Lewis Hamilton poderia ter chances de participar do pódio do GP de Singapura, mas a Mercedes errou feio na estratégia. A Mercedes depois da corrida confirmou que a escolha foi ruim, além disso, o piloto inglês ficou bravo com a decisão da equipe de escolher os pneus macios para a largada.
Apenas Hamilton e Daniel Ricciardo começaram a corrida com os pneus macios. A escolha da Mercedes não colaborou para que Lewis desafiasse Lando Norris ou Max Verstappen na largada. As voltas que se sucederam depois da largada, foram marcadas por Hamilton até tentar uma aproximação, mas precisar recuar para conservar os pneus e não os afetar com temperaturas elevadas.
Hamilton que era o terceiro colocado, além de ser superado por Oscar Piastri, também perdeu a posição para George Russell que estava na escolha convencional. Lewis precisou se contentar com o sexto lugar. No entanto, esse não é o único erro bizarro da Mercedes em 2024, a temporada foi marcada por vários problemas nas estratégias escolhidas para Lewis.
Hamilton disse que a Mercedes levantou a possibilidade de dividir as estratégias entre os dois pilotos, já que os competidores dominaram a primeira fila. O inglês argumentou sobre essa possibilidade na reunião para definir o que seria escolhido para a prova no domingo, mas a sua opinião foi rejeitada.
“Nós nos reunimos na manhã da corrida. Na verdade, na noite anterior eles já haviam mencionado que gostariam de dividir os carros – e, para mim, fiquei um pouco perplexo com isso”, comentou Hamilton em um evento em Kuala Lumpur para a patrocinadora da Mercedes, Petronas realizado depois do GP de Singapura.
“No passado, quando estávamos nessa posição, normalmente, se George se classificasse bem como ele normalmente faz e eu estivesse fora do top 10 ou algo assim, então dividiríamos as estratégias. Mas quando estávamos tão perto, não fazia sentido para mim.”
“Então eu lutei o máximo que pude para lutar para ir com o pneu médio, mas a equipe continuou a sugerir que eu começasse com o macio. E então eles tiraram as mantas dos pneus e todos estavam com os médios.”
A aposta não fazia sentido, com o decorrer da corrida ficou nítido, principalmente pela prova deste ano ser executada sem a presença do Safety Car. Hamilton permaneceu na pista até a volta 17, parando cedo para instalar os pneus duros.
Os pilotos que estavam ao seu redor, como Lando Norris, Max Verstappen, Oscar Piastri e Charles Leclerc, fizeram as suas paradas mais próximas da volta 30. Hamilton foi superado por Piastri, Russell e Leclerc, que contavam com pneus mais novos para concluir a corrida.
“Já a partir daquele momento eu estava frustrado”, disse Hamilton. “Então eu tentei o meu melhor para acompanhar os pilotos da frente, eles eram muito rápidos. E então eu apenas tentei fazer aquele pneu durar o máximo que eu pudesse.
“Tive que [parar no box] na volta 17. Eu sabia naquele momento que a corrida estava acabada para mim porque o pneu duro seria uma luta naquele calor. Temos lutado com o equilíbrio do carro durante todo o fim de semana, então temos realizado muitas coisas diferentes. Fizemos uma boa classificação, mas infelizmente a corrida foi um pouco difícil demais para nós.”
A prova em Singapura acontece a noite, mas essa corrida é muito particular, pois as temperaturas da pista não abaixam, por conta do calor combinado com a umidade. É difícil gerenciar os pneus, trabalhando principalmente com a temperatura deles ao longo das voltas.
Sem o Safety Car aparecendo nessa corrida, as equipes ficaram mais livres para escolher o momento ideal de realizar as suas paradas. Talvez se a prova fosse neutralizada no início da prova, um trabalho semelhante ao de 2023 poderia ser realizado.
Ao final da prova, Toto Wolff disse: “Acho que lemos a corrida errado. Tomamos uma decisão com base em [dados] históricos de que esta corrida era basicamente uma procissão, como Mônaco, e que o pneus macio daria [ a Hamilton] uma oportunidade na largada, basicamente a única oportunidade de ultrapassagem”.
“E essa foi uma decisão que todos nós tomamos juntos, parecia uma boa compensação. Então, acho que havia uma lógica por trás disso, mas era contrário ao que deveríamos ter decidido. Mas isso não esconde o fato de que quando o carro está lento, você está lento”, comentou.
A prova em Singapura mudou muito ao longo dos anos, pelo principalmente traçado ser transformado. Nesse ano os competidores contaram com uma quarta zona de ativação de DRS, pois o trecho entre as curvas 14 e 16 ficou mais fluido. É uma prova ainda de difícil ultrapassagem, mas que permite algumas batalhas se o competidor estiver com o pneu certo.
Além disso, desde que a corrida entrou no calendário, todas as provas tiveram algum período com Safety Car, o erro também foi acreditar que em 2024 seria desta forma.
A Mercedes segue em busca de terminar o ano com bons resultados. O time prepara uma atualização para Austin, enquanto terá muito tempo para decidir como vão agir pelas próximas corridas.
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