Lewis Hamilton recebeu uma penalidade de cinco segundos após o término do GP de Singapura, o que fez o piloto da Ferrari cair da sétima para a oitava colocação. A punição foi aplicada depois que os comissários consideraram que o britânico saiu da pista várias vezes sem motivo justificável, mesmo enfrentando problemas de freio nos momentos finais da corrida.
Por conta da estratégia da Ferrari, Hamilton entrou em duelo com Andrea Kimi Antonelli e tinha por objetivo superar o italiano. Charles Leclerc foi superado por Andrea Kimi Antonelli na volta 53, quando o rival conseguiu recuperar o quinto lugar.
Hamilton superou Leclerc três voltas depois, partindo em busca de Antonelli. No entanto, no penúltimo giro, quando se preparava para atacar o italiano, o britânico começou a enfrentar problemas nos freios. A falha comprometeu seu ritmo, permitindo que Leclerc recuperasse a posição. Hamilton ainda conseguiu resistir à pressão de Fernando Alonso, cruzando a linha de chegada apenas 0s416 à frente do espanhol, mas mais de 34 segundos atrás de Leclerc.
O incidente foi analisado com base no Artigo 33.3 do Regulamento Esportivo da FIA e no Artigo 12.2.1 (i) do Código Esportivo Internacional, fazendo com que o piloto recebesse uma punição de cinco segundos.
Foram verificados pelos comissários não apenas o depoimento de Hamilton e de sua equipe, como os dados de GPS do carro, sistema de bandeiras, vídeo, rádio da equipe e as imagens on-boards.
“Durante a audiência, o piloto confirmou que saiu da pista [em] diversas ocasiões”, diz o relatório dos comissários. “Ele estava tentando lidar com um problema nos freios.”
“Dito isto, após investigação mais aprofundada, e de acordo com a lista de isenções previstas nas Diretrizes de Padrões de Condução, os comissários responsáveis consideraram que esta não era uma razão justificável e aplicaram a penalidade usual para este tipo de infração.”
“Isso não foi contestado pelo representante da equipe nem pelo piloto.”
Os freios em Singapura são muito exigidos por conta das configurações de curva deste circuito. Hamilton também tem enfrentado alguns problemas com os freios da brembo, que se tornaram um desafio adicional ao competidor neste ano.
Quando Hamilton tentou a ultrapassagem em Antonelli, os freios dianteiros soltaram faíscas, prejudicando o final da sua corrida. A falha ao menos aconteceu no final do evento, pois poderia ter gerado um abandono para o heptacampeão mundial.
A Ferrari já não espera uma recuperação até o final do ano, pois estão com o foco direcionado para 2026.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.