ColunistasFórmula 1

Hamilton se mantém na ponta na segunda sessão na Austrália e Haas surpreende de forma positiva

Chegamos ao final do primeiro dia de atividades na pista na Austrália, onde as duas primeiras sessões foram dominadas por Lewis Hamilton da Mercedes. Ainda é possível perceber que as equipes estão escondendo o jogo, mas neste segundo treino tivemos mais tempo de atividade na pista do que na primeira sessão.

Novamente Mercedes e Red Bull testaram os compostos ultramacios, mas a Ferrari veio investir na utilização do composto mais veloz do final de semana apenas no segundo stint de Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen seguiu somente com a utilização dos compostos macios e supermacios e a equipe italiana mais uma vez ocupou o quarto e o quinto lugar.

A Mclaren conseguiu aproveitar a sessão sem problemas, enviando os seus carros para a pista, alguns instantes após de ela ter sido liberada.

Vamos ressaltar aqui a importância de ficar de olho na Haas já que Grosjean ocupou o sexto lugar e Kevin Magnussen terminou o dia em nono, mesmo não sendo os tempos oficiais e ainda tendo a noção que ainda é possível melhorar muito, essa equipe vem mostrando a sua “proximidade” desde os testes de pré-temporada.

Os últimos 40 minutos da sessão, logo após a bandeira vermelha foram realizados em ritmo de corrida e não tivemos mais melhoras no tempo. Os carros retornam para a pista no dia 24 à meia-noite pelo horário de Brasília para o terceiro treino livre.

lll Saiba como foi o Segundo Treino Livre

Mesmo com a pista liberada os pilotos demoraram um pouco para deixarem os boxes e Kevin Magnussen foi o primeiro a quebrar o silêncio da segunda sessão, o piloto utilizava os pneus macios, assim como Sebastian Vettel e os dois aproveitavam para fazer uma simulação de largada na saída dos boxes.

Aos poucos a pista foi ganhando mais cores e Magnussen registava o primeiro tempo, tinha 1:27:412, mas pouco depois era superado por Sebastian Vettel com 1:26:141 e Grosjean com 1:26:412.  Raikkonen também já aparecia na pista e saltava para a ponta com 1:25:566 utilizando os pneus supermacios.

Stoffel Vandoorne e Fernando Alonso foram liberados logo no começo da sessão para tentar compensar os problemas que ocorreram na primeira sessão e todo o tempo que eles acabaram parado nos boxes.

Novamente a ponta voltou a ser um lugar disputado entre Mercedes, Red Bull e Ferrari. Hamilton registrava 1:24:569, seguido por Bottas com 1:24:719, com Raikkonen em terceiro (1:24:848) e Ricciardo em quarto com 1:24:947. Esteban Ocon e Bottas eram vistos extravasando os limites da pista e parando na brita, mas conseguiram retornar sozinhos, dirigindo-se para os boxes logo em seguida.

Com pouco mais de 15 minutos de sessão já realizados, era possível ver Fernando Alonso em sétimo com 1:25:823 e Stoffel Vandoorne em nono com 1:25:997, mostrando um bom desempenho da Mclaren quando o carro consegue estar em movimento.

Hamilton voltava a fazer algo semelhante à primeira sessão, seguia melhorando o seu tempo e liderando a sessão, o inglês conseguia registrar 1:24:385, utilizando um pneu supermacio de seis voltas. A pista volta a ter uma redução de atividade com os pilotos se encaminhando para os boxes e já se aproximávamos da conclusão da primeira meia hora.

Daniel Ricciardo foi um dos poucos pilotos que seguiu na pista dando algumas voltas, chegou a marcar 1:24:721, passando a ocupar o quarto lugar com os pneus macios. Pérez era o décimo quarto colocado também utilizando os pneus macios e tinha 1:26:544, assim como Ocon deram continuidade na atividade aproveitando a pista livre, o francês era o décimo sétimo com 1:27:035.

A Ferrari demorou, mas enviou Sebastian Vettel com os pneus ultramacios quando restavam pouco mais de uma hora para o término da sessão, já que a equipe ainda não havia testado os compostos nesse circuito no primeiro treino livre. O alemão passou a ocupar o terceiro lugar com 1:24:460 na sua primeira volta rápida com os compostos. Pouco depois era a vez de Kimi Raikkonen ser enviado para a pista com os mesmos compostos.

A Mercedes também enviou seus pilotos para a pista com os jogos de ultramacios, enquanto, Kimi Raikkonen saltava para a ponta com 1:24:214, com isso, a disputa pela ponta recomeçava já que Lewis Hamilton conseguiu encaixar 1:23:931. Pouco depois Bottas assumia a segunda posição com 1:24:159. Sebastian Vettel se encaminhava para os boxes.

Max Verstappen foi o primeiro da Red Bull a ir para a pista, com os compostos ultramacios o holandês passou a ocupar a segunda posição com 1:24:058 e logo após registrar essa marca na primeira volta rápida do pneu ele já se retornou para os boxes, alternando com seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo, que se encaminhava para a pista.

Grosjean aparecia em sexto mostrando uma boa performance da Haas com o piloto suiço, no entanto Kevin Magnussen seguia na ultima posição.

Uma bandeira vermelha era acionada na pista restando pouco mais de 40 minutos para o término da sessão, um cabo da foto célula que ajuda na aferição dos tempos acabou se soltando da canaleta e para o problema ser resolvido era necessário não ter nenhum carro na pista. Daniel Ricciardo e Stroll vinham em volta rápida quando o aviso de bandeira vermelha foi ativado em todo o circuito.

Em apenas dois minutos o problema foi sanado e os carros retornaram para a pista, Magnussen acabou deixando a ultima posição para ocupar o nono lugar com 1:25:246 e Vandoorne era empurrado para décimo com 1:25:285.

A dupla da Mercedes retornava para a pista com os pneus ultramacios já utilizados, assim como Verstappen e a dupla da Ferrari que retornava para mais algumas voltas.

Restando pouco mais de meia hora para o final da sessão, poucos carros eram vistos nos boxes e as equipes investiam na simulação de corrida utilizando pneus mais desgastados e o tanque mais cheio. Desta forma mais calma, porém com um trabalho mais duro se encerrou o primeiro dia de atividades.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading