta de nenhuma forma, mas não arriscou a volta rápida com Hamilton, deixando este feito para o piloto holandês.
Hamilton teve mais uma vitória consistente na temporada e um segundo grande resultado após o GP de São Paulo. A disputa pelo campeonato segue viva, depois de mais um domínio da Mercedes.
Max Verstappen foi punido antes do início da corrida, ele começou a prova da sétima posição, mas concluiu a primeira volta na quarta posição. O holandês seguiu realizando as ultrapassagens, mostrando o quanto a sua máquina é boa, desta forma ficou com o segundo lugar.
Fernando Alonso completou o pódio, o espanhol começou a corrida de P3, atacou Pierre Gasly para ficar com a segunda posição. No decorrer da prova o espanhol precisou se concentrar em ataques e na melhor forma para terminar a corrida. Alonso precisou de apenas uma parada para completar a prova e levou a Alpine para o pódio pela segunda vez na temporada. O último pódio de Alonso foi com a Ferrari em 2014, durante o GP da Hungria.
De certa forma a Red Bull cometeu um erro com Sergio Pérez e tirou o pódio do mexicano, o piloto terminou a prova em P4. Esteban Ocon ajudou a Alpine a obter um bom resultado no Catar, confirmando que neste circuito os dois estavam andando muito bem, o francês ficou com a quinta posição.
Para a Alpine é um grande resultado, eles chegaram ao Catar empatados com a AlphaTauri e vão deixar o país com o melhor resultado possível, pois o time adversário não pontuou hoje.
Lance Stroll ficou com a sexta posição, acompanhado pela dupla da Ferrari, onde Carlos Sainz ficou com a sétima posição e Charles Leclerc conquistou o P8. Lando Norris foi o nono colocado, com Sebastian Vettel completando o Top-10.
Valtteri Bottas abandonou a corrida, o piloto teve que lidar com um furo de pneu e danos no carro, desta forma não completou a prova e não pode ajudar Hamilton com relação a conquista da volta rápida. Vale lembrar que Bottas não teve uma boa largada e demorou um pouco para reagir na corrida e passar a fazer ultrapassagens.
Está foi a última etapa de uma rodada tripla, desta forma a Fórmula 1 faz uma breve pausa até retornar para o GP de Jeddah.
Saiba como foi o GP do Catar
Cerca de uma hora antes da largada, a FIA confirmou a punição para Max Verstappen e Valtteri Bottas. O holandês perdeu cinco posições no grid de largada por ter ignorado uma bandeira amarela dupla durante o Q3 (aquela provocada por Pierre Gasly), já o finlandês ignorou uma bandeira amarela simples, portando foi punido com a perda de três posições no grid.
UPDATED STARTING GRID, QATAR 🚦#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/txEGX57GvF
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Não tinha nenhum dos dois carros da Red Bull nas primeiras linhas para a largada, Max Verstappen largou da sétima posição, enquanto Sergio Pérez era o décimo primeiro.
Largaram com os pneus médios: Hamilton, Sainz, Bottas, Verstappen, Pérez, Stroll, Leclerc, Ricciardo e Mazepin. O restante do grid estava começando a prova com os pneus macios.
LIGHTS OUT!
The 2021 Qatar Grand Prix is under way! 🚦#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/cj0KhkFcPZ
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Lewis Hamilton largou bem, enquanto Fernando Alonso tentou atacar Gasly, mas ficou com a terceira posição por alguns metros até conseguir dar o bote e assumir a segunda posição. Verstappen largou muito bem e saltou para o quarto lugar, ainda tentou o P3, mas o espanhol soube se defender e Verstappen ficou em P4, mas Bottas caiu para o décimo primeiro lugar.
Ao final da primeira volta os dez primeiros eram: Hamilton, Alonso, Gasly, Verstappen, Norris, Ocon, Sainz, Tsunoda, Pérez e Stroll. Na ponta Hamilton já tinha mais de 2 segundos de vantagem para Alonso.
Verstappen informava no rádio que estava travado atrás de Gasly, mas o piloto da AlphaTauri seguia atacando Alonso. Entretanto, na volta 4, Gasly escapou da pista na reta principal e o holandês realizou a ultrapassagem. E na volta seguinte foi a vez de Verstappen usar o DRS e o vácuo para assumir o segundo lugar. Hamilton tinha 3s7 de vantagem para o holandês.
Alonso estava separado por mais de três segundos para Verstappen. No sexto giro Leclerc concluiu a ultrapassagem em Raikkonen. Bottas permanecia na décima primeira posição, atacando o canadense da Aston Martin.
Foi na sétima volta que Pérez fez a ultrapassagem em Sainz, mas o espanhol retomou o sétimo lugar. Na oitava volta Pérez assumiu a sétima posição. Toto Wolff tentava motivar Bottas para ver se o finlandês conseguia realizar ultrapassagens e entrar no Top-10.
Na nona volta, Bottas atacou Tsunoda e Stroll, o finlandês tentou uma ultrapassagem dupla, mas o piloto da Aston Martin espalhou um pouco e ficou com o nono lugar. Neste momento Bottas assumiu a décima posição, enquanto Tsunoda foi enviado para a décima primeira posição, mas no giro seguinte o japonês fez a sua parada, trocando os pneus macios pelos médios. Bottas fez a ultrapassagem em Stroll, assumindo o P9.
LAP 10/57
After a slow start, Valtteri Bottas is running P10
Mercedes boss Toto Wolff comes onto the radio to encourage him to pick up the pace in the fight with Red Bull 🎧🗣️#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/E5QWzXLi0J
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Kimi Raikkonen parou na décima primeira posição, retornando na vigésima posição, também utilizando os pneus médios.
Pérez seguia a sua escalada no grid, o mexicano já era o quinto colocado, passando a atacar o francês da AlphaTauri. Lando Norris era o P4.
Com a abertura da décima quarta volta, a AlphaTauri trocou os pneus de Pierre Gasly, o francês retornou na décima oitava posição, com mais de sete segundos de vantagem para Tsunoda.
Na volta 15, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Norris, Pérez, Ocon, Bottas, Sainz, Stroll e Leclerc. O ritmo de Gasly durante a corrida era muito ruim, o piloto francês desempenhou um trabalho melhor nas voltas rápidas.
Giovinazzi que também largou com os pneus macios, fez a sua parada na volta 16, o piloto retornou atrás de Raikkonen, na vigésima posição. Valtteri Bottas começou a ter um ritmo melhor, desta forma o finlandês assumiu a sexta posição no giro 17.
A parada de Verstappen ocorreu na volta seguinte, o holandês conservou a segunda posição, retornando para a pista com os pneus duros. Russell e Hamilton foram chamados na volta 18, o inglês da Mercedes conseguiu conservar a primeira posição e ainda teve mais de 9 segundos de vantagem para Verstappen.
LAP 19/57
Red Bull move first and bring in Max Verstappen (P2) for his first pit stop
And he’s followed in one lap later by Lewis Hamilton (P1) in his Mercedes
Updated gap between them is 9.6s ⏱️#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/933OR3sFdz
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Pérez a sua parada na volta 20, com a proximidade do pelotão ele retornou na décima segunda posição, instalando os pneus duros.
Três voltas depois, Pérez ultrapassou Vettel, enquanto Bottas assumiu a quarta posição depois de ultrapassar Norris. Alonso foi chamado para os boxes na volta 24, o espanhol que era o P3, retornou em P8. Stroll também fez a troca dos seus pneus, retornando na décima terceira posição.
Entre os dez primeiros, Bottas, Norris, Sainz, Leclerc, Ricciardo e Vettel não tinham realizado a parada obrigatória ainda, mas os pilotos já estavam dentro da janela de trocas. A Pirelli acreditava que para concluir a corrida seria necessário fazer duas paradas.
Norris dez a troca dos pneus na volta 27, o piloto optou pelos pneus duros. E pouco depois Ricciardo e Vettel fizeram as suas trocas. Alonso se defendia de Pérez, depois do mexicano travar uma disputa com Leclerc. E na volta 28 a Ferrari optou por um pit-stop duplo e a troca com os dois pilotos foi ótima, o time italiano não cometeu nenhum erro.
Na volta 29 Pérez atacou Alonso bravamente, o espanhol tentou resistir as investidas até onde foi possível, mas o piloto da Red Bull assumiu a quarta posição.
LAP 30/57
Some epic wheel-to-wheel as Sergio Perez charges at Fernando Alonso 👌
Alonso fights hard but Perez forces his way past to move up to P4 👏#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/HAu6hATgWX
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Raikkonen fez a segunda parada na volta 32, o piloto teve os pneus duros instalados, mês nesta prova a Alfa Romeo tinha poucas chances de pontuar.
Na volta 33, Bottas acabou com um pneu furado, o finlandês começou a se arrastar na pista para tentar chegar aos boxes. O finlandês retornou para o traçado levando muita sujeira com ele. Bottas retornou na décima quarta posição, com os pneus duros, abandonando a chance de chegar ao pódio. Alonso foi atrapalhado pelo piloto da Mercedes.
LAP 33/57
Puncture for Valtteri Bottas! He’s falling back through the field from P3 as he tries to make it back to the pits 👀#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/6crTO7zIl1
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
E na volta 36 do décimo ao vigésimo colocado, todos tinham levado uma volta do líder da corrida. Gasly parou pela segunda vez na volta 37. Hamilton seguia na liderança com 8 segundos de vantagem para Verstappen, enquanto o holandês estava com mais de 50 segundos de vantagem para Pérez que era o terceiro colocado.
Na volta 40 os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Pérez, Alonso, Norris, Ocon, Stroll, Sainz, Leclerc e Vettel. Verstappen informava que ele estava sofrendo com vibrações no carro. O seu pneu duro tinha 21 voltas.
Max Verstappen foi chamado para os boxes na volta 42 e instalou os pneus médios. Pérez também fez a sua parada, retornando com os pneus médios. Portanto Hamilton marcou mais uma vez a Red Bull e assim instalou os médios para ainda permanecer na primeira posição e completar as últimas voltas em segurança.
LAP 43/57
Hamilton (P1) and Verstappen (P2) both take their second pit stops 👨🔧
Hamilton looking comfortable, with the gap between the two still around 8.5s after their stops
But don’t take your eyes off this one… #QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/eqwjErqKzC
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Portanto na volta 43, Alonso retornou ao pódio, assumindo a terceira posição. Hamilton seguia com mais de oito segundos de vantagem para Verstappen. Na volta 44 Pérez fez a volta mais rápida da corrida, o mexicano anotou 1m25s747.
Raikkonen atacou Latifi e ficou com a décima sexta posição. Tsunoda era o décimo quarto após fazer a ultrapassagem em Russell.
Hamilton respondeu e na volta 46 registrou 1m25s295, ficando com a volta mais rápida da prova.
Na volta 47 Pérez fez a ultrapassagem em Ocon, mas o piloto da Alpine tentou se defender dos ataques. Eles duelaram lado a lado, mas o piloto da Red Bull levou a melhor. Pérez tinha pela frente mais de 7 segundos para se aproximar de Lando Norris.
Pérez estava buscando o pódio, a McLaren fez uma segunda parada com Norris, enquanto piloto retornou na décima primeira posição. O time optou pela parada depois que o piloto começou a sentir algo de estranho com o carro. A McLaren retornou atrás da dupla da Ferrari, mas ainda na zona de pontuação.
George Russell também acabou com o pneu furado, desta forma ele se arrastou para os boxes trocando os pneus duros para um jogo de macios usados. Era o segundo furo de pneu que ocorria na corrida. Bottas abandonou a prova, o seu carro estava danificado.
Na volta 52 Latifi também foi acometido com o pneu dianteiro direito furado, o canadense também se arrastou pela pista, mas abandonou o carro na curva 6, não conseguindo retornar aos boxes.
LAP 54/57
Tyre woe for several drivers as Russell, Norris and Latifi all reports problems
A crazy finish to this one with three laps to go in Qatar 😲#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/JZTK13Ik7k
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021
Verstappen fez a volta mais rápida no giro 55, o holandês anotou 1m24s031. O Safety Car virtual foi ativo desta forma os pilotos tinham que reduzir a velocidade em 40%. A Red Bull fez a parada com Verstappen na volta 56, com ele retornando com os pneus macios.
O GP do Catar terminou em ritmo normal com o fim do Safety Car Virtual provocado por Latifi, Hamilton seguia com os seus pneus médios, Verstappen tentava fazer outra volta rápida. O inglês recebeu a bandeira quadriculada, vencendo pela 102ª vez na carreira, repetindo a grande performance em Interlagos.
Verstappen ficou com a volta mais rápida da prova, anotando 1m23s196, obtendo a segunda posição. Fernando Alonso completou o pódio na terceira posição, o espanhol não terminava no pódio desde o GP da Hungria de 2014.
FINAL CLASSIFICATION: QATAR 🏁
Lewis wins again and closes the gap – and Fernando’s back on the podium 👀
What an afternoon in Qatar!#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/yyQV1BYPmJ
— Formula 1 (@F1) November 21, 2021